Pages

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Projeto Pessoal e Profissional

Neste primeiro eixo do curso Elaboração de Projetos vamos estudar o conceito de projeto, fazendo um resgate histórico para conhecer suas características metodológicas e suas implicações nos processos de ensino e aprendizagem, principalmente quando se integra o uso das tecnologias e mídias. Mas, o que é projeto? É uma construção própria do ser humano que busca uma nova situação para satisfazer seus sonhos, seus ideais ou mesmo para responder às suas indagações no sentido de melhor compreendê-las. Desenvolver projetos envolve antever ações necessárias para transformar uma problemática em uma situação desejada.


“....entende-se por projeto um modo de agir do ser humano que define quem ele pretende ser e como se lançar em busca de metas” (MACHADO, 2000).


Leia o texto a seguir e faça um relato sobre seus projetos profissionais e compartilhe com seus colegas:


25 comentários:

Luana K. Bonatto disse...

O ser humano precisa sempre ser impulsionado por algo que deseja, procura ou busca.Projetos, planos e objetivos nos movem todos os dias. Atualmente meu foco está na conclusão da faculdade no segundo semestre de 2011. Planejo iniciar um pós em 2012 e continuar exercendo a minha profissão, que me proporciona todos os dias algo diferente,novas aprendizagens e trocas.

Maiara Kohlrausch disse...

Tenho como projeto profissional, iniciar um pós em psicopedagogia em 2012 e após a sua conclusão pretendo recomeçar minha graduação em psicologia.

SANDRA GOMES disse...

TODO SER HUMANO SEMPRE TEM UM PROJETO PARA SUA VIDA, EU ATUALMENTE TENHO COMO PROJETO PROFISSIONAL TERMINAR MINHA FACULDADE DE ARTES PLÁSTICAS E FUTURAMENTE ATUAR NA MINHA ÁREA.

Ândrei Lorenz disse...

O projeto de uma vida não é fácil de se planejar, acontecem coisas que não estavam nos planos, portanto diversas vezes em nossa jornada o projeto deve ser alterado. Em termos profissionais tenho imensa vontade de trabalhar com adolescentes ensinando a parte técnica de reparos e montagens de computadores. Enquanto isso não chega, continuo muito empolgado nas aulas ministradas no CEMAE Aprender.

Adriana da Silva disse...

Projeto de vida é algo que devesmo pensar bem, para que tudo aconteça como haviamos planejado.
Assim é em nossa vida, ás vezes ocorrem imprevistos, devemos usar estes imprevistos a nosso favor em nosso projeto, fazendo com que se torne cada vez melhor.
Neste ano meu projeto de vida é concluir o magistério.

Daniela dos Santos disse...

Um projeto de vida deve ser bem planejado e elaborado, mas não podemos esquecer que ás vezes encontramos em nosso caminho obtáculos que devem ser vistos como um aprendizado para a nossa vida.
Meu projeto de vida no momento é retomar a faculdade de pedagogia e assim seguir em minha jornada de aprendizagem e conhecimento.

Jaqueline Venson disse...

Refletir sobre projetos profissionais é como projetar-se para frente, para o futuro, tendo como foco uma meta a ser alcançada, mas temos que ter consciência que nem sempre tudo ocorre como o previsto. Sendo assim, tenho como meu projeto profissional cursar um mestrado ligado à História ou à Educação.

LUCIMARA disse...

Devemos estar sempre em busca de novos projetos para o futuro e nos preparar para novas oportunidades na vida.Estou concluindo um projeto que é concluir Pedagogia esse ano.

Simone Souza disse...

Pensar em projeto profissional sempre traz também mais estudo e conhecimento. Por isso, estou iniciando o curso de pós graduação em língua portuguesa e pretendo atuar em minha área, já que atualmente tenho os anos iniciais.

Sandra R. Ritzel de Macedo disse...

Na vida o que nos move são os projetos, só com projetos alcançaremos os objetivos que desejamos, mesmo que muitas vezes temos que mudá-los, pois imprevistos acontecem. Meu projeto no momento é me formar em pedagogia, fazer o estágio do magistério,continuar estudando sempre e trabalhando com crianças.

JOCELI HARTZ disse...

MEU PROJETO NO MOMENTO É RETOMAR MINHA FACULDADE DE PEDAGOGIA.

turma142 disse...

...parece que um bom projeto hoje é realizar bem aquilo que assumimos compromisso para fazer. Esse é o projeto que procuro executar diariamente.
Abçs a todos os participantes do curso.

Anônimo disse...

Marcia Scheffer
Tenho alguns projetos para minha vida, busco alcança-las com determinação e empenho,mas não me abalo se o destino acabar por mudá-los, pois tenho a certeza que a vida nos dirige para o caminho certo...
Mas, um dos meus projetos, é iniciar um pós em educação...

Marcia Scheffer disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcia Scheffer disse...

Tenho vários projetos profissionais, e iniciar um pós em educação é um deles...

Anônimo disse...

Luana Dambros...

Tenho como projeto profissional terminar a minha faculdade de pedagogia, cursar o ano que vem o magistério e quando essas atividades estiverem prontas quero me especializar em uma pós gradução. Desejo também realizar concursos publicos estaduais e municipais.

Anônimo disse...

Pretendo continuar me especializando em Educação Infantil, me formar e ir sempre em busca de novos conhecimentos. Assim podendo me realizar profissionalmente e pessoalmente procurando sempre fazer o melhor por meus alunos.

Júlia Alves

Marli Ribeiro disse...

Tenho muitos projetos que me movem alguns já alcançados, outos a serem ainda. Um deles é retomar a minha faculdade. Um projeto de vida que tinha até o final do ano era engravidar, e já estou esperando meu filho ou filha, estou muito feliz, agora planejando a decoração, nomes...

Elisabete disse...

Eu pretendo continuar me aperfeiçoando na educação infantil buscando sempre novos conhecimentos para poder realizar-me profissionalmente na minha profissão.

Anônimo disse...

pretendo me formar em minha pós-graduação,reduzir minha carga horaria, e a partir de minha aposentadoria realizar trabalhos voluntarios como hora do conto em pediatrias, geriatrias, entre outros.
Celia Soares

Tatiana Tramontin disse...

Tenho como projeto profissional concluir a graduação em matemática e lecionar nesta área.

Adriana Mendes Benites disse...

Pretendo concluir a minha graduação em Letras e quem sabe depois uma pós-graduação na área. No momento não tenho certeza se vou lecionar nessa área.

Estella Mallmann disse...

Meu projeto para este ano é aprender a fazer uso das novas e velhas tecnologias e incorporá-las ao meu plenejamento e uso diário. Além de concluir o Curso de Elaboração de Projetos, pretendo me organizar financeiramente e comprar um Notebok para utilizar em minhas aulas.

fernanda leivas disse...

Meu projeto de vida é ver meus filhos criados sendo homens de bem sem preconceitos ou falsos moralismos, me formar esse ano no magistério, em breve pedagogia na FACCAT, e concluir o curso de elaboração de projetos.

Asseli Teixeira disse...

Meu plano profissional também é me adequar as novas tecnologias e aperfeiçoar e melhoraor o meu desempenho profissional.

Postar um comentário