Pages

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Espaço para questionamentos


   Este espaço foi disponibilizado para a postagem de questões sobre o Projeto Amora, que serão respondidas pela professora Stela no encontro do dia 03/11 na EMEF Vila Nova.

Atividade à distância 07 - Projetos

Neste espaço, os participantes do curso deverão compartilhar com os colegas da turma a justificativa - item 03 -  do seu projeto, criando uma postagem para a realização desta tarefa.

SUGESTÃO DE LEITURA

    As indagações sobre o currículo presentes nas escolas e na teoria pedagógica mostram um primeiro significado: a consciência de que os currículos não são conteúdos prontos a serem passados aos alunos. São uma construção e seleção de conhecimentos e práticas produzidas em contextos concretos e em dinâmicas sociais, políticas e culturais, intelectuais e pedagógicas. Conhecimentos e práticas expostos às novas dinâmicas e reinterpretados em cada contexto histórico. As indagações revelam que há entendimento de que os currículos são orientados pela dinâmica da sociedade.
    Cabe a nós, como profissionais da Educação, encontrar respostas.
     Leia mais...

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/indag3.pdf

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Atividade à distância 02 - Regional


Assista o vídeo disponível no CD que você recebeu "Freire e Papert" e poste aqui seu comentário sobre os aspectos que você considera importantes.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Atividade à distância 06 - Projetos

Para realizar esta atividade você deve entregar no próximo encontro, em arquivo de filme, uma atividade significativa do seu projeto.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Projetos - Regional

PROJETO AMORA
     O Projeto Amora objetiva a reestruturação curricular caracterizada pelos novos papéis do professor e do aluno demandados pela construção compartilhada de conhecimentos a partir de projetos de aprendizagem e integração das tecnologias de informação e comunicação ao currículo escolar. Clicando no link "Trabalhos dos alunos" será possível examinar pesquisas realizadas por alunos do Projeto a fim de aprofundar o conhecimento e compartilhá-lo com seus colegas. A partir da troca de idéias e acompanhamento do professor, cada aluno se desenvolve e o projeto se monta. Atualmente o Projeto Amora envolve alunos de 5ª e 6ª séries do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação da UFRGS.

Visite a página abaixo e poste no blog suas impressões sobre o projeto.

Para refletir...

Um convite para fazer diferente, ousar, experimentar e abandonar a mesmice.

Atividade à distância 01 - Regional

    O objetivo desta atividade é realizar um resgate histórico das ideias de alguns teóricos que influenciaram a educação. Nesse percurso, procura-se evidenciar os princípios que surgiram como ideário de educação, sendo que muitos deles continuam presentes e ressignificados nas propostas atuais do trabalho com projetos em sala de aula.
1. Faça a leitura das páginas 15 à 50 da apostila e da linha do tempo disponível no endereço a seguir:
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84666/conteudo/unidade_1/pg4.html

2. Escolha um dos teóricos apresentados e faça um estudo mais aprofundado de suas ideias. Destaque um aspecto importante considerado por ele em torno do conceito de projetos.
Compartilhe com seus colegas postando no blog.

3. Elaborar uma apresentação de slides (máximo 4 slides), sobre o teórico escolhido - no próximo encontro serão sorteadas 3 pessoas para apresentarem seu trabalho aos colegas.

Projetos - Regional


    É comum que as pessoas ao longo da vida tenham sonhos e ideais. São eles que nos mobilizam a superar dificuldades, a estabelecer metas, a construir um projeto visando a concretização de um ideal. Nesta atividade, você é convidado para fazer uma introspecção identificando algum aspecto do seu projeto pessoal/profissional que gostaria de relatar e compartilhar com os colegas da turma. 

    Orientações:
1. Faça a leitura do texto "Projeto de vida" do professor Nilson Machado, disponível em:

2. Poste no blog o relato de um projeto pessoal ou profissional que você gostaria de compartilhar com seus colegas. 

Projetos - Regional


 “...mais do que ensinar a ver de uma certa forma...
É desejar que se veja de muitas formas”.
Luis Carlos de Menezes

    Sonhar, projetar, buscar respostas e soluções para as dúvidas de problemas da realidade, gerado pelos conflitos, pelas perturbações fazem parte do cotidiano, tanto do nosso como ede nossos alunos. 
   Iniciamos hoje, o Curso de Elaboração de Projetos, que vai nos ajudar a conhecer melhor a educação através de projetos, uma educação que envolve o aluno e o professor na busca pela resolução de uma situação-problema.

    Sejam todos bem-vindos!   
                      Dani e Kátia

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Iniciando - Projetos Municipal

Estamos iniciando um novo eixo de estudo.
A partir desta aula abordaremos o Eixo 2 - Currículo do material de estudos.
Boas reflexões a todos!

Atividade à distância 05 - Projetos

Faça a leitura do texto abaixo e traga, no próximo encontro, um objeto que para você tenha alguma relação com o que foi lido.

Curriculo
View more documents from smedany.

Entrevista com Edgar Morin


Os sete saberes necessários à educação do futuro
Entrevista com Edgar Morin - um dos principais pensadores contemporâneos.

Formação Regional - Imagens