Pages

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Atividade à distância 02 - Projetos


A maior vantagem competitiva é a habilidade de aprender


 O sul-africano Seymour Papert é um dos maiores visionários do uso da tecnologia na educação. Em plena década de 1960, ele já dizia que toda criança deveria ter um computador em sala de aula. Na época, suas teorias pareciam ficção científica. Entre 1967 e 1968, desenvolveu uma linguagem de programação totalmente voltada para a educação, o Logo. Mas a comunidade pedagógica só passou a incorporar as idéias de Papert a partir de 1980, quando ele lançou o livro Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas – no qual mostrava caminhos para utilização das máquinas no ensino.
Leia mais... 

Assista o vídeo com uma conversa entre Seymour Papert e Paulo Freire sobre a escola, aprendizagem, tecnologia, cultura e conhecimento.

http://www.youtube.com/watch?v=bPVweGFj_q8

Com base na leitura e no vídeo poste um tópico sobre a evolução do uso da tecnologia na sala de aula, tendo como referência sua escola...
 

26 comentários:

Simone Souza disse...

Assistindo o vídeo podemos perceber o quanto a pedagogia de Paulo Freire vem ao encontro de tudo o que estamos estudando em relação ao novo referencial curricular, quando diz que sua pedagogia está contrária a ideia da quantidade de conhecimento e que importante sim é a qualidade deste conhecimento. A tecnologia por sua vez, vem acrescentar nesta qualidade como um recurso "hoje" indispensável, já que podemos contruir muito conhecimento através da ampla diversidade de pesquisa possível com os meios tecnológicos, bem como a realização de atividades que despertam interesse e motivação nos alunos em responder perguntas e resolver problemas, é quando podemos destacar a frase dita por Paulo Freire, de que sua pedagogia é a pedagogia da pergunta, da curiosidade...

Daniela disse...

Testando...

Tatiana Tramontin disse...

Acredito que a tecnologia é uma ferramenta na ampliação dos conhecimentos. Atualmente, nossas escolas estão equipadas com Laboratórios de Informática, mídias, entre várias outras tecnologias, as quais auxiliam nos processos de instigação da curiosidade, busca e investigação. Porém a escola não se baseia somente no uso da tecnologia, como defende Paulo Freire, ela se estrutura em uma pedagogia centrada nos processos de ensino aprendizagem, na busca social, cultural, histórico, ambiental.

Maiara Kohlrausch disse...

Sabemos que em determinada época a aprendizagem era considerada um "DOM", mais tarde passou-se a acreditar que os alunos iam para as escolas sem nenhum tipo de conhecimento, logo os professores "despejavam" conteúdos em seu alunos, como se abrissem gavetas e as enchessem. Hoje sabemos que o aluno constroe seu conhecimento de maneira ativa, construindo e reconstruindo conceitos, envolvendo-se com o meio e com as pessoas nele inseridas.Acredito que a tecnologia vem acrescentar neste processo, pois através dela o conhecimento se apresenta mais acessível e atraente aos alunos. Com isso, penso que nós professores, temos um papel fundamental neste processo, oportunizando aos alunos desafios que os levem a compreender como toda essa tecnologia pode acrescentar na construção do conhecimento. Acredito também que devemos usar desta tecnologia para despertar em nossos alunos o desejo, de sempre querer saber mais. Percebo certa resistência de muitos de nós professores, em desfrutar desta tecnologia como caminho para aprendizagem,penso que por receio do aluno estar mais preparado que nós para tais atividades, mas como relatou Papert nós também precisamos aprender a não dar respostas certas ou erradas, mas sim a solucionar problemas.

Luana K. Bonatto disse...

A tecnologia se faz fortemente presente no meio escolar. Seja ela através do rádio, DVD, máquina fotográfica, data show, computador etc....Essas ferramentas passaram a fazer parte do processo de ensino aprendizagem. O professor que é aberto a novas práticas, passou a introduzir nos seus planos/projetos ferramentas tecnológicas de apoio. Precisamos oportunizar aos nossos alunos o contato com esses meios, pois isso faz parte do ensinar o aluno a viver no mundo. Esse mundo que hoje é tão informatizado. Os alunos tem o direito e precisam estar preparados. Quando Paulo Freire diz ser por uma pedagogia da curiosidade, da pergunta e não da resposta, cabe ao professor dentro da sua prática estimular o sujeito a isso.

DENISE disse...

A TECNOLOGIA É UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL NOS DIAS DE HOJE E CABE AO PROFESSOR ESTAR ATUALIZADO PARA SABER UTILIZAR AS MESMAS COMO UMA POSSIBILIDADE A MAIS PARA COMPLEMENTAR SUAS AULASPARA ISO AS ESCOLAS PRESISAM OFERECER POSSIBLILDADES DE UTILIZAÇÃO DESSAS TECNOLOGIAS NÃO SÓ O COMPUTADOR.

DANI disse...

A TECNOLOGIA DEVE SER USADA COMO UMA FORMA EFICAZ DE APRENDIZAGEM,POIS ESTA CADA VEZ MAIS PRESENTE EM NOSSO COTIDIANO ESCOLAR.O PROFESSOR DEVE ABRIR SEU LEQUE PARA PODER PROPORCIONAR A SEUS ALUNOS CADA VEZ MAIS AULAS ONDE A TECNOLOGIA FAÇA-SE PRESENTE COMO ALGO DE SUMA IMPORTÂNCIA.EM MINHAS AULAS PROCURO PROPORCIONAR MOMENTOS ONDE OS ALUNOS POSSAM EXPLORAR DIFERENTES FORMAS DE TECNOLOGIA.

Jaqueline Venson disse...

As tecnologias estão nas escolas há muito tempo, desde um simples quadro negro e giz, até o rádio, tv, data show, tudo é tecnologia no cotidiano escolar. Mas a tecnologia ao longo da história cresceu com grande rapidez e a escola não conseguiu acompanhar esta modernização. Hoje temos laboratório de informática, mas que ainda é muito utilizado apenas como fonte de pesquisa. Segundo Seymour Papert o aluno que a escola deve desenvolver é o construtor do conhecimento, o que precisa de desafio, que necessita de habilidades. Habilidades estas para aprender, para solucionar problemas. Portanto Seymour Papert e Paulo Freire se completam quando propõe a pedagogia da pergunta e não a da resposta, que desenvolva a busca, a curiosidade e a investigação nos alunos.

Lucimara disse...

Ao ver esse vídeo podemos perceber que a pedagogia de paulo freire está ligada aos estudos do novo referencial currícular.A tecnologia é indispensável nos dias de hoje e cabe a nós professores nos ATUALIZAR PARA SABERMOS USAR DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL e nossas aulas.

Adriana Mendes Benites disse...

Ao assistir esse vídeo observei que tanto Paulo Freire como Papert falam de um novo método de ensino. Eles em seus comentários traz uma educação em que o aluno deve fazer parte de seu aprendizado e que o professor deve ser um incentivador e não aquele que apenas apresenta o conteúdo. A tecnologia já está presente nas escolas e sabemos que ela nos dias atuais são indispensáveis. Cabe a nós enquanto professores, nos atualizar para utilizar essa tecnologia da melhor maneira possível, possibilitando aos educandos um aprendizado significativo.

Elisabete Vovô Ritter disse...

Com o vídeo observei que Paulo Freire e Papert aprovam um novo método de ensino em sala de aula que é a aula virtual, que a tecnologia está presente em nosso dia a dia, incentivando a ter um novo aprendizado através dessa ferramenta.

turma142 disse...

Penso na realidade cotidiana de grande parte das escolas públicas do Brasil que ainda sofrem de males consideráveis. Invariavelmente, são escolas que servem a comunidades carentes que nem sempre as consideram como suas e que não dispõem do recurso tecnológico mais fundamental que é uma biblioteca razoável. Penso, também, que são os professores e professoras que desenvolvem formas criativas de ensinar e de educar, construídas dentro das limitações e das condições existentes. Nesse contexto, devemos ter o cuidado para não aderirmos ao modismo pelo discurso das maravilhas dessas novas tecnologias na educação. Essas ferramentas tecnológicas como o rádio, filme, TV, computador são ferramentas úteis que auxiliam o professor/professora no processo de ensino/aprendizagem em sala de aula. No entanto, devemos ter o cuidado de não querer transformar o professor/professora num simples objeto antiquado. Nelson

Sandra R. Ritzel de Macedo disse...

A tecnologia faz parte dos tempos atuais, sendo peça chave da informação, mas temos que tomar cuidados ao utilizá-la, para que ela possa acrescentar e estimular a curiosidade dos alunos, fazendo com que haja buscas não só de respostas, mas também de perguntas estimulando a curiosidade e o interesse. com esses cuidados faremos da tecnologia uma grande aliada da aprendizagem.

MARLI RIBEIRO disse...

AO VER O VÍDEO OBSERVEI QUE TANTO PAULO FREIRE COMO PAPERT FALAM SOBRE UM NOVO MÉTODO DE ENSINO. ELES TRAZEM COMENTÁRIOS QUE O PROFESSOR DEVE SER UM INCENTIVADOR. QUE A TECNOLOGIA DEVE SER USADA COMO FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO. EM NOSSA ESCOLINHA TEMOS DIVERSOS MEIOS DE TECNOLOGIA RÁDIO, DVD, COMPUTADORES, MÁQUINA FOTOGRÁFICA, RETRO PROJETOR.

Marcia Scheffer disse...

Cada vez mais fica indispensável o uso da tecnologia em nossas aulas, pois é uma ferramenta atrativa e estimulante aos nossos alunos, por ser tão falada e visualizada em vários momentos da vida cotidiana, e cada vez mais faz parte das atividades das familias. Assim,a escola deve aproveitar desses recursos, em minha prática procuro utilizar de alguns que são de meu alcance, como maquina fotográfica, computador, rádio,dvd, data schow (quando póssivel);

estella mallmann disse...

Observei que Papert sempre incentivou o uso da tecnologia. Foi uma jogada de mestre... fazer com que os alunos utilizassem a tecnologia não só como diversão, mas como instrumento de aprendizagem. De nada adianta falar em mudanças na educação se nós professores também não nos adaptarmos aos novos tempos e tecnologias. Com aulas somente com quadro negro e giz, não conseguimos manter os alunos atentos: eles sempre querem mais e mais novidades. As mudanças e transformações tecnológicas na área da educação foram pressionadas pelos alunos e pela sociedade, fazendo com muitas vezes os professores saiam da sua zona de conforto precisando mais uma vez se tornar um aluno aprendiz.

Joceli Hartz disse...

A tecnologia deve ser usada para auxiliar o professor.E sempre que possível deixar que as crianças tenham contato com o computador, mas sempre orientada por um professor ou adulto. Nota-se que muitos alunos ainda não sabem usar o computador para pesquisar. Com certeza sabendo usar a tecnologia é um ótimo aliado na educação.

Sandra Gomes disse...

Cada dia que passa nota-se que as crianças estão em contatos com o conputador, e o professor tem o papel de tornar as aulas prazeirosas com o uso da tecnologia.

Ândrei Lorenz disse...

O desafio de tornar o educando um curioso, um pensador deve ser a principal maneira de utilizar a tecnologia. Hoje os meios que possuímos possibilitam uma maneira extremamente ágil e de fácil acesso à quase totalidade de conhecimento. O Educador deve, de alguma maneira, instigar os alunos a procurar, pesquisar e absorver a maior quantidade possível de conhecimento. Acredito também que a diversão com o uso da tecnologia seja uma maneira de aprendizado.

Adriana da Silva disse...

Nota-se que com o passar do tempo a tecnologia é cada vez mais importante e essencial para nós e nossos alunos, pois a tecnologia tem muitos pontos positivos para o crescimento de cada um e cada vez mais está sendo usada e fazendo com que os pequenos ja aproveitem essa tecnologia.
E isso é muito bom, pois nós faz crescer como mundo.Seria tão bom se todos pudesse ter a tecnologia tão perto.

Célia Soares disse...

A tecnologia nas escolas possibilita aos alunos uma nova forma de aprendizado, pois é um meio onde o aluno pode realizar pesquisas, buscar diferentes informações que vão auxiliar em seu desenvolvimento, desta forma acredito que em nossa escola o uso dessas diferentes tecnologias tenha atraído o interesse das crianças em fazer novas descobertas.

Luana Dambrós disse...

Com as mudanças que a sociedade vem passando em geral, as escolas estão deixando de ser um lugar onde o professor somente informa o que a criança precisa saber. E com a ajuda das tecnologias o ensino vem se tornando cada vez melhor. O uso do computador para manuseio das crianças, televisão, dvd e radio nas salas de aula é um ganho e um avanço na área da educação.

Júlia Alves disse...

Atualmente a tecnologia vem se fazendo muito presente em nossas escolas, e sem duvida auxiliam muito no processo de desenvolvimento e aprendizagem dos alunos, pois são meios que possibilitam novas descobertas e vivencias, onde o aluno pode utilizá-la como uma ferramenta para explorar diferentes situações que auxiliam para a construção de novos conhecimentos.

fernanda leivas disse...

na escola em que atuo, contamos com computadores, retroprojetores, radios, televisores, dvd's e maquinas fotográficas ou seja temos muitos recursos técnologicos para nos auxiliar no processo de ensino.
Devemos nos aprimorar para utilizarmos adequadamente essas ferramentas para que nossos alunos não busquem respostas prontas...

Joedson disse...

A tecnologia, bem como o uso de computadores, tem sido uma das principais ferramentas que as crianças tem presenciado no momento, através dela o aluno tem a possibilidade de interagir com os assuntos que são explanados em sala de aula, Paulo Freire diz que " é um absurdo querer analisar o ensino pela quantidade"...mas que deve ter qualidade no ensino, ainda afirma que deve haver um diálogo entre o educador e o educando, a fim de aproximar os alunos do cotidiano dos professores,para que eles não tenham medo de expor suas dúvidas, criando assim um relacionamento saudável entre os mesmos, pois as crianças devem ser conscientizadas do que vão fazer na escola, estar lá para aprender, perguntar, sanar suas curiosidades, pois Freire defende a ideia sobre a pedagogia da curiosidade, da pergunta e não da resposta. É isso que precisamos para o presente e futuro da nossa nação, crianças que realmente queiram aprender.

Asseli Teixeira Santos disse...

Na minha opinião, a tecnologia vem sendo introduzida aos poucos no ambiente escolar, pois, muito mais rápido foi o acesso dos educandos as novas mídias fora dos portões da escola. No entanto pra ela ser usada como um recurso de ensino tem sido necessário uma sistematização organizacional do seu uso. Tal organização demanda de uma maior "intimidade" dos educadores com os recursos oferecidos, assim como um contato estreito com os educandos que já nasceram na "era das tecnologias", havendo assim o aproveitamento dos saberes informais que já construíram á serviço da aprendizagem objetiva.

Postar um comentário