
Ler as páginas 11
a 29 do polígrafo Microsoft Parceiros da Aprendizagem –
Como fazer projetos inovadores, distribuido na aula.
A tarefa está dividida em duas partes, como segue:
1. O texto da página 11 – Inovação, apresenta diversas
abordagem sobre o tema. Monte um conceito próprio sobre INOVAÇÃO e escolha uma
forma criativa de apresentá-lo ao grupo;
2. Poste um comentário no blog sobre o texto do capítulo 3 –
As competências do Século XXI.
18 comentários:
Oi meninas estou mais perdida que cego em tiroteio, não entendi o tema.
Após fazer a leitura é possível chegar a conclusão de que se dará condições ao estudante de aprender ao longo da vida e de enfrentar novas situações e desafios num mundo de mudanças tão rápidas. Onde possa investigar, pensar criticamente e adquirir conhecimento, tirar conclusões, tomar decisões embasadas, aplicar o conhecimento adquirido a novas situações e gerar novos conhecimentos. Tem-se com isso a forma de reconhecer quando a informação é necessária, saber avaliá-la, transformá-la e compartilhá-la.
Hehehe, entendi o tema!!!! também sem o texto jamais conseguiria fazê-lo! Tudo Ok.
Devido ao grande avanço das tecnologias, a sociedade e o próprio ser humano está passando por várias modificações, algumas de difícil adaptação.
Aos educadores, cabe a função de aceitar que a tecnologia está presente na vida dos alunos e serem criativos, oportunizando que os mesmos possam buscar, analisar e avaliar uma informação,tornando-se cidadãos informados e que possam oferecer contribuições.
Para isso, uma reformulação no formato das aulas é indispensável. Uma maneira de despertar a atenção do aluno é trabalhar envolvendo a realidade do mesmo, pois assim, ele se envolve e participa do assunto.
Aluno e professor podem aprender juntos, através da troca de conhecimentos. O computador não pode ser uma barreira entre aluno e professor, mas sim um auxílio na construção do saber, sabendo usar adequadamente todo o benefício que a rede disponibiliza.
Hoje, segundo Dewey, 1956, aprender deixa de ser um simples ato de memorização e ensinar não significa mais repassar conteúdos prontos.
A necessidade se desenvolver novas competências para o século XXI estão interligadas ao uso da tecnologia em muitas ações de nosso dia a dia. Dentre elas na produção do conhecimento. Para isso o texto nos traz três competências necessárias: “alfabetização em tecnologia, aprofundamento do conhecimento e criação do conhecimento” (pg15)
Elas são necessárias para que o professor possa trabalhar com ambientes virtuais de aprendizagem, que atuam como instrutores de pensamentos.
Para tanto é necessário novas habilidades: um novo jeito de ler, escrever, compreender, analisar, criticar; e com isso ter a consciência de que nossa inteligência se dá pela mescla de informações a que temos acesso.
Competências e habilidades andam juntas interligando a escola do ontem e a escola do futuro. Nas novas habilidades podemos destacar a pesquisa permanente, o trabalho em grupos multi e interdisciplinares e o conhecimento das Tcs.
Nesta educação inovadora o profº deve passar pela fase da alfabetização da tecnologia, aprofundamento do conhecimento e criação do conhecimento, devendo ser um orientador e motivador da aprendizagem, utilizando a tecnologia e fazendo com que o educando possa pensar critica e criativamente, possa sintetizar e aplicar informações, analisar a produção do pensamento, comunicar-se e colaborar com os outros.
A principal consequência da sociedade do conhecimento é a necessidadedo de uma aprendizagem ao longo da vida fundamentada numa prática pedagógica que busca desenvolver uma educação de qualidade sem negligenciar nenhuma das potencialidades de cada indivíduo.
A escola como uma organização social deve busca uma aprendizagem significativa e também desenvolver habilidades e competências para resolução de conflitos do cotidiano despertando o prazer de aprender no educando.
Nossos alunos sabem “trocar a lâmpada?” e sabem “pagar a conta”?
Vivemos numa época em que não mais precisamos por a querosene no lampião, nem precisamos construir a lâmpada, porém temos que pagar a conta da energia para que ela funcione e trocá-la quando estraga. Muitos tem competência para trocar as lâmpadas, mas poucos sabem pagar a conta.
O saber fazer nas competências do século XXI, vai além do ato de produzir algo, mas da consciência e a capacidade de interagir com os desafios.
A intenção de fazer é o início de nossa vontade, mas isso não basta, é necessário buscar o conhecimento e se aprimorar. Criatividade, conhecimento e ação é o conjunto num processo de criação.
A criatividade para ter as ideias, ousar e imaginar. O conhecimento para organizar, e estruturar . A ação para concretizar o que se imaginou. Para tudo isso precisamos desenvolver competências em nós e em nossos alunos, para que possamos estar preparados para resolver os desafios da vida.
A escola é uma instituição social na qual ocorre de forma intencional e sistemática o ensino e a aprendizagem de múltiplos conhecimentos, onde devemos trabalhar questões significativas para os alunos despertando a capacidade de argumentar, o espírito investigativo e o prazer em aprender.
O professor hoje não é mais um transmissor de conhecimento, precisa ter um olhar diferenciado sobre a realidade de seus alunos.É uma geração do acesso ao conhecimento rápido,nós educadores precisamos ensinar o aluno a refletir sobre essa busca. "conhecimento é nada, ou quase nada, se não soubermos usá-lo adequadamente, apropriadamente e corretamente nas mais variadas situações da vida pessoal e profissional. Isso é competência. (Aguilar, 2002)
A escola precisa acompanhar as mudanças do século xxi. Porque os jovens precisam se sentir desafiados. Uns dos pontos importantes na aprendizagem do aluno é o desafio pela conhecimento e a realidade de cada um. A pedagogia ativa precisa se apoiar na criatividade, dinâmica, apoianda na descoberta, na pesquisa, na investigação e no dialogo.
vivemos hoje numa sociedade capitalista que requer trabalhadores formados e qualificados.Todas essas habilidades e competências deveriam ser desenvolvidas e privilegiadas pelas escolas que deveriam ser espaços onde os alunos pudessem vivenciar fatos mais reais daquilo que a sociedade exigirá deles no futuro,pois é durante o período de infância e adolescência que existe o prazer e a curiosidade para o aprendizado
O mundo segue em constantes transformações, na escola se faz necessário acompanhar este processo evolutivo,preparando indivíduos para todas as mudanças, tendo como características principais o hábito de pesquisar e de buscar o conhecimento, saber interpretar o mundo de informações que estão a sua frente, trabalhar no coletivo, conhecimento das tecnologias e estar sempre aberto para o novo.
As competências do século XXI
Conforme a leitura pode-se perceber que hoje são exigidas certas habilidades como a pesquisa permanente; o trabalho em grupo de forma multi e interdisciplinar; conhecimento sobre tecnologias informação e comunicação. Então cabe aos professores a tarefa de preparar-se para oferecer possibilidades de desenvolvimento gradual das habilidades.
A UNESCO indica como as competências podem ser alcançadas: com alfabetização tecnológica; aprofundamento de conhecimento e a sua própria construção de conhecimento.
Essas significativas transformações nos jovens devem ser necessárias através de desafios. Não bastando apenas lançar os projetos é preciso que eles tenham critérios com o Projeto político de cada Escola.
As competências devem ser adquiridas e desenvolvidas para a resolução de problemas que irão surgindo no decorrer da vida. Assim as tecnologias dão autonomia e criatividade na resolução dos problemas.
Portanto cabe aos professores criar espaços de aprendizagem usando as tecnologias embasando as teorias, sem esquecer dos alunos como foco principal.
A leitura traz pontos importantes a se pensar e a refletir.
De acordo com o texto pode-se destacar que os alunos têm a chance de adquirir complexas capacidades em tecnologia, desde que seja em um ambiente educacional qualificado, para que os alunos tornem-se usuários auoteres, que buscam, analisam e avaliam a informação, solucionam problemas e tomam decisões.
Ainda, cabe aos responsáveis pela formulação de políticas educacionais a tarefa de propiciar recurosos técnicos e formação profissional aos docentes.
Portanto, são necessário mudanças nos formatos das aulas, sendo uma das ideias a pedagogia dos projetos, desafiando os alunos e até mesmo que sejam coautores dos projetos.
Ainda, cabe ressaltar que é competência do professor no século em que estamos vivendo criar espaços de aprendizagem usando metodologias embasadas em teorias onde o centro do processo seja o aluno.
O educador deve ter um olhar diferenciado sobre a realidade vivida pelos estudantes. Sabemos que os alunos possuem muita informação, mas não tem o conhecimento que é necessário para saber como utilizar essas informações no dia a dia, portanto, cabe a professor criar espaços para que os alunos possam procurar, selecionar, guardar, compreender e elaborar; os alunos devem ser autores de sua aprendizagem, sabendo argumentar, fundamentar, questionar, propor e contrapor; devem ser colaboradores em prol da aprendizagem sugerindo, criticando e questionando.
A escola atual precisa se reinventar para formar e transformar seres humanos que transformam o mundo e se transformam com ele.
Não podemos falar de competências sem estar junto com habilidades pois, as duas estão interligadas ou seja a escola que tivemos e a escola que gostaríamos de ter no futuro. Nas habilidades contemporâneas podemos destacar o conhecimento das TICs, a pesquisa permanente, e o trabalho em grupos interdisciplinares e multi.
Com esta nova educação inovadora nós professores devemos passar pela fase da alfabetização da tecnologia, aprofundando o conhecimento e a própria criação do conhecimento, devemos ser um orientadores e motivadores da aprendizagem em si, para isso precisamos utilizar a tecnologia e fazer com que o nosso aluno possa pensar de maneira criativa sem esquecer do senso crítico, para que possa agrupar sintetizar e aplicar todas essas informações, analisando assim uma produção de pensamento, colaborarando ecomunicando-se com os outros.
Postar um comentário