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quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Encontro ProInfo Estadual em Igrejinha


Kátia e Daniela
Nos dias 17 e 18 de julho, foi realizada, na Câmara de Vereadores de Igrejinha, a segunda etapa da “Capacitação Estadual Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)”, que tem como objetivo geral capacitar os professores formadores dos Núcleos Tecnológicos Municipais do estado do Rio Grande do Sul para que possam multiplicar nas suas redes municipais esses cursos, de acordo com o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado do Ministério da Educação e Cultura. A capacitação é uma promoção da Undime/RS em parceria com os municípios de Igrejinha, Sapiranga, Erechim e Rio Grande.

Participaram da capacitação formadores e multiplicadores dos Núcleos de todo o Estado. Os NTMs são espaços disponibilizados pelos municípios onde o público tem acesso a cursos gratuitos de informática e inclusão digital. Atualmente, o estado conta com 42 municípios possuindo estes espaços, que enviaram seus representantes, totalizando 57 participantes presentes na capacitação. Nestes encontros, eles buscam identificar e compreender o potencial pedagógico das TICs no cotidiano escolar, planejar estratégias de ensino e aprendizagem e como utiliza-las na prática pedagógica com foco na aprendizagem dos alunos.

Nos dois dias do evento, ocorreram trocas de experiências, trabalhos em grupo e estudo de módulos de aprendizagem, além da palestra da professora doutora Viviane Esther Lorenz. A coordenação do curso estava sob responsabilidade de Daniela Schenkel, com apoio de Kátia Roberta Konrath, professoras da rede municipal de ensino do município de Igrejinha.

Nos dias 26 e 27 de outubro em Erechim e nos dias 07 e 08 dezembro em Rio Grande, acontecerá a terceira etapa desta capacitação que será o Curso de Elaboração de Projetos, que visa planejar e desenvolver um Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC), analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC e identificar as contribuições desta ao desenvolvimento de projetos de sala de aula e abordar o conceito de projeto a partir dos resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico.

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