Pages

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Atividade à distância 01 - Mídias II

Para a realização desta atividade, o cursista deverá seguir os passos abaixo:

1. Acessar o endereço:    http://www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro/
2. Explorar livremente o ambiente do site;
3. Ler os itens Animação no Brasil e Stop Motion;
4. Postar no blog uma reflexão sobre a leitura realizada, destacando Origens da técnica de Stop Motion, Principais produções brasileiras, Stop Motion utilizado como efeito especial.

Data de postagem: até 18 de setembro.


8 comentários:

Ana Maris disse...

Stop motion é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar.No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros. Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou Música. Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993-EUA). Outros como A fuga das galinhas (2009-Grã Bretanha).
Atualmente no Brasil a produtora Animaking esta produzindo um longa metragem na técnica stop motion chamado Minhocas, onde o Brasil será o primeiro país da América Latina a produzir em tal técnica.
O uso desta técnica poderá estimular a criatividade, oportunizar a experiência de grupo e organizar equipe de produção, distribuindo funções na produção do stop motion. Hoje temos oportunidade de usar as novas tecnologias como ferramenta de trabalho, tecnologia esta que, proporciona aulas mais atraentes aos olhos de nossos alunos. Com o Stop Motion pode-se realizar atividades escolares mais criativas, podendo inserir tecnologias na mediação docente, atendendo as expectativas discentes.

Patrícia disse...

Stop Motion (que poderia ser traduzido como “movimento parado”) é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e normalmente são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar, afinal é isso que dá a ideia de movimento. Onde podemos utilizar massinha de modelar ou argila para criar as formas desejadas.
A história do Stop Motion remonta aos primórdios do cinema. O mágico e ilusionista francês George Mélies viu nesta arte uma ótima possibilidade para dar sequência aos seus truques misteriosos que encantavam a todos.
Esta técnica foi utilizada na saga Star Wars, do diretor estadunidense George Lucas e revolucionou o cinema com suas habilidades de efeitos especiais usando o Stop Motion. Tim Burton, em 2005 o diretor cria o longa, com A Noiva Cadáver.
O aclamado filme A Fuga das Galinhas (Grã Bretanha, 2000), dirigido por Nick Park e Peter Lord e O Estranho Mundo de Jack (EUA, 1993) de Henry Selick também são bons exemplos de sucesso desta técnica.
Atualmente no Brasil a produtora Animaking esta produzindo um longa metragem na técnica stop motion chamado Minhocas, onde o Brasil será o primeiro país da América Latina a produzir em tal técnica.
Muitas pessoas fizeram - e fazem até hoje - filmes extraordinários usando a técnica de Stop Motion. Essa técnica foi muito usada também nos filmes em que monstros e outras personagens fantásticas contracenam com atores de verdade. Bonecos feitos com muita arte e com engenhosos mecanismos de movimento eram filmados quadro a quadro. Em seguida a animação era composta sobre o filme no qual as imagens dos atores de verdade estavam gravadas.
Assim foi feito o primeiro filme de "King Kong", em 1933 por Willis O'Brien (1886- 1962). O pai, a mãe, o avô dos efeitos especiais no cinema, o mais glorioso e lendário pioneiro. Com direção de Paolo Conti e Arthur Nunes.
É sempre bom podermos fazer uso dessas novas tecnologias, já que, elas estão presentes no nosso cotidiano. Alguns (pessoas) com mais facilidade de acesso, outras nem tanto. Mas oportunizar este contato do stop motion com alunos, é algo que vai oportunizar o estímulo da criatividade, da criticidade, do diálogo, da aprendizagem e representa mais uma forma de comunicação. E isso, aos olhos do aluno, é instigador e desafiador.

nllpinto@yahoo.com.br disse...

A stop motion é uma técnica que se usa para unir a fotografia ao cinema, ou seja, para se fazer um filme em stop motion, uma cena é fotografada e em seguida com algumas pequenas mudanças de posições dos objetos, feita quase sempre a partir de bonecos de massinha ou resinas maleáveis, as cenas vão sendo montadas. Cada fotografia é chamada de quadro. Como os quadros são colocados continuamente, o olho humano não reconhece que se trata de uma sucessão de fotos e interpreta a imagem como se fosse um filme contínuo. Então o filme em stop motion é, basicamente, uma projeção de incontáveis fotos. E um filme que recentemente assisti com as crianças do 4º ano – 142 da escola Machado de Assis foi A Fuga das Galinhas, que utilizou a técnica da massinha.
Outra que descobri pesquisando sobre stop motion; existe o festival internacional de Stop Motion no Brasil, e este ano vai acontecer o 2º encontro na cidade de Recife, de 27 de novembro a 01 de dezembro de 2012.

Bianca disse...

Stop Motion
Eu já conhecia a técnica do Stop Motion de uma maneira bastante simplificada, através de uma dica aqui e outra dica ali, mas ao ler a história do surgimento e evolução dessa técnica de animação que consiste em dar vida, através de fotogramas, em algo estático, e das mais diferentes maneiras de que a técnica foi utilizada fiquei ainda mais encantada. Com o auxílio do computador já tivemos um pouco de dificuldade quando realizei alguns trabalhos com os alunos, imagino como os precursores dessa técnica tiveram dificuldades e o quanto de pesquisas e estudos eles tiveram que realizar para desenvolverem os efeitos que desejavam. E o mais incrível é que surgiu de Mélies que era um ilusionista e depois vários outros foram desenvolvendo maneiras de criar filmes e desenhos e criando efeitos especiais se apropriando do Stop Motion. Nunca imaginei que o clássico King-Kong tivesse sido construído através dessa técnica com um boneco muito bem feito e que, depois de filmado quadro a quadro era juntado com a filmagem original dos atores dando, assim, o resultado que conhecemos hoje e que eu cresci assistindo. Claro que não se compara ao lindo e fofo “A Fuga das Galinhas”, no qual é usada massinha e que pode contar com toda a tecnologia de que se dispõe atualmente de produção computadorizada.
Quanto às produções brasileiras, não tinha me dado conta, mas fiquei muito feliz em saber que o Otto Guerra é um dos mais importantes criadores de Stop Motion no Brasil, pois tive o privilégio de ter palestras e troca de ideias com ele na faculdade. No Brasil essa técnica foi usada inicialmente para ilustrar sonhos de personagens e, aos poucos foi sendo um pouco mais utilizada apesar da demora do país em ver o cinema como produção industrial. Na década de 1950 foi realizado o primeiro longa de animação brasileiro “Sinfonia Amazônica” que tomou seis anos de seu realizador. Nos anos 60 foram sendo desenvolvidos outros curtas, propagandas e filmes didáticos. E de lá pra cá após algumas produções terem sido premiadas, a animação foi sendo valorizada e ganhando destaque no Brasil com nomes como Cao Hamburger, Stil e o doidinho do Otto Guerra que eu adoro.

dunia disse...

A stop motion é uma técnica de animação que une a fotografia ao cinema, chamada fotograma, quadro mou frame, na qual se usa recortes, bonecos, arame, objetos, massa ded modelar entre outros materiais, sendo alguns com articulações complexas. A variação da técnica mais conhecida é a feita com bonecos de massa de modelar ou resina maleávbel. Pode ser feito sequência de 16 quadros por segundo se o filme for mudo, mas normalmente são feitos com 24 quadros por segundos. As cenas são fotografadas em sequência com pequenas modificações nos personagens e objetos. Posteriormente dispostos em sequência o olho humano tem a ilusão que os objetos estão em movimento, como se fosse um filme contínuo, no qual pode ser acrescentado efeitos sonoros.
O francês George Mélies (1861-1938), mágico, ilusionista e cineasta, foi precursor do stop motion, pois percebeu que o cinema possibilitaria incríveis ilusões, transformações e truques de desaparecimento através da técnica, assim foi o primeiro a criar truques incríveis em seus filmes. Em 1902, no filme "Viagem à Lua" usou a técnica stop motion para produzir efeitos especiais como a cena em que o foguete aterrisa nos olhos da lua.
Muitos filmes extraodinários foram feitos e outros continuam sendo feitos com a técnica de stop motion. Monstros e personagens diversos feitos com arte e mecanismos de movimento parecendo ter vida contracenam com atores de verdade. Muitos filmes e desenhos utilizaram a técnica de stop motioin para a montagem dos efeitos especiais como: King Kong, O Dinossauro, Elo perdido, A Furia de Titãs, A Fuga das Galinhas, O Fantastico Sr. Raposo entre outros.
O Brasil é o primeiro país da América Latina a produzir um longa metragem utilizando stop motion, o filme "Minhocas" está em processo de finalização e com o lançamento previsto para 2013.
A stop motion evoluiu junto com as novas tecnologias que propiciaram grandes inovações.

Unknown disse...

Stop motion é uma técnica que dá sequencia de movimentos ao mesmo objeto quando este fotografado de quadro a quadro, normalmente são fotografados de um mesmo ponto, mas onde o animador muda um pouco bem de leve, a posição dos objetos do lugar dando ideia de movimentos. Os objetos podem ser de materiais reais ou massa de modelar.
Essa técnica foi muito usada também nos filmes em que monstros e outras personagens fantásticas contracenam com atores de verdade. Vários foram os animadores e curiosos que se aventuraram na animação Stop Motion.
Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Henry Selick. Outros como A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit, Coraline e o Mundo Secreto, O Fantastico Sr. Raposo (2009), de Wes Anderson, A Festa do Monstro Maluco (1967)
O Brasil foi o primeiro país da América Latina a produzir uma longa metragem na técnica stop-motion para o público infantil, produzido pela Animaking de Florianópolis. Um longa-metragem chamado Minhocas dirigido por Arthur Nunes e Paolo Conti, inspirado no curta homônimo de 15 minutos, vencedor do prêmio Júri infantil do AnimaMundi 2006,
O que me chamou atenção foi o George Lucas que na juventude era considerado um péssimo estudante, e se tornou um dos grandes nomes do entretenimento, um visionário e um grande homem de negócios. Ele começou sua carreira criando efeitos especiais para filmes "live-action", efeitos criados com a técnica Stop Motion. Ele foi o grande responsável pela mudança da indústria do cinema, tal como nós a conhecemos hoje. E o americano Ray Harryhausen (1920) que tinha apenas treze anos quando viu King Kong pela primeira vez. Ficou tão impressionado que procurou Willis O'Brien que é um dos melhores em efeitos especiais e aprendeu a fazer bonecos e filmes usando Stop Motion.

Marcia Terres disse...

Stop motion é uma técnica de animação que une a fotografia ao cinema, o animador trabalha fotografando objetos. entre uma foto e outra, o mesmo muda um pouco a posição dos objetos, o que depois em sequencia da a impressão de movimento, por isso stop motion - movimento parado. Cada fotografia é chamada de quadro ou frame. Dentre as variações da técnica a mais conhecida é a clay motion, que é a stop motion feita a partir de bonecos de massinha ou resina maleáveis.
Desde Mélies quando surgiu o cinema, até hoje, vários animadores exploraram a técnica, alguns desenvolvendo estudos, métodos de trabalho e se aperfeiçoando, outros apenas experimentando. Mélies era um grande mágico ilusionista francês que viu no cinema uma extensão da sua arte. O stop motion possibilitou a ele criar incríveis ilusões e foi o primeiro a criar efeitos e truques em seus filmes com essa técnica.
Muitas pessoas fizeram e ainda fazem filmes extraordinários usando a técnica stop motion, técnica essa que é usada em filmes onde monstros e outros personagens contracenam com atores de verdade. Com o avanço tecnológico é possível cada vez mais produzir efeitos especiais.
Primeiramente no Brasil, essa técnica era usada para compor os sonhos de personagens de filmes e em tiras em quadrinhos, com o passar do tempo foi mais explorada, pois no nosso país o cinema não era encarado como produção industrial. Na década de 50 começam a aparecer vários animadores e é lançado o primeiro longa metragem de animação brasileiro, “Sinfonia Amazônica” em 1953, de Anélio Lattini Filho, esse longa demorou seis anos para ficar pronto, pois essa é uma técnica que exige muito de seu produtor. Logo mais animadores brasileiros foram adotando a técnica como Cao Hamburguer, Otto Guerra, Stil entre outros. Atualmente no Brasil a produtora Animaking esta produzindo um longa metragem utilizando stop motion, chamado “Minhocas”.
Concluindo assim , o stop motion é uma técnica antiga que vai sendo aperfeiçoada com o passar dos anos e está aí disponível para nós educadores, com muitas possibilidades de exploração juntamente com nossos educandos.

Andreza disse...

TÉCNICA DE STOP MOTION:
Registro passo a passo, criando uma ilusão de movimento, devido a velocidade da retina ocular, chamada de velocidade retiniana, que é de aproximadamente 24 fotogramas/ segundo.
Os primeiros registros de stop motion foram de 1902, com "Viagem a Lua". Um tempo depois Tim Burton cria "O estranho mundo de Jack”, com Henry Salick.

ANIMAÇÃO BRASILEIRA:
Fono e Álvaro Martins, foram os primeiros brasileiros que se tem registro da técnica de stop motion no Brasil, sendo este segundo o responsável por criar personagens tipicamente brasileiros.
Como sempre existe resistência ao novo, impede com que o Brasil, até os anos 30, consiga criar, mas depois disso, surgem os estúdios Cinédia e Atlântida, mas com pouco empenho na área.
Na década de 50 é criado o primeiro longa de animação no Brasil, de Anélio Lattini Filho e durou 6 anos para ser feito, em preto e branco.
Nos anos 60 crescem as campanhas publicitárias, filmes didáticos, e no Rio, em 67 é fundado o CECA – que produz o FOTOGRAMA.
Anos 70 e 80, com Marcos Magalhães, é criada a animação MEON e surge a parceria entre Canadá e Brasil na criação do núcleo de cinema, de 85 a 87. É lançado o NACE (Fortaleza), junto com RS e MG.
Nomes mais destacados no Brasil são: César Coelho, Aida Queiroz, Lea Zagury, Marcos Magalhães.
Este últimos são responsáveis pela criação do Anima Mundy, que é um super festival de animação brasileiro, de fama internacional, que ocorre até hoje.

Postar um comentário