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terça-feira, 30 de agosto de 2011

Atividade à distância 02 - Projetos


A maior vantagem competitiva é a habilidade de aprender


 O sul-africano Seymour Papert é um dos maiores visionários do uso da tecnologia na educação. Em plena década de 1960, ele já dizia que toda criança deveria ter um computador em sala de aula. Na época, suas teorias pareciam ficção científica. Entre 1967 e 1968, desenvolveu uma linguagem de programação totalmente voltada para a educação, o Logo. Mas a comunidade pedagógica só passou a incorporar as idéias de Papert a partir de 1980, quando ele lançou o livro Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas – no qual mostrava caminhos para utilização das máquinas no ensino.
Leia mais... 

Assista o vídeo com uma conversa entre Seymour Papert e Paulo Freire sobre a escola, aprendizagem, tecnologia, cultura e conhecimento.

http://www.youtube.com/watch?v=bPVweGFj_q8

Com base na leitura e no vídeo poste um tópico sobre a evolução do uso da tecnologia na sala de aula, tendo como referência sua escola...
 

Trabalhando com Projetos


O trabalho através de Projetos surge da necessidade de desenvolver uma metodologia de trabalho pedagógico que valorize a participação do educando e do educador no processo ensino - aprendizagem, tornando-os responsáveis pela elaboração e desenvolvimento de cada projeto de trabalho.
"Os Projetos de Trabalho contribuem para uma resignificação dos espaços de aprendizagem de tal forma que eles se voltem para a formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes." (HERNANDEZ, 1998).
Como ensina FREIRE, 1997, acrescentamos a essa metodologia uma reflexão sobre a realidade social, orientando os projetos de trabalho para uma reflexão sobre as condições de vida da comunidade que o grupo faz parte, analisando-as em relação a um contexto sócio - político maior e elaborando propostas de intervenção que visem transformação social.
Os projetos dinâmicos permitem uma aprendizagem por meio da participação ativa dos educandos, vivenciando as situações - problema, refletindo sobre elas e tomando atitudes diante dos fatos. Ao educador compete resgatar as experiências do educando, auxiliá-lo na identificação de problemas, nas reflexões sobre eles e na concretização dessas reflexões em ações.
Os temas gerais dos projetos, seus conteúdos específicos e a maneira como eles são desenvolvidos não devem ser propostos apenas pelo educador ou por pessoas que não estejam diretamente envolvidas no trabalho. Trata-se de uma ação coletiva envolvendo educador, educando, instituição e comunidade.
A escolha dos temas e dos conteúdos específicos a serem trabalhados é de responsabilidade de todos e deve ser pensada de forma a contemplar a realidade do educando, a sua cultura e remeter a uma reflexão sobre Cidadania, gerando ações de intervenção social passíveis de serem viabilizadas.
Sugestões de sites que abordam o tema projetos:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?categoria=15
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?id_comunidade=15
http://www.esec-povoa-lanhoso.rcts.pt/socrates/index.htm

Modelo - Formação Projetos



ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista




Nome da Escola: 
Série:                                                          Número de alunos: 
Professores envolvidos:

           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Tema da proposta (nome do projeto, temática)



3. Justificativa
Problema/questão a ser resolvido/investigada (justificativa para o projeto – todo projeto surge de uma situação-problema ou algo que precisa ser investigado, melhorado.) Não se esqueça do embasamento teórico, fundamentado em qual teoria? quais teóricos falam deste problema? Valente, Moran, Paulo Freire, Piaget, Vygotsky? / Utilize citações de autores , internet...


4. Objetivo (s)

 (o que espera alcançar)


5. Conteúdos



6. Disciplinas envolvidas


7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma



  1. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

Mí­dias e tecnologias a serem utilizadas (internet, rádio, tv, ví­deo, revista/jornal, softwares?)

9. Registro do processo


10. Avaliação e Resultados esperados
(que tipo de avaliação? quais instrumentos serão utilizados? de que forma?)

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
No  Blog da escola ,painéis, exposições dos trabalhos realizados  durante o projeto.


12. Referências Bibliográfica.
(autores, citações, internet)


História da Wikipédia


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Encontro ProInfo Estadual em Igrejinha


Kátia e Daniela
Nos dias 17 e 18 de julho, foi realizada, na Câmara de Vereadores de Igrejinha, a segunda etapa da “Capacitação Estadual Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)”, que tem como objetivo geral capacitar os professores formadores dos Núcleos Tecnológicos Municipais do estado do Rio Grande do Sul para que possam multiplicar nas suas redes municipais esses cursos, de acordo com o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado do Ministério da Educação e Cultura. A capacitação é uma promoção da Undime/RS em parceria com os municípios de Igrejinha, Sapiranga, Erechim e Rio Grande.

Participaram da capacitação formadores e multiplicadores dos Núcleos de todo o Estado. Os NTMs são espaços disponibilizados pelos municípios onde o público tem acesso a cursos gratuitos de informática e inclusão digital. Atualmente, o estado conta com 42 municípios possuindo estes espaços, que enviaram seus representantes, totalizando 57 participantes presentes na capacitação. Nestes encontros, eles buscam identificar e compreender o potencial pedagógico das TICs no cotidiano escolar, planejar estratégias de ensino e aprendizagem e como utiliza-las na prática pedagógica com foco na aprendizagem dos alunos.

Nos dois dias do evento, ocorreram trocas de experiências, trabalhos em grupo e estudo de módulos de aprendizagem, além da palestra da professora doutora Viviane Esther Lorenz. A coordenação do curso estava sob responsabilidade de Daniela Schenkel, com apoio de Kátia Roberta Konrath, professoras da rede municipal de ensino do município de Igrejinha.

Nos dias 26 e 27 de outubro em Erechim e nos dias 07 e 08 dezembro em Rio Grande, acontecerá a terceira etapa desta capacitação que será o Curso de Elaboração de Projetos, que visa planejar e desenvolver um Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC), analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC e identificar as contribuições desta ao desenvolvimento de projetos de sala de aula e abordar o conceito de projeto a partir dos resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico.

Fotos do Grupo Regional





Representantes dos municípios de Três Coroas, Rolante, Riozinho, Parobé e Igrejinha

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Atividade à distância 04 - Regional

Faça a leitura da Unidade 4 e escreva, no editor de textos, uma síntese, respondendo as seguintes questões:
* Escolha um aspecto que você considera como um ganho na leitura e escrita digital;
* O que fazer para potencializar tal ganho?
* Escolha um aspecto que você considera como uma perda neste processo;
* O que fazer para que tal perda possa vir a ser minimizada?

Seu texto deve ser escrito com arial 12, espaço simples, justificado, com no mínimo 1500 caracteres, sem contar o título.

Encaminhar via email para smeigrejinha@gmail.com até o dia 01 de setembro.



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Atividade à distância 01 - Formação Projetos

Para realizar esta atividade, faça a leitura da linha do tempo no endereço a seguir:
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84666/conteudo/unidade_1/pg4.html, ou consulte a partir da página 15 do manual do aluno.
Escolha um dos teóricos apresentados e faça um estudo mais aprofundado de suas ideias. Destaque um aspecto importante considerado por ele em torno do conceito de projetos.
Elabore uma apresentação de slides (máximo 4 slides), sobre o teórico escolhido.
Entrega até o dia 05/09. Enviar por email para: smeigrejinha@gmail.com

Projeto Pessoal e Profissional

Neste primeiro eixo do curso Elaboração de Projetos vamos estudar o conceito de projeto, fazendo um resgate histórico para conhecer suas características metodológicas e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem, principalmente quando se integra o uso das tecnologias e mídias. Mas, o que é projeto? É uma construção própria do ser humano que busca uma nova situação para satisfazer seus sonhos, seus ideais ou mesmo para responder às suas indagações no sentido de melhor compreendê-las. Desenvolver projetos envolve antever ações necessárias para transformar uma problemática em uma situação desejada.


“....entende-se por projeto um modo de agir do ser humano que define quem ele pretende ser e como se lançar em busca de metas” (MACHADO, 2000).


Leia o texto a seguir e faça um relato sobre seus projetos profissionais e compartilhe com seus colegas:


Bem Vindos, Cursistas!

Hoje iniciamos mais um curso de Informática (Elaboração de Projetos).
Os encontros acontecerão na EMEF Vila Nova, das 18 às 20 hs, nos seguintes dias:

22/08, 05/09, 19/09, 03/10, 17/10, 31/10, 07/11, 28/11, 12/12
 

Um bom curso a todos!

Abraços,
    Kátia e Daniela

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Atividade à distância 03 - Regional

a) Realize a leitura da Unidade 03 - Blogs: O quê? Para quê? Como?
b) Navegue pelos blogs indicados na página 120.
c) Com base na leitura e navegação escreva um texto com o tema "Blog na escola.
Traga seu texto digitado e salvo no pen drive no dia 25/08.