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quarta-feira, 27 de junho de 2012

Atividade à distância 08 - Regional


Ler as páginas 11 a 29 do polígrafo Microsoft Parceiros da Aprendizagem – Como fazer projetos inovadores, distribuido na aula.
A tarefa está dividida em duas partes, como segue:

1. O texto da página 11 – Inovação, apresenta diversas abordagem sobre o tema. Monte um conceito próprio sobre INOVAÇÃO e escolha uma forma criativa de apresentá-lo ao grupo;
2. Poste um comentário no blog sobre o texto do capítulo 3 – As competências do Século XXI. 


18 comentários:

Taty disse...

Oi meninas estou mais perdida que cego em tiroteio, não entendi o tema.

Guiomar disse...

Após fazer a leitura é possível chegar a conclusão de que se dará condições ao estudante de aprender ao longo da vida e de enfrentar novas situações e desafios num mundo de mudanças tão rápidas. Onde possa investigar, pensar criticamente e adquirir conhecimento, tirar conclusões, tomar decisões embasadas, aplicar o conhecimento adquirido a novas situações e gerar novos conhecimentos. Tem-se com isso a forma de reconhecer quando a informação é necessária, saber avaliá-la, transformá-la e compartilhá-la.

Taty disse...

Hehehe, entendi o tema!!!! também sem o texto jamais conseguiria fazê-lo! Tudo Ok.

Carine disse...

Devido ao grande avanço das tecnologias, a sociedade e o próprio ser humano está passando por várias modificações, algumas de difícil adaptação.
Aos educadores, cabe a função de aceitar que a tecnologia está presente na vida dos alunos e serem criativos, oportunizando que os mesmos possam buscar, analisar e avaliar uma informação,tornando-se cidadãos informados e que possam oferecer contribuições.
Para isso, uma reformulação no formato das aulas é indispensável. Uma maneira de despertar a atenção do aluno é trabalhar envolvendo a realidade do mesmo, pois assim, ele se envolve e participa do assunto.
Aluno e professor podem aprender juntos, através da troca de conhecimentos. O computador não pode ser uma barreira entre aluno e professor, mas sim um auxílio na construção do saber, sabendo usar adequadamente todo o benefício que a rede disponibiliza.
Hoje, segundo Dewey, 1956, aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos.

luciane disse...

A necessidade se desenvolver novas competências para o século XXI estão interligadas ao uso da tecnologia em muitas ações de nosso dia a dia. Dentre elas na produção do conhecimento. Para isso o texto nos traz três competências necessárias: “alfabetização em tecnologia, aprofundamento do conhecimento e criação do conhecimento” (pg15)
Elas são necessárias para que o professor possa trabalhar com ambientes virtuais de aprendizagem, que atuam como instrutores de pensamentos.
Para tanto é necessário novas habilidades: um novo jeito de ler, escrever, compreender, analisar, criticar; e com isso ter a consciência de que nossa inteligência se dá pela mescla de informações a que temos acesso.

Eunice disse...

Competências e habilidades andam juntas interligando a escola do ontem e a escola do futuro. Nas novas habilidades podemos destacar a pesquisa permanente, o trabalho em grupos multi e interdisciplinares e o conhecimento das Tcs.
Nesta educação inovadora o profº deve passar pela fase da alfabetização da tecnologia, aprofundamento do conhecimento e criação do conhecimento, devendo ser um orientador e motivador da aprendizagem, utilizando a tecnologia e fazendo com que o educando possa pensar critica e criativamente, possa sintetizar e aplicar informações, analisar a produção do pensamento, comunicar-se e colaborar com os outros.

Tania Teixeira disse...

A principal consequência da sociedade do conhecimento é a necessidadedo de uma aprendizagem ao longo da vida fundamentada numa prática pedagógica que busca desenvolver uma educação de qualidade sem negligenciar nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.

Adriana da Silva Machado disse...

A escola como uma organização social deve busca uma aprendizagem significativa e também desenvolver habilidades e competências para resolução de conflitos do cotidiano despertando o prazer de aprender no educando.

Sílvio disse...

Nossos alunos sabem “trocar a lâmpada?” e sabem “pagar a conta”?
Vivemos numa época em que não mais precisamos por a querosene no lampião, nem precisamos construir a lâmpada, porém temos que pagar a conta da energia para que ela funcione e trocá-la quando estraga. Muitos tem competência para trocar as lâmpadas, mas poucos sabem pagar a conta.
O saber fazer nas competências do século XXI, vai além do ato de produzir algo, mas da consciência e a capacidade de interagir com os desafios.
A intenção de fazer é o início de nossa vontade, mas isso não basta, é necessário buscar o conhecimento e se aprimorar. Criatividade, conhecimento e ação é o conjunto num processo de criação.
A criatividade para ter as ideias, ousar e imaginar. O conhecimento para organizar, e estruturar . A ação para concretizar o que se imaginou. Para tudo isso precisamos desenvolver competências em nós e em nossos alunos, para que possamos estar preparados para resolver os desafios da vida.

Andrea Teixeira disse...

A escola é uma instituição social na qual ocorre de forma intencional e sistemática o ensino e a aprendizagem de múltiplos conhecimentos, onde devemos trabalhar questões significativas para os alunos despertando a capacidade de argumentar, o espírito investigativo e o prazer em aprender.

Andreia Reis disse...

O professor hoje não é mais um transmissor de conhecimento, precisa ter um olhar diferenciado sobre a realidade de seus alunos.É uma geração do acesso ao conhecimento rápido,nós educadores precisamos ensinar o aluno a refletir sobre essa busca. "conhecimento é nada, ou quase nada, se não soubermos usá-lo adequadamente, apropriadamente e corretamente nas mais variadas situações da vida pessoal e profissional. Isso é competência. (Aguilar, 2002)

Fabieli disse...

A escola precisa acompanhar as mudanças do século xxi. Porque os jovens precisam se sentir desafiados. Uns dos pontos importantes na aprendizagem do aluno é o desafio pela conhecimento e a realidade de cada um. A pedagogia ativa precisa se apoiar na criatividade, dinâmica, apoianda na descoberta, na pesquisa, na investigação e no dialogo.

Karin Adriane disse...

vivemos hoje numa sociedade capitalista que requer trabalhadores formados e qualificados.Todas essas habilidades e competências deveriam ser desenvolvidas e privilegiadas pelas escolas que deveriam ser espaços onde os alunos pudessem vivenciar fatos mais reais daquilo que a sociedade exigirá deles no futuro,pois é durante o período de infância e adolescência que existe o prazer e a curiosidade para o aprendizado

Adriana Hadlich disse...

O mundo segue em constantes transformações, na escola se faz necessário acompanhar este processo evolutivo,preparando indivíduos para todas as mudanças, tendo como características principais o hábito de pesquisar e de buscar o conhecimento, saber interpretar o mundo de informações que estão a sua frente, trabalhar no coletivo, conhecimento das tecnologias e estar sempre aberto para o novo.

Nandiara disse...

As competências do século XXI

Conforme a leitura pode-se perceber que hoje são exigidas certas habilidades como a pesquisa permanente; o trabalho em grupo de forma multi e interdisciplinar; conhecimento sobre tecnologias informação e comunicação. Então cabe aos professores a tarefa de preparar-se para oferecer possibilidades de desenvolvimento gradual das habilidades.
A UNESCO indica como as competências podem ser alcançadas: com alfabetização tecnológica; aprofundamento de conhecimento e a sua própria construção de conhecimento.
Essas significativas transformações nos jovens devem ser necessárias através de desafios. Não bastando apenas lançar os projetos é preciso que eles tenham critérios com o Projeto político de cada Escola.
As competências devem ser adquiridas e desenvolvidas para a resolução de problemas que irão surgindo no decorrer da vida. Assim as tecnologias dão autonomia e criatividade na resolução dos problemas.
Portanto cabe aos professores criar espaços de aprendizagem usando as tecnologias embasando as teorias, sem esquecer dos alunos como foco principal.
A leitura traz pontos importantes a se pensar e a refletir.

Amanda Stein disse...

De acordo com o texto pode-se destacar que os alunos têm a chance de adquirir complexas capacidades em tecnologia, desde que seja em um ambiente educacional qualificado, para que os alunos tornem-se usuários auoteres, que buscam, analisam e avaliam a informação, solucionam problemas e tomam decisões.
Ainda, cabe aos responsáveis pela formulação de políticas educacionais a tarefa de propiciar recurosos técnicos e formação profissional aos docentes.
Portanto, são necessário mudanças nos formatos das aulas, sendo uma das ideias a pedagogia dos projetos, desafiando os alunos e até mesmo que sejam coautores dos projetos.
Ainda, cabe ressaltar que é competência do professor no século em que estamos vivendo criar espaços de aprendizagem usando metodologias embasadas em teorias onde o centro do processo seja o aluno.

Sonia Santos disse...

O educador deve ter um olhar diferenciado sobre a realidade vivida pelos estudantes. Sabemos que os alunos possuem muita informação, mas não tem o conhecimento que é necessário para saber como utilizar essas informações no dia a dia, portanto, cabe a professor criar espaços para que os alunos possam procurar, selecionar, guardar, compreender e elaborar; os alunos devem ser autores de sua aprendizagem, sabendo argumentar, fundamentar, questionar, propor e contrapor; devem ser colaboradores em prol da aprendizagem sugerindo, criticando e questionando.
A escola atual precisa se reinventar para formar e transformar seres humanos que transformam o mundo e se transformam com ele.

Vivian Angeli disse...

Não podemos falar de competências sem estar junto com habilidades pois, as duas estão interligadas ou seja a escola que tivemos e a escola que gostaríamos de ter no futuro. Nas habilidades contemporâneas podemos destacar o conhecimento das TICs, a pesquisa permanente, e o trabalho em grupos interdisciplinares e multi.
Com esta nova educação inovadora nós professores devemos passar pela fase da alfabetização da tecnologia, aprofundando o conhecimento e a própria criação do conhecimento, devemos ser um orientadores e motivadores da aprendizagem em si, para isso precisamos utilizar a tecnologia e fazer com que o nosso aluno possa pensar de maneira criativa sem esquecer do senso crítico, para que possa agrupar sintetizar e aplicar todas essas informações, analisando assim uma produção de pensamento, colaborarando ecomunicando-se com os outros.

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