Pages

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Atividade à distância 03 - Projetos

A partir do diagnóstico sobre as boas práticas com projetos usando as tecnologias no contexto da escola e no trabalho de sala de aula, o próximo passo é que cada cursista possa elaborar uma proposta de Projeto a realizar com alunos de modo que estes sejam protagonistas de suas produções. Sugerimos, como modelo, o projeto abaixo. Sua tarefa é, até o próximo encontro presencial  postar no blog os itens 1, 2 e 4 do projeto completos.

21 comentários:

LUCIMARA disse...

1-Nome do Cursista: Lucimara Silveira de Avila Sime
Nome da Escola:EMEF Hilário Nestor Backes
Série: Pré-Escola
Professores envolvidos: Lucimara e Coordenadora Andresa Rufatto

2- Problemática a ser estudada/ Definição do Tema: Alimentação Saudável
4- Objetivos:Incentivar os bons hábitos alimentares
Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos
reconhecer os alimentos que fazem bem para nossa saúde
Identificar cores texturas e os diferentes sabores dos alimentos
conhecer a necessidade de higienização dos alimentos
Conscientizar-se através da informação do cardápio diário a importância da boa alimentação sem desperdício
Investigar o valor nutritivo dos alimentos e despertar o gosto por eles

Ândrei Lorenz disse...

1 - Roteiro Proposta do Projeto

Nome do Cursista: Ândrei Alan Lorenz
Nome da Escola: Centro Municipal de Atividades Educacionais Aprender – CEMAE APRENDER
Série: Atividades Complementares
Número de alunos: 280 alunos.
Professores Envolvidos: todo corpo docente e funcionários do CEMAE.


2 - Problemática a ser Estudada / Definição do Tema /Tema da Proposta

Nome do Projeto: O NATAL NOS CONTOS DE FADAS.

Público: Alunos, educadores do CEMAE, familiares e comunidade em geral.


4 – Objetivos:

-> Oportunizar integração entre alunos, familiares, corpo docente do CEMAE e comunidade presente;
-> Promover uma noite de emoção, alegria e encantamento a todos os presentes no evento;
-> Finalizar o ano com um evento marcante para todos.

Maiara Kohlrausch disse...

1. Identificação
Nome do cursista
Maiara Kohlrausch


Nome da Escola: E.M.E.F. Dom Pedro II
Série: 1º ano Número de alunos: 7
Professores envolvidos:
Maiara Kohlrausch

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
O passeio do Dinomir.


4. Objetivo (s)

Oportunizar aos alunos momentos lúdicos de trocas de saberes e de busca ao aprendizado da leitura e da escrita, fazendo com que os mesmos percebam a importância de conhecer o entorno de onde vivem, através de passeios culturais, com isso valorizando o patrimônio histórico do município. Tornando-os capazes de relacionar a expressão oral à expressão escrita.

Sandra Regina Ritzel de Macedo disse...

Identificação
Nome do cursista: Sandra Regina Ritzel de Macedo
Nome da Escola: EMEI Igrejinhense
Professores envolvidos: Sandra, Celia, Fernanda.
Tema da proposta, nome do projeto: Datas Comemorativas.


OBJETIVO:Proporcionar aos alunos maior conhecimento sobre as datas comemorativas, seus significados e sua importância em nossa cultura.

Célia Soares disse...

Identificação
Nome do cursista: Cèlia Soares
Nome da Escola: EMEI Igrejinhense
Série Maternal ll N. de alunos 26
Professores envolvidos: Célia, Sandra, Fernanda
Tema da proposta, nome do projeto: Datas comemorativas.
OBJETIVO: Proporcionar aos alunos maior conhecimento sobre as datas comemorativas, seus significados e sua importância em nossa cultura.



omemorativas.

Júlia Alves e Luana Dambrós disse...

1. NOME DOS CURSISTAS; Júlia Estefani Alves e Luana Dambrós.
Nome da Escola: EMEI Igrejinhense
Série: Pré Escola N. de alunos: 26
Professores envolvidos: Luana, Júlia, Evani.
2. Tema: Natal mágico das crianças
4. Entender o verdadeiro sentido do Natal; Trabal har sentimentos e valores; Desenvolver a criatividade através do lúdico; Vivenciar um evento natalina onde esteja integrado com toda a comunidade escolar.

Joceli Hartz disse...

1.Nome do cursista:
2.Nome da escola;EMEI Arco-Iris
Série:Berçário,número de alunos:16
Professores envolvidas:Joceli,Alice,Juliana,Bruna,Daniela.
2Problemática a ser estudada/Definição do tema.O que cantamos ,o que ouvimos, o que produzimos.
3 Justificativa:Justifica-se a escolha do Projeto por observar o grande interesse das crianças em produzir sons com qualquer brinquedo que estejam brincando e também com o corpo.
Pelo interesse de cantar, dançar,fazer os gestos das musicas,produção dos sons dos personagens das histórias, bem como o desenvolvimento da expressão oral da criança.
Objetivo:Ouvir produzir e descriminar diferentes sons e gêneros musicais.

TATIANA TRAMONTIN disse...

Nome do cursista: Tatiana Tramontin
Nome da escola: EMEF Princesa Isabel
Série: Pré-escola / Turma 031.
Número de alunos: 25 alunos.
Professores envolvidos: Tatiana, Nilza e Andreza.

Problemática a ser estudada/ definição do tema: APRENDENDO COM AS CANTIGAS!

Objetivo: Valorizar a cultura infantil através das cantigas oportunizando momentos lúdicos e significativos de aprendizagem, desenvolvendo o corpo como um todo e com cada uma de suas partes.

Justificativa: As crianças em idade pré-escolar desenvolvem seus aspectos físicos, cognitivos, sociais e motores dentro de uma prática pedagógica sócio-construtivista. Ao mesmo tempo em que elas estão brincando elas também estão aprendendo e se desenvolvendo. A turma 031 da E.M.E.F. Princesa Isabel demonstra grande interesse na música, adoram cantar e dançar. Durante o momento da brincadeira livre os meninos criam coreografias e montam apresentações para os demais colegas. As meninas adoram cantam durante a realização das tarefas. Na hora do recreio fazem sua apresentação em cima do palco, usando a corda de pular como microfone com fio. Porém em meio a globalização, as crianças estão aprendendo com mais intensidade músicas vulgares, consideradas inadequadas para o seu desenvolvimento sadio.
O projeto “Aprendendo com as cantigas” vem ao encontro de necessidade de valorizar o universo infantil de modo que cada criança possa desenvolver o seu todo, com suas especificidades, seus interesses, seus sentimentos, além de que a música, por ser algo que as crianças gostam muito, acaba fazendo ligações com conhecimentos prévios já adquiridos pelas crianças.
Segundo Jean Piaget (1896 – 1980), educar é “provocar a atividade”, isto é, estimular a procura do conhecimento. E através do projeto “Aprendendo com as cantigas” é que buscaremos o conhecimento através da valorização das cantigas infantis.
A valorização da cultura infantil permeará o projeto de modo em que ao mesmo tempo que as crianças estão cantando elas também possam estar se desenvolvendo dentro dos seus mais variados aspectos: linguístico, visomotor, social, pensamento lógico matemático, atividades motoras, artes plásticas, além da imaginação e fantasia.

Jaqueline disse...

1- Nome: Jaqueline Aparecida Machado Venson
- Escola: E.M.E.F. Vila Nova
- Série: 9º ano
- Nº de alunos: 22 alunos
- Professores envolvidos: Jaqueline, Valter e Katiane

2- Tema: Cidadania
- Problemática: De que maneira o voto pode proporcionar um real exercício da cidadania para o povo brasileiro?
Nome do projeto: Ditadura X Democracia

4- Objetivo: Demonstrar a relação entre o exercício da cidadania e o processo eleitoral, conscientizando os alunos da importância que o voto tem e sua influência na vida de todos nós.

DANIELA SANTOS disse...

1 IDENTIFICAÇÃO
NOME DO CURSISTA: DANIELA SILVANA DOS SANTOS
SÉRIE: MATERNAL
PROFESSORA:DANIELA
2 PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA/DEFINIÇÃO DO TEMA
CONHECENDO O MUNDINHO DOS ANIMAIS
4 OBJETIVOS
CONHECER MELHOR O MUNDINHO DOS ANIMAIS BEM COMO SEU MODO DE VIDA,
APRENDER A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE
IDENTIFICAR SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE OS ANIMAIS

Simone Souza disse...

1- Nome do cursista: Simone Cardoso de Souza
E.M.E.F. Dom Pedro II
Série: 4º ano
Professores envolvidos: Simone Souza

2- Problemática a ser estudada/ tema: Nossa alimentação.

4- Objetivo: Proporcionar aos alunos momentos de aprendizagem sobre os alimentos que são produzidos em
suas casas comparando-os com aqueles que são comprados no supermercado, bem como o processo de produção e
industrialização dos mesmos e a necessidade que cada família envolvida tem de utilizar este meio de consumo.

Luana K. Bonatto disse...

1. Identificação
Nome do cursista

Luana Karina Bonatto

Nome da Escola: Centro Municipal de Atividades Educacionais Aprender – CEMAE APRENDER
Série: 1º ao 7º ano – 6 a 12 anos
Número de alunos: 270 alunos aproximadamente
Professores envolvidos:
Todos do projeto Cemae (Professores, equipe administrativa, pedagógica e funcionários em geral).

2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
TEMA: INTEGRAÇÃO SOCIAL EDUCATIVA
PROJETO: BOAS AÇÕES (ASSEMBLÉIAS)
QUESTÃO NORTEADORA: Como as diferentes áreas podem promover no sujeito a integração social educativa?

4. Objetivo (s)
*Proporcionar um momento de socialização e crescimento de sujeitos no que diz respeito a SER e CONVIVER.
*Estimular práticas positivas no dia-a-dia do sujeito, enfatizando o bem que as mesmas proporcionam na vida de todos.
*Cuidado e respeito com o meio em que vivem. (Questões ambientais).
*Refletir sobre os diferentes tipos de comportamento e as conseqüências que os mesmos podem ter na vida de todos.
*Internalizar os conceitos dos diferentes valores para que os mesmos sejam aplicados no cotidiano do sujeito refletindo em bom convívio em sociedade.
* Desenvolver uma postura crítica e consciente no sujeito a partir das assembléias.

Marli disse...

Nome: Marli Antunes Ribeiro
Nome da Escola: EMEI Vovô Ritter
Série: Berçário Nº De Alunos: 13
Professores envolvidos: Ana, Claudia, Stephanie, Sandi.
Definição do tema: Dançando, cantando e aprendendo.
Objetivos:
*Promover a partir da dança, a integração das crianças, desenvolvendo seus movimentos corporais.

Elisabete disse...

Nome: Maria Elisabete Ventura da Silva
Nome da Escola: EMEI Vovô Ritter
Série: Jardim Nº De Alunos: 25
Professores Envolvidos: Bruna, Tais.
Definição do tema: Conhecendo Melhor o Trânsito.
Objetivos:
*Ampliar o conhecimento sobre algumas placas de trânsito.
*Estimular a consciência dos pais ao transportar as crianças nas cadeirinhas e banquinhos, nos carros e bicicletas.

Marcia disse...

1 IDENTIFICAÇÃO
NOME DO CURSISTA: Marcia da Silva Scheffer
SÉRIE: Jardim
PROFESSORA:Marcia
2 PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA/DEFINIÇÃO DO TEMA
Descobrindo a Primavera;
4 OBJETIVO Geral:
Desenvolver atividades de descobrimento, sensibilizando para as mudanças que a Primavera
proporciona;
-Identificar as quatro estações;
-Perceber as mudanças ocorridas com a Primavera;
-Valorizar nossas belezas;
-Sensibilizar-se para o cuidado com os seres vivos;
-Aprimorar a expressão artística, a motricidade fina e ampla;
-Desenvolver a linguagem oral e escrita;
-Valorizar a autonomia do aluno;

Sandra Regina Ritzel de Macedo, Célia Soares e Fernanda Isabel da Silva disse...

Roteiro proposta do projeto

IDENTIFICAÇÃO

Nome do cursista: Sandra Regina Ritzel de Macedo
Célia Soares
Fernanda Isabel da Silva
Nome da escola: E.M.E.I Igrejinhense
Série: Maternal ll Número de alunos: 26

Professores envolvidos: Sandra, Célia, Fernanda




2- Problemática a ser estudada/Definição do tema./ Nome da proposta/ Nome do projeto, temática.


3- Justificativa:
Problema questão a ser resolvida/Investigada.
Porque em dias de sol tem lua?
O tema está sendo proposto através da curiosidade das crianças.
Nos dias de sol quando vamos passear, a professora convida os alunos à observar ao seu redor se tem sol,vento, se as folhas das arvores estão balançando, se faz calor ou se faz frio. E durante vários dias surgiram entre os alunos as mesmas perguntas, Professora se hoje tem sol, porque veio a lua? A lua não deveria aparecer somente quando está escuro? Então à partir destas curiosidades realizamos uma roda de conversa e juntos decidimos fazer um projeto sobre este assunto, para podermos explicar melhor aos alunos, através de pesquisas e observações para uma melhor compreensão deste planeta cheio de mistérios, mas para que nosso projeto se torne mais interessante, pediremos ajuda para a escola,os pais e parta a comunidade, para tentarmos descobrir coisas novas, temos certeza que assim despertaremos maior interesse de todos os envolvidos.
Segundo Vygotsky, tratando-se de uma metodologia centrada em problemas, o trabalho de projeto coloca-se na Zona de desenvolvimento proximal, convidando-a a trabalhar acima e adiante de suas possibilidades, tornando-se um eficaz andaime para o seu desenvolvimento, tomando como ponto de partida uma criança que é ativa cheia de capacidades, criadora de sentido para sua existência, capaz de posturas de cidadania e gente ativa a transformação da sociedade.



4- Objetivos:
- Utilizar o corpo como meio de comunicação e de expressão;
- Aprimorar os órgãos do sentido, audição e visão;
- Desenvolver capacidade de pensar e expressar ideias;
- Coletar dados a fim de transmitir informações, pesquisas e notícias;


5- Hipótese e certezas dos alunos
Riquelme: O céu tem lua e estrelas. João Pedro: cada vez que olho para o céu vejo o Batman. Willian Enrique: A lua fica lá no céu é uma bola bem grande. Antonia: O sol ilumina as pessoas, os animais e os dinossauros.

Willian Guilherme: Porque chove muito forte? Thiago: como é que a lua não cai lá do céu? Giovana: porque tem sol e depois fica escuro e vem a chuva? Maria Eduarda: porque o sol brilha? Agatha: qual é a cor da lua? O céu fica grudado na lua? Rafaela: porque quando vem o sol fica calor?


6- Conteúdos
Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço meio, da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, correr e saltar.
Linguagem oral e escrita.
Fenômenos da natureza, dia e noite.
Conhecimentos do mundo.
Participação em situação de leitura de diferentes gêneros pelos adultos, contos, poemas, materiais impressos como livros, revistas de histórias em quadrinhos.
Exploração de diferentes objetos de suas capacidades, relações simples de causa e efeito.
Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Utilização da contagem oral, noções de quantidade, de tempo e espaço, grande, pequeno, forte, fraco, dentro e fora.
Quente e frio.
Exploração e manipulação de materiais como, lápis, pincel e diferentes texturas e cores.
Observação e identificação de imagens diversas.


7- Área do conhecimento:
Movimento
Artes visuais
Linguagem oral e escrita
Natureza e sociedade
Matemática
Música.

Adriana M. Benites disse...

1-Nome do cursista: Adriana M.Benites
Nome da Escola: EMEI VOVÔ RITTER
Turma: Maternal Números de alunos: 22
Professores envolvidos: Ana,Luciane,Jéssica, Vanize

2-Definição do tema: Repertório infantil
ficção ou realidade?

3-Objetivos
-Relacionar-se adequadamente com os colegas da turma.
-Vivenciar Noções espaciais,bem como construir hipóteses sobre cores,formas,tamanhos e peso.
-Expressar-se verbalmente de forma adequada em diferentes situações.
-Utilizar diferentes materiais,propostos durante o projeto.
-Interpretar e dramatizar canções que serão apresentadas durante as aulas.
-Expressar-se utilizando o corpo.

Estella Mallmann disse...

ROTEIRO DE PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome da Cursista: Estella Mallmann
Nome da Escola: EMEF Anita Garibaldi
Série: 6º, 7º, 8º e 9º ano Número de alunos:110
Professores envolvidos: Estella(Artes) e Natália(Ciências)

2.Problemática a ser estudada / Definição do Tema
É possível, alguém que não é artista, fazer Arte utilizando somente sucatas como matéria-prima?

4. Objetivo(s)
Criar responsabilidade social e ecológica em conteúdos curriculares.
Utilização de sucatas não só na reciclagem, mas como material principal de Arte.

Asseli Teixeira disse...

Nome da cursista: Asseli Teixeira
Nome da Escola: E.M.E.F. Vila Nova
Série: 5 ano


Definição do tema:

Cultivo do solo-Origem e consumo de produtos agrícolas.

Objetivos:

_ Compreender a formação e a a exploração do solo;
-Relacionar o processo de cultivo, produção, conservação e comercialização dos produtos agrícolas;
_Comparar preços, considerando diferentes fatores de acréscimo de valores;
_Identificar a regionalização dos locais de origem dos produtos agrícolas no estado do Rio Grande do Sul, fazendo a transposição local e global e vice-versa;
_ Reconhecer através de fatos históricos, informações culturais e ambientais a origem desses produtos no estado do Rio Grande do Sul;
_ Explorar diferentes gêneros textuais (instrucionais, informativo, etc.)

julia disse...

1. Identificação
Nome do cursista

Julia Estefani Alves
Nome da Escola:  Escola Municipal de Educação Infantil Igrejinhense
Série:      Jardim III                                                    Número de alunos:  25
Professores envolvidos: Educadora Auxiliar: Claudete Pedroso

           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
O Fantástico Mundo da Imaginação.
4. objetivos
* Permitir que os alunos tenham contato com o mundo imaginário de uma maneira lúdica e prazerosa, onde possa expor seus medos e prazeres vivenciando e participando de novas descobertas.

Marcia Scheffer disse...

1 IDENTIFICAÇÃO
NOME DO CURSISTA: Marcia da Silva Scheffer
SÉRIE: Jardim
PROFESSORA:Marcia
2 PROBLEMÁTICA A SER ESTUDADA/DEFINIÇÃO DO TEMA: Meu Mundinho
4 OBJETIVO Geral:
Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas , imaginando soluções para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias;
-Valorizar nossas belezas;
-Sensibilizar-se para o cuidado com os seres vivos;
-Aprimorar a expressão artística, a motricidade fina e ampla;
-Desenvolver a linguagem oral e escrita;
-Valorizar a autonomia do aluno;

Postar um comentário