Pages

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Modelo - Formação Projetos



ROTEIRO PROPOSTA DO PROJETO

1. Identificação
Nome do cursista




Nome da Escola: 
Série:                                                          Número de alunos: 
Professores envolvidos:

           
2. Problemática a ser estudada / Definição do Tema
Tema da proposta (nome do projeto, temática)



3. Justificativa
Problema/questão a ser resolvido/investigada (justificativa para o projeto – todo projeto surge de uma situação-problema ou algo que precisa ser investigado, melhorado.) Não se esqueça do embasamento teórico, fundamentado em qual teoria? quais teóricos falam deste problema? Valente, Moran, Paulo Freire, Piaget, Vygotsky? / Utilize citações de autores , internet...


4. Objetivo (s)

 (o que espera alcançar)


5. Conteúdos



6. Disciplinas envolvidas


7. Metodologia / Procedimentos / Cronograma



  1. Recursos a serem utilizados (tecnológicos ou não)

Mí­dias e tecnologias a serem utilizadas (internet, rádio, tv, ví­deo, revista/jornal, softwares?)

9. Registro do processo


10. Avaliação e Resultados esperados
(que tipo de avaliação? quais instrumentos serão utilizados? de que forma?)

11. Divulgação / Socialização do Projeto realizado
No  Blog da escola ,painéis, exposições dos trabalhos realizados  durante o projeto.


12. Referências Bibliográfica.
(autores, citações, internet)


3 comentários:

sandra gomes disse...

nome do cursista: Sandra Gomes Oliveira
Escola: EMEI Arco -Iris
Série: maternal Número de alunos:21
Professores envolvidos: Sandra Gomes
2.Tema: CANTAR E CANTAR E NÃO TER A VERGONHA DE SER UM ETERNO APRENDIZ
3.JUSTIFICATIVA:a música é uma linguagem que traduz em formas sonoras a capacidade de comunicar sensações, sentimentos e pensamentos por meio de organizações e relacionamentos eexpressivos entre o som e o silêncio.observando durante o dia a dia o grande apreço das crianças´por músicas , cantigas de roda e tudo que envolve som,percebeu-se a importância de oferecer às crianças mais oportunidades de viver a música.
Objetivo Geral: Promover a partir da música , a coordenação motora, o reconhecimento de diferentes sons, instrumentos e gêneros musicais. Dando-lhes oportunidades de expressar sensações, sentimentos e pensamentos, ampliando assim seu conhecimento de mundo.

Sandra Regina Ritzel de Macedo, Célia Soares e Fernanda Isabel da Silva disse...

Roteiro proposta do projeto

IDENTIFICAÇÃO

Nome do cursista: Sandra Regina Ritzel de Macedo
Célia Soares
Fernanda Isabel da Silva
Nome da escola: E.M.E.I Igrejinhense
Série: Maternal ll Número de alunos: 26

Professores envolvidos: Sandra, Célia, Fernanda




2- Problemática a ser estudada/Definição do tema./ Nome da proposta/ Nome do projeto, temática.


3- Justificativa:
Problema questão a ser resolvida/Investigada.
Porque em dias de sol tem lua?
O tema está sendo proposto através da curiosidade das crianças.
Nos dias de sol quando vamos passear, a professora convida os alunos à observar ao seu redor se tem sol,vento, se as folhas das arvores estão balançando, se faz calor ou se faz frio. E durante vários dias surgiram entre os alunos as mesmas perguntas, Professora se hoje tem sol, porque veio a lua? A lua não deveria aparecer somente quando está escuro? Então à partir destas curiosidades realizamos uma roda de conversa e juntos decidimos fazer um projeto sobre este assunto, para podermos explicar melhor aos alunos, através de pesquisas e observações para uma melhor compreensão deste planeta cheio de mistérios, mas para que nosso projeto se torne mais interessante, pediremos ajuda para a escola,os pais e parta a comunidade, para tentarmos descobrir coisas novas, temos certeza que assim despertaremos maior interesse de todos os envolvidos.
Segundo Vygotsky, tratando-se de uma metodologia centrada em problemas, o trabalho de projeto coloca-se na Zona de desenvolvimento proximal, convidando-a a trabalhar acima e adiante de suas possibilidades, tornando-se um eficaz andaime para o seu desenvolvimento, tomando como ponto de partida uma criança que é ativa cheia de capacidades, criadora de sentido para sua existência, capaz de posturas de cidadania e gente ativa a transformação da sociedade.



4- Objetivos:
- Utilizar o corpo como meio de comunicação e de expressão;
- Aprimorar os órgãos do sentido, audição e visão;
- Desenvolver capacidade de pensar e expressar ideias;
- Coletar dados a fim de transmitir informações, pesquisas e notícias;


5- Hipótese e certezas dos alunos
Riquelme: O céu tem lua e estrelas. João Pedro: cada vez que olho para o céu vejo o Batman. Willian Enrique: A lua fica lá no céu é uma bola bem grande. Antonia: O sol ilumina as pessoas, os animais e os dinossauros.

Willian Guilherme: Porque chove muito forte? Thiago: como é que a lua não cai lá do céu? Giovana: porque tem sol e depois fica escuro e vem a chuva? Maria Eduarda: porque o sol brilha? Agatha: qual é a cor da lua? O céu fica grudado na lua? Rafaela: porque quando vem o sol fica calor?


6- Conteúdos
Ampliação progressiva da destreza para deslocar-se no espaço meio, da possibilidade constante de arrastar-se, engatinhar, rolar, correr e saltar.
Linguagem oral e escrita.
Fenômenos da natureza, dia e noite.
Conhecimentos do mundo.
Participação em situação de leitura de diferentes gêneros pelos adultos, contos, poemas, materiais impressos como livros, revistas de histórias em quadrinhos.
Exploração de diferentes objetos de suas capacidades, relações simples de causa e efeito.
Conhecimento do próprio corpo por meio do uso e da exploração de suas habilidades físicas, motoras e perceptivas.
Utilização da contagem oral, noções de quantidade, de tempo e espaço, grande, pequeno, forte, fraco, dentro e fora.
Quente e frio.
Exploração e manipulação de materiais como, lápis, pincel e diferentes texturas e cores.
Observação e identificação de imagens diversas.


7- Área do conhecimento:
Movimento
Artes visuais
Linguagem oral e escrita
Natureza e sociedade
Matemática
Música.

ESTELLA MALLMANN disse...

ROTEIRO DE PROPOSTA DO PROJETO
1. Identificação
Nome do Cursista: Estella Lolila Ohlweiler Mallmann
Nome da Escola: EMEF Anita Garibaldi
Série: 6º, 7º, 8º e 9º ano Número de alunos:110
Professores envolvidos: Artes e Ciências.

2.Problemática a ser estudada / Definição do Tema
É possível, alguém que não é artista, fazer Arte utilizando somente sucatas como matéria-prima?

4. Objetivo(s)
Criar responsabilidade social e ecológica em conteúdos curriculares.
Utilização de sucatas não só na reciclagem, mas como material principal de Arte.

Postar um comentário