Pages

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Atividade à distância 01

Reflexão sobre a evolução tecnológica

  Construa um texto, a partir da análise do vídeo "Do sonhos aos ares de Santos Dumont", baseado no roteiro a seguir:

* Como a história abordada no vídeo pode relacionar-se com a evolução tecnológica em geral e com a informática em particular? Essa evolução afeta nossas vidas?

* As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) fazem parte do ambiente escolar. Como essas TICs contribuem para o desenvolimento do seu trabalho profissional e pessoal?

* Você utiliza os recursos de informática disponíveis em sua escola? De que forma?

Obs.: a reflexão não deverá ser feita em tópicos que respondem aos questionamentos, mas sim a construção de um texto baseado nas reflexões acima. Postar o texto no blog até o próximo encontro (25 de abril).
Bom trabalho!!!

4 comentários:

Ana Paula Marques Braz disse...

Para poder chegar a contornar a Torre Eiffel, Santos Dumont precisou de muitas horas de trabalho, tentativas e erros, tentativas e erros, até a construção de um modelo que se erguesse do chão e voasse. Seu sucesso não surgiu da noite para o dia, mas precisou de tempo e esforço. A evolução tecnológica tem se feito de forma inacreditavelmente rápida, mas não com menos trabalho ou tentativas e erros do que teve santos Dumont.

A informática tornou-se parte do cotidiano de todos, até mesmo daquelas pessoas que não entendem, ou não têm a informática como parte de suas vidas, vejamos os caixas eletrônicas ou celulares, por exemplo.

Na escola, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm se transformado em importantes ferramentas de ensino/aprendizagem. Não se pode pensar em escola, hoje, sem DVD, data show, aparelhos de som, computadores, acesso a Internet, etc. vivemos na era da informação e buscá-la faz parte do nosso dia a dia.

Pessoalmente, procuro usar todos os recursos tecnológicos disponíveis na escola. Com um bom planejamento, a sala de informática, com acesso a Internet, leva a uma pesquisa ampla e dinâmica. Rádio e DVDs também proporcionam ampliar o que trazemos para a sala de aula no quadro negro e livros. Enfim, não se pode mais “escapar” da informática na escola que não deixa de ser o nosso “Do sonho aos ares”, pois possibilita a cada um de nós, professores e alunos, também alçar vôo e contornar a Torre Eiffel.

Mário André Schmidt disse...

Desde os primórdios o homem desenvolve mecanismos que o satisfaçam. Do nomadismo o homem passou ao sedentarismo graças aos artifícios que ele mesmo inventou: as ferramentas de caça, pesca e agricultura. Trata-se de uma questão intrínseca ao próprio homem a questão do desenvolvimento como ser humano e do desenvolvimento das tecnologias para a vida. Mais tarde a constituição da força de trabalho. Esta desencadeou a busca da pesquisa para otimizar a produção e a comunicação. O vídeo mostra o esforço do homem na busca dessas realizações. A invenção do avião retrata bem este objetivo do homem. A Informática é um resultado deste esforço quanto à evolução tecnológica que vem se propagando desde o surgimento da humanidade. Como outros resultados ou invenções, a informática interfere fortemente em nossas vidas, pois muitas concepções modificaram a vida da sociedade, como a difusão do conhecimento, por exemplo. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) permitem isso.

As TICs permitem que você compartilhe informações com todo o Mundo, além de gerenciar tarefas. Isso favorece o crescimento pessoal e profissional. Refiro-me à capacidade de buscar informações e aprender de uma forma mais dinâmica, permitindo que, como professores que somos, ampliemos o conhecimento e nos apropriemos de formas mais adequadas de ensinagem, porque estas podem ser discutidas na rede.

Como professor de um Projeto de Informática Educativa, preocupo-me com uso dos recursos de Informática disponíveis na escola diretamente. Uso este recurso para assessorar professores no planejamento de suas aulas e no processo de aprendizagem através da Informática. Também elaboro projetos de aula para atender turmas que frequentam o laboratório de informática rotineiramente.

Jaqueline A. M. Venson disse...

Desde o início dos tempos o homem sempre buscou melhorar sua qualidade de vida através do desenvolvimento de tecnologias. Essas tecnologias passaram de simples artefatos de pedra e madeira para sofisticados sistemas de computação, podendo assim facilitar cada vez mais as atividades humanas.
Como exemplo dessa evolução tecnológica temos a construção do avião. O video que retrata o 14-bis, projetado por Alberto Santos Dumont, nos demonstra quantas tentativas foram feitas para que em 23 de outubro de 1906, em Paris, pudesse dar o seu primeiro vôo.
Assim como Santos Dumont teve de modificar e portanto evoluir o seu projeto de aviação, a informática também evoluiu muito. Primeiramente sendo utilizada para fins militares, depois por grandes empresas, os computadores foram se modificando e hoje tornam-se excenssiais para a vida do homem contemporâneo, pois através da informática podemos reduzir custos, tempo e obter uma melhor qualidade nos trabalhos realizados.
As tecnologias da informação e comunicação ajudaram a facilitar questões do cotidiano escolar, como o uso dos computadores para pesquisa, apresentação de trabalhos, arquivo de informações, facilidades para se comunicar, mandar arquivos, enfim ajudou a poupar tempo e facilitar a vida de todos.
Nas escolas em que trabalho utilizo principalmente os computadores, principalmente para pesquisar e apresentar trabalhos, passar pequenos filmes e elaborar provas. Também utilizo o data show para passar filmes que possam retratar os períodos estudados.

Ana Maris disse...

O filme aborda evoluções de um sonho no qual Santos Dumont almejava voar. Foram vários projetos, até ele conseguir realizar, fazer com que seu avião o famoso 14 BIS voasse.
Assim como Santos Domont houve vários inventores que lutaram e concretizaram seus sonhos, graças a estes sonhadores temos várias evoluções nas áreas de transporte, comunicação e informática.
Há vinte anos atrása comunicação era feita através do telefone e das cartas. Mas graças as evoluções tecnológicas na área da informática, a comunicação entre nações , países e pessoas melhorou. Hoje as informações são globalizadas e podemos estar conectadas com o mundo inteiro. Desse modo, somos bombardeados pelas informações que chegam até nós através (TICS). Asssim, o profissional da educação precisa dominar esses recursos tecnológicos, em especial a informática, a fim de usar essas informações, podendo enriquecer ainda mais suas aulas.
Levando em conta essas considerações, pode-se afirma que saber utilizar estas novas tecnológicas não é mais um capricho, e sim parte do trabalho, pois o computador passou a ser uma ferramenta para auxiliar o professor em seus planejamentos.Eu pessoalmente uso muito o laboratório de informática nas escolas onde trabalho, pois o computador passou a fazer parte do meu cotidiano e é importante que os alunos passam a usufruir de mais esta ferramenta como uso educativo, através de pesquisas, digitação de trabalhos e montagem de slides para apresentação.
Também possuo na escola um BLOG no qual divulgo as ações realizadas de um projeto que sou responsável na escola "Osvaldo Cruz".

Postar um comentário