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quarta-feira, 25 de abril de 2012

Atividade à distância 04 - TICs

Cursista!

Observe a figura abaixo e faça a leitura do texto:
Hipertexto e pesquisa escolar - possibilidades de desenvolvimento do conhecimento científico nos alunos


Ilustração do comparativo entre texto normal (linear) e hipertexto:


Atividade: Poste no blog uma reflexão sobre a questão: De que forma o hipertexto pode contribuir para a pesquisa escolar.

21 comentários:

Taty Pereira disse...

A atividade de pesquisa serve primeiramente para se obter conhecimento sobre alguma coisa. Mas de nada adiantará, se ao realizar uma pesquisa o aluno ficar apenas na viciante tarefa de copiar e colar. Muitas vezes ainda acaba nem lendo o que copiou. Este fato não se remete essencialmente ao se fazer uma pesquisa na web, o aluno pode abrir um livro e copiar o que nele está escrito. Acredito para que haja realmente uma aprendizagem significativa por parte do aluno ao realizar uma pesquisa, o hipertexto, entra como uma ferramenta bem importante. Nossa memória compreende melhor aquilo que está organizado em esquemas e com representações espaciais. O hipertexto é uma representação espacial que permite acesso por meio de redes, essa representação, propicia a interatividade e pode favorecer a compreensão melhor do que se conhece. O hipertexto como é um facilitador de acesso a informações por proporcionar múltiplas conexões em pouco tempo dentro de um único espaço, acaba instigando o aluno a ir em busca de mais informações e assim proporcionar a construção do conhecimento.

Adriana da Silva Machado disse...

O hipertexto pode contribuir para a pesquisa escolar quando utilizado como recurso para auxiliar o aluno no desenvolvimento do conhecimento científico e na construção do conhecimento.
Através do hipertexto o processo de ensino-aprendizagem torne-se mais eficaz pois facilita o acesso as informações de forma articulada e organizada.

Tania Teixeira disse...

O computador mudou a maneira de ler, construir e interpretar textos. O hipertexto proporciona uma pedagogia ativa, facilitando o uso didático com conexões de imagens, sons e múltiplos textos, oportunizando outros caminhos de investigação mais interativo, lúdico e agradável tornando mais fácil a aprendizagem.

Carine disse...

O hipertexto é visto como um sistema que permite a articulação de diferentes fontes de informação. Pode ser usado para pesquisar a informação de um modo fácil, rápido e eficiente.
A pesquisa escolar é uma excelente estratégia de aprendizagem, pois permite maior participação do aluno nesse processo, o que leva a construir o seu próprio conhecimento.
No entanto, a pesquisa não é vista como realmente deve ser. Ela é vista como um copia e cola. Manualmente, os alunos procuram o assunto e apenas transcrevem, nem ao menos leem sobre o que se trata. Impresso, digitam o assunto, copiam e colam a informação, imprimem e entregam, também não ficam sabendo do que se trata.
Sendo assim, o hipertexto se torna um facilitador de acesso as informações por proporcionar múltiplas conexões em pouco tempo dentro de um único espaço: a tela de um computador. Isso acaba por instigar a busca por mais informações.
Assim, o hipertexto pode ser considerado um grande potencial para que as pesquisas escolares passem a ser de fato pesquisas, capazes de proporcionar aos alunos a construção do conhecimento.
Diferenciando, num texto normal, se o aluno deseja se aprofundar sobre determinado assunto, esquece que tem como recurso outros livros, revistas, limitando seu conhecimento. Num hipertexto, consegue se aprofundar no próprio texto.
Cabe também aos professores exemplificar aos alunos o que realmente é um pesquisa, pois muitos acham que realmente é um copia e cola.

Nandiara disse...

Conforme Teixeira e Coscarelli (2009) no artigo sobre Hipertexto e Pesquisa Escolar: Possibilidades de desenvolvimento do conhecimento científico nos alunos destaca a importância de uma pesquisa escolar consciente em que a verdadeira habilidade de buscar o conhecimento e a aprendizagem não se percam nesse processo. Porém, o que se tem visto nas escolas é a falta de comprometimento no papel de promover a aprendizagem e a construção do conhecimento dos alunos. Pois, a exploração do hipertexto é uma das possibilidades de contribuir para a busca e construção de navegações, uma das habilidades que muitos alunos não costumam desenvolver, por estarem acostumados simplesmente a copiarem e colarem.
Os professores precisam compreender o principal propósito da pesquisa que trata-se de analisar os dados encontrados, produzir textos a partir destes explorando e expondo as informações para que consigam chegar a uma conclusão.
Portanto, o hipertexto contribui para o desenvolvimento intelectual do aluno na construção do próprio conhecimento, porém torna-se necessário que os professores e demais pessoas da área sua dedicação para auxiliarem os alunos nesta caminhada.

Fabieli disse...

Segunda Gualberto,(2008)o hipertexto e visto como um sistema que permite a articulação de diferentes fontes de inormação, pode ser usada para recolher, agrupar, atualizar, pesquizar e recuperar a informação de um modo fácil, rápido e eficiente.
Hipertexto e um mecanismo mais eficaz no processo da aprendizagem, pois permite maior participação dos alunos nesse processo, o que leva a construir o seu próprio conhecimento do conceito de pesquisa e a pesquisa escolar.
Sendo assim, o hipertexto pode ser considerado um grande potencial para que as pesquisas escolares passem a ser de fato pesquisas, capazes de proporcionar aos alunos a construção do conhecimento,desde que haja boa vontade entre professores em relação às novas tecnologias. Com essa mudança de atitude, a aprendizagem pode ser realizada colaborativamente, através da troca de experiências entre professores e alunos a respeito das habilidades relacionadas com a manipulação das informações e com o dom´nio das ferramentas das novas tecnologias.

Fabieli disse...

Segunda Gualberto,(2008)o hipertexto e visto como um sistema que permite a articulação de diferentes fontes de inormação, pode ser usada para recolher, agrupar, atualizar, pesquizar e recuperar a informação de um modo fácil, rápido e eficiente.
Hipertexto e um mecanismo mais eficaz no processo da aprendizagem, pois permite maior participação dos alunos nesse processo, o que leva a construir o seu próprio conhecimento do conceito de pesquisa e a pesquisa escolar.
Sendo assim, o hipertexto pode ser considerado um grande potencial para que as pesquisas escolares passem a ser de fato pesquisas, capazes de proporcionar aos alunos a construção do conhecimento,desde que haja boa vontade entre professores em relação às novas tecnologias. Com essa mudança de atitude, a aprendizagem pode ser realizada colaborativamente, através da troca de experiências entre professores e alunos a respeito das habilidades relacionadas com a manipulação das informações e com o dom´nio das ferramentas das novas tecnologias.

Guiomar disse...

O hipertexto permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura, tornando o tempo e o espaço, em relação à construção textual, flexível. È uma espécie de texto multi-dimensional em que numa página trechos se intercalam com referências a outras páginas.
Hipertexto é algo bem mais antigo do que a web, mas está popularizando esse paradigma e permitindo que ele seja refinado, sofisticado e complexificado, de modo a se tornar um novo meio de comunicação. É a chave para o sucesso da web: é ele que lhe dá seu poder e é ele que definirá o seu potencial na educação.
Tem relação à própria evolução da tecnologia computacional quando a interação passa à interatividade, em que o computador deixa de ser binário, rígido e centralizador para oferecer ao usuário interfaces interativas.
O hipertexto vem auxiliar o ser humano na questão da aquisição e assimilação do conhecimento.

Adriana Hadlich disse...

A pesquisa está presente no cotiano de nossas escolas, porém na maioria das vezes é trabalhada de forma isolada sem significado para a aprendizagem do aluno. A internet possibilita um mundo de informações, as quais devem ser filtradas e assim analisadas tanto por alunos como por professores. O hipertexto é uma importante ferramenta na busca pelo conhecimento através da prática de pesquisa, pois é uma forma de direcionar e sintetizar o tema trabalhado. Lembrando sempre, que cabe ao professor essa sistematização e organização, ou seja , um planejamento diário do fazer pedagógico, pois o hábito de saber diagnosticar o que é certo ou errado deve ser praticado diariamente, através da interpretação do que lemos ou ouvimos nas mídias que nos cercam.

Eunice disse...

O hipertexto pode contribuir para a pesquisa escolar, porque possibilita ao pesquisador ter olhares diferentes para um mesmo assunto, onde aprenderá numa rede de conhecimentos interligados a explorar e distribuir no espaço as informações, assim tornando-se sujeito responsável pelo processo de aprendizagem.

debora disse...

O hipertexto é uma importante ferramenta para a pesquisa escolar, pois possibilita ao pesquisador várias possibilidades para um mesmo assunto, cabendo ao professor a organização, podendo ter uma troca de experiência entre professor e aluno.

debora disse...

O hipertexto é uma importante ferramenta para a pesquisa escolar, pois possibilita ao pesquisador várias possibilidades para um mesmo assunto, cabendo ao professor a organização, podendo ter uma troca de experiência entre professor e aluno.

Andreia Reis disse...

A pesquisa escolar está no cotidiano da escola,mas cabe ao professor um repensar sobre a forma como ela vem sendo planejada. O hipertexto é uma das ferramentas que pode ser utilizada para facilitar a aprendizagem do aluno, proporcionando a construção do conhecimento e auxiliando no desenvolvimento do conhecimento cientifico.

Sonia disse...

O trabalho com hipertextos pode impulsionar a aluno à pesquisa e a produção de textos. Como ferramenta de ensino aprendizagem, o hipertexto facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, o aluno participa ativamente de um processo de busca, construção e organização do conhecimento.
Sonia Maria dos Santos

Andrea disse...

O hipertexto é uma ferramenta a mais e muito importante para a construção do conhecimento. Consiste em um sistema que articula diversas fontes de informação. Segundo Teixeira e Coscarele (2009), está destacada a importância de uma pesquisa consciente. O hipertexto é um mecanismo eficaz no processo de aprendizagem, permitindo maior participação dos alunos neste processo. Então cabe ao professor orientar e direcionar as pesquisas no seu fazer pedagógico.

Luciane disse...

Para Lévy (1993) o hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos , sequências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertexto. Os itens de formação não ligados linerarmente, como em uma corda como nó, mas cada um deles, ou a maioria, estente suas conexões em estrela, de modo reticular.
Assim, o hipertexto veio modificando a compreensão do que é um texto. Com ele as palavras presentes no texto e o significado delas em seu conjunto não acabam nesse, pois podem linkar novos conhecimentos e discussões. O detalhe é que não somos obrigados a percorrer todos os links do hipertexto, ele nos deixa livres para que, se for de nosso interesse, possamos sim acessar a mais opções de compreensão do mesmo, mas se não o desejarmos podemos fazer a leitura normal do texto. Esta é uma opção que a tecnologia nos oferece hoje, ampliando nossas capacidades e nos possibilitando mais em qualquer ação exeutada com o uso dela.

Karin Adriane disse...

Na verdade o hipertexto é um meio de estruturar um texto de modo a que diferentes níveis de detalhe possam ser acedidos de maneira não sequencial pelo leitor,cujo objetivo é permitir que o leitor possa desviar o fluxo da leitura para os assuntos referidos no texto.Ele possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário,agregando-se recursos como sons,imagens,animação tornando a consulta mais fácil e atraente.

Charlene M. disse...

O hipertexto é apropriado para a representar as informações no computador por dois motivos: permite subdividir um texto em trechos coerentes e relativamente curtos, facilitando a sua organização e compreensão; permite também fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. Isto cria uma característica própria de leitura da informação que, após um curto processo de adaptação, passa a ser intuitivo para o usuário, que se refere a esta leitura como ``navegação''.

EMEF João Martins Nunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

VIVIAN ANGELIS disse:
O trabalho com hipertextos impulsiona o aluno à pesquisa e a produção de textos. É uma ferramenta de ensino aprendizagem, permite fácil referência a outras partes do texto ou a outros textos, totalmente independentes, muitas vezes armazenados em locais distantes. O hipertexto facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, o aluno participa ativamente de um processo de busca, construção e organização do conhecimento.

Amanda Stein disse...

Pesquisa significa buscar, indagar, descobrir e investigar.
Esta exigência da pesquisa no processo de ensino aprendizagem passou por várias "turbulências".
A internet e o computador de certa forma também podem trazer benefícios, auxiliando os alunos durante a realização de pesquisa através do hipertexto.
O hipertexto exige busca, navegação, que são habilidades que não costumamos desenvolver em
nossos alunos. Não ensinamos a eles a navegar nos textos impressos, buscando informações no
jornal, nas revistas, nas enciclopédias nem nas bibliotecas. Normalmente entregamos a eles o
texto que precisam ler e não os fazemos procurar por esses textos. Na Internet, buscar é
importante, os alunos precisam saber navegar, encontrar e selecionar informações relevantes
para os seus propósitos, para isso habilidades como as inferências preditivas e a monitoração
da leitura são fundamentais (COSCARELLI, 2007, p. 47).

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