Pages

segunda-feira, 28 de março de 2011

Tecnologia e Metodologia

Finalizando...

Queridos Cursistas!
Com o encontro de hoje estamos encerrando o curso de blog. A partir da próxima semana, neste mesmo endereço vocês poderão acompanhar o Curso de Linux Educacional 3.0 Básico e Sugestões de Prática. Faça sua inscrição e participe!
Abraços,
Dani e Kátia

Fotos do Segundo Encontro






segunda-feira, 21 de março de 2011

Atividade à distância 02

Inserir no seu blog um texto formatado, com uma imagem referente ao tema.
Postagem até 28/03

quarta-feira, 16 de março de 2011

Fotos do Primeiro Encontro



segunda-feira, 14 de março de 2011

Prezados Cursistas

Sejam bem vindos ao Curso de Blogs

   Este curso tem como objetivo promover um avanço na aprendizagem sobre mídias e tecnologias, propiciando a vocês um melhor manejo nas ferramentas de produção e outros programas de computador.

   É importante que vocês reflitam sobre a tecnologia digital e as possibilidades de mudanças que as mesmas possam provocar em sua trajetória pessoal e profissional.

   Este é o nosso blog colaborativo. Aqui descreveremos as atividades e postaremos avisos, recursos e tudo mais relacionado ao curso.

Atividade à distância 01

A proposta do conjunto de atividades à distância é que cada cursista tenha ao final do curso um Blog de sua autoria. Como atividade 01 propomos que se complete os itens abaixo, considerando o tema escolhido para a criação do Blog.
a) Justificativa:
b) Objetivo:
c) Público-alvo:
d) Título do Blog:
e) Endereço do Blog:

Postar a atividade no Blog do curso até 21/03.

BOM TRABALHO!

A utilização do Blog na educação...

____________________________________________



A informática educativa possibilita muitos caminhos para que o professor realize suas aulas de uma forma interessante, diante do mundo tecnológico em que vivemos. Dominar técnicas de informática, para assim aplicá-las á educação é um dos grandes desafios de hoje, para os profissionais da educação.

Muitos recursos são utilizados para que se obtenha êxito na aprendizagem, e um em especial que iremos tratar neste artigo oferece muitas possibilidades de desenvolvimento das potencialidades humanas: o Blog.

Qualquer recurso conta com limitações, mas aqui colocaremos algumas das vantagens e possibilidades do uso do blog nas escolas como alternativa de aprendizagem.

BLOGS

Os blogs são páginas na internet (Web), que utilizam os protocolos de transmissão de dados e contam com um servidor para armazenar as informações que apresenta e que precisam ser atualizados com frequência.Historicamente, surgiram no final de 2001, no site Blogger.com.

Apresenta-se com uma linha de tempo para as postagens , abarcando uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesias, artigos, idéias, fotografias e tudo mais que seja possível para sua atualização. Quando “no ar”, isto é, postado na web, qualquer pessoa pode acessá-lo.


BLOGS E EDUCAÇÃO

Pensando enquanto educador, como esta ferramenta valiosa pode contribuir em nossa prática pedagógica diária?

Os blogs permitem:

• Apresentar várias etapas de um projeto desenvolvido na escola, na sala, em grupos ou mesmo individual;
• Criação de um jornal online;
• Divulgação de atividades ;
• Apoio a um eixo de trabalho (ou mesmo a uma disciplina)
• Preparar para encontros educacionais entre os profissionais, ou mesmo entre estudantes;
• Divulgação de produções dos alunos em diferentes áreas de conhecimento;
• Divulgar estudos realizados pelos alunos;
• Desenvolver a curiosidade tecnológica, incentivando o aluno a buscar diferentes linguagens de programação ;
• Desenvolver habilidades e competências nas diferentes áreas de conhecimento, aplicando os conteúdos estabelecidos em currículo;
• Trabalhar com imagens criadas ou registradas pelos próprios alunos, ampliando suas habilidades cognitivas na área de criação;
• Podem elaborar animações para postar no blog, como resultados de trabalhos.
• Trazer a discussão de valores e da moral, quando na postagem de comentários, observando os limites do respeito à produção do próximo;
• Ajudar a comunidade escolar com esclarecimentos e informações elaboradas pelos próprios alunos.
• Incentivar a criação de concursos entre os alunos de suas produções.

É importante lembrar que o blog não se restringe apenas a Língua Portuguesa ou mesmo a Matemática. Ele funciona como um recurso para todos os eixos do conhecimento, já que o conhecimento na realidade busca uma apresentação menos fragmentada. Ele pode em alguns momentos conter mais informações sobre uma determinada área, mas não se fecha para qualquer outra em nenhum momento.

Além de tantas possibilidades educativas, os blogs aproximam as pessoas, as idéias, permitem reflexões, colocações troca de experiências, amplia a aula e a visão de mundo, e oferece a todos as produções realizadas. A melhor vantagem, é que é um recurso extremamente prazeroso a quem o elabora e desenvolve!

Partindo do espaço “comentários” o professor interage com o aluno mais facilmente, instigando-o a pensar e resolver soluções.Este é um grande objetivo hoje, dentro de um currículo voltado para competências.

Para finalizar, o professor não pode deixar de estabelecer objetivos e critérios ao utilizar este recurso, pois a utilização a esmo não enriquece as aulas, torna-se um tempo inutilizado para a construção e a troca de conhecimentos. Ele deve deixar claro o que espera do aluno e o que pretende com a proposta de trabalho. Assim a avaliação deve ser feita pelo professor e pelos alunos.

Bom trabalho!

“Não ensine aos meninos pela força e severidade, mas leve-os por aquilo que os diverte, para que possam descobrir a inclinação de suas mentes.” (Platão. A República, VII).



Texto de: Margarida Elisa Ehrhardt Ferreira