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terça-feira, 27 de março de 2012

Atividade à distância 02 - TICs

Para realizar esta atividade, faça a leitura de um dos Textos Básicos da Unidade 1 do material do Cursista:

 Página 60 a 80




Após a leitura, faça uma síntese deste texto e poste no blog.


O material está no CD que cada cursista recebeu no início do curso ou no link abaixo:




http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000011620.pdf


A postagem deverá ser feita até o próximo encontro.

20 comentários:

Taty Pereira disse...

Texto: Entrevista com Antonio Nóvoa - Matrizes Curriculares.
No primeiro questionamento sobre a complexidade de ser professor na atualidade ou no passado, Nóvoa coloca que ele acredita que a profissão docente sempre foi de grande complexidade mas que hoje em dia ele acreditar ser ainda mais complexa devido aos professores terem que lidar com diferentes saberes, com tecnologia, com a complexidade social. O segundo questionamento diz respeito sobre o papel da escola na Formação Continuada, Nóvoa defende que ela deve ter como polo de referencia as escolas, pois, dentro da realidade em que estão inseridos é que se pode decidir quais os melhores meios, métodos e formas para assegurar uma formação de qualidade, indo em buscas das soluções para os reais problemas a serem discutidos dentro de cada realidade.
Quanto as competências necessárias para a pratica do professor, ele destaca a competencia da: - Organização: O professor é um organizador de aprendizagem, de trabalho escolar de forma mais ampla via aos novos meios informáticos, novas realidades virtuais.
- Compreensão do conhecimento: Não basta deter o conhecimento para transmitir é preciso compreender o conhecimento, ser capaz de reorganizar, reelaborar e transpô-lo.
O próximo questionamento diz respeito ao professor pesquisador e reflexivo, Nóvoa diz que correspondem as correntes diferentes mas que querem dizer a mesma coisa. O professor pesquisadoré aquele que pesquisa e reflete sua prática. Destaco a ideia que ele passa ao dizer "professor indagador, que é um professor que assume a sua própria realidade escolar como um objeto de pesquisa, como um objeto de reflexão, como um objeto de análise" ainda, "Experiência, por si só, pode ser uma mera repetição, uma mera rotina, não é ela que é formadora. Formadora é a reflexão sobre essa experiência, ou a pesquisa sobre essa experiência.
Nóvoa responde a pergunta relacionada a contrapartida que o sistema deva oferecer aos professores em relação ao que se espera dos professores pela sociedade analisando que a escola é o reflexo da sociedade. Hoje existe um excesso de missões destinadados aos professores e as escolas. Ele escreve que as coisas que não se podem assegurar que existam na sociedade, tem se a tendência de projetá-las para dentro da escola, sobrecarregando a mesma e os seus professores. Cada vez mais a sociedade tem menos capacidade para fazer certas coisas, mais sobe as exigências para a escola.Ele afirma ainda que isso é absolutamente intolerável, criando dessa forma uma situação insustentável para o professor, submetendo-os a uma crítica pública a uma violência simbólica. O entrevistado acredita que os professores podem exigir duas coisas que são absolutamente essenciais:
- Calma e tranquilidade, pois é impossível trabalhar pedagógicamenter num local onde exista ruído, barulho, crítica e insinuação.
- Condições de dignidade profissional, refere-se a questões materiais, salário mais digno, formação, boas carreiras profissionais.
Nóvoa considera ainda que os professores nunca tiveram situações materiais e economicas muito boas, ,mas que tinham prestigio e dignidade social que acabavam contemplando algumas dessas deficiências. Uma das primeiras ações a serem realizadas para os professsores no novo milenio é que se organizem coletivamente como uma comunidade profissional e que invistão na formação continuada, adquirindo assim conhecimentos específicos. A última questão fala sobre os avanços na formação de professores na educação brasileira ele coloca que houve grandes avanços em relação ao ponto de vista da reflexão, mas ainda muito pouco em relação as praticas de formação de professores. Ou seja muito discurso e pouca prática.

EMEF João Martins Nunes disse...

TEXTO :A SOCIEDADE DA APRENDIZAGEM E O DESAFIO DE CONVERTER INFORMAÇÃO EM CONHECIMENTO
Juan Ignácio Pozo

Em tudo, de qualquer situação, podemos extrair alguma informação ou experiência que pode nos ajudar a ampliar o nosso conhecimento, para confirmar o que já sabemos, para rejeitar visões de mundo, para incorporar novos pontos de vista. Um dos grandes desafios para o educador é ajudar a tornar a informação significativa, a escolher as informações verdadeiramente importantes entre tantas possibilidades, a compreendê-las de forma cada vez mais abrangente e profunda e a torná-las parte do nosso referencial.
A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, ao computador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia. Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam.
Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, trazem novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. Colocar computadores nas escolas não quer dizer informatizar a educação, mas introduzir a informática como ferramenta de ensino dentro e fora da sala de aula isso sim se torna sinônimo de informatização da educação. Sabemos que a “chave de ouro” de uma verdadeira aprendizagem está na parceria (professor-aluno) e a construção do conhecimento nesses sujeitos interativos. Para haver um ensino significativo que abranja todos os educandos as aulas precisam ser participativas, interativas, envolventes, os alunos devem se tornar “agentes” da construção de seu próprio conhecimento, o professor por sua vez estará utilizando a tecnologia para dinamizar as aulas e orientar os alunos na construção do saber.
(Sonia Maria dos Santos)

Anônimo disse...

Resumo do texto Entrevista com Antonio Nóvoa- Matrizes Curriculares
Por LUCIANE KARPINSKI DE ALMEIDA
Antonio Nóvoa nos traz vários pontos a serem analisados quanto ao professor, sua formação, sua pesquisa e observação crítica de seu próprio trabalho; nos apresenta a escola como espaço de auxilio a esse professor e questiona a sociedade que exige do professor coisas que ela não tem.
Atualmente o professor precisa “lidar não só com alguns saberes, como era no passado, mas também com a tecnologia e com a complexidade social, o que não existia no passado(p64)”. Quer dizer, o professor contemporâneo precisa mesclar a escola do quadro negro e cadeiras enfileiradas com a escola da tecnologia, do computador, da internet, do celular; e isso não é uma tarefa nada fácil, pois por muitas vezes sobrecarrega o professor.
Para se conseguir melhores resultado Nóvoa afirma que o professor precisa analisar suas ações, refletir quanto aos resultados obtidos, pois só assim vai ter mais experiência. Para ser um bom professor, esse precisa ter duas principais competências: ser um organizador de aprendizagens e compreender o conhecimento para só assim poder auxiliar seus educandos na construção de seus conhecimentos.
Cabe à escola oferecer um ambiente agradável para que o educador possa realizar seu trabalho com sucesso: esse precisa ser calmo e tranquilo e dar dignidade ao profissional. Ainda, cabe à essa “criar lógicas de trabalho coletivo dentro das escolas, a partir das quais seja possível dar origem a uma atitude reflexiva da parte dos pro9fessores(p 66)”

Eunice disse...

A sociedade da aprendizagem e o desafio deconverter informação em conhecimento.
Informação x Conhecimento
Precisamos refletir sobre uma nova cultura do "aprender". Cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender.
Na sociedade do conhecimento o educador lida com saberes, tecnologia e a complexidade social.
Essa nova cultura de aprendizagem exige um novo perfil discente e docente, temos que aprender a conviver com a diversidade de perspectivas.
O professor não é mais um transmissor de conhecimentos e sim um organizador das aprendizagens.
O novo educador deve ser capaz de criar condiçõespara que cada indivíduo possa se conhecer como aprendiz.
O ambiente de aprendizagem deve ser constituído por três componentes: o aprendiz, as atividades e o agente de aprendizagem.
A escola tem sido o ambiente de aprendizagem, mas a sociedade está preocupada na disseminação de outros ambientes de aprendizagem, uma vez que a escola consome um tempo significativo na vida dos educandos e muitas vezes não consegue contribuir para o preparo de cidadãos autônomos e capazes de atuar numa sociedade do conhecimento.

Carine disse...

Entrevista com Antonio Nóvoa - Matrizes curriculares
Certamente, hoje em dia é mais difícil ser professor, devido aos avanços da tecnologia e da dificuldade em definir quais devem ser os objetivos da escola. Antigamente, a escola era para ensinar. Hoje a escola é para ensinar e educar. O professor já assumiu, além de professor, o papel de pai e de mãe desses alunos. Os pais, devido a correria do trabalho, passaram essa responsabilidade para a escola.
Antigamente, um professor depois de formado estava preparado para dar aula durante 30 ou 40 anos. Hoje, a formação do professor é continuada. Se não continuar se atualizando, ficará ultrapassado.
O professor além de ser um transmissor do conhecimento, precisa organizar seu conteúdo e relacioná-lo com os novos meios informáticos e com a realidade do aluno.
Hoje o professor precisa ser reflexivo e pesquisador, que reflete e pesquisa sobre sua prática.
Pelo fato do professor assumir muito mais do que sua função, a profissão professor está muito desvalorizada perante a sociedade. Antes, o professor era um exemplo, hoje é apenas um transmissor do conhecimento.

Vivian Angeli disse...

Ser professor hoje é uma tarefa bem difícil, mas prazerosa,o importante, como educadores, é acreditarmos no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evoluir, de integrar sempre novas experiências e dimensões do cotidiano, ao mesmo tempo que compreendemos e aceitamos nossos limites, nosso jeito de ser, nossa história pessoal. O problema é a velocidade, e portanto, para dar conta de um mundo que muda cada vez mais rápido, não há nada mais pertinente do que saber pensar. Como mediador da aprendizagem, participar ativamente do processo de aprender, incentivando a busca de novos saberes, sendo detentor de senso crítico, conhecendo profundamente o campo do saber que pretendemos ensinar, além de ser capaz de produzir novos conhecimentos, através da realidade que nos cerca. Ao educar, tornamos visíveis nossos valores, atitudes, ideias, emoções. O delicado equilíbrio e síntese que fazemos no dia a dia transparecer nas diversas situações pedagógicas em que nos envolvemos. Os alunos e colegas percebem como somos, como reagimos diante das diferenças de opiniões, dos conflitos de valores. O que expressamos em cada momento como pessoas é tão importante quanto o conteúdo explícito das nossas aulas. A postura diante do mundo e dos outros é importante como facilitadora ou complicadora dos relacionamentos que se estabelecem com os que querem aprender conosco. Se gostamos de aprender, facilitamos o desejo de que os outros aprendam. Se mostramos uma visão confiante e equilibrada da vida, facilitamos nos outros a forma de lidar com seus problemas, mostramos que é possível avançar no meio das dificuldades. A profissão docente é uma das mais difíceis, pois temos desafios todos os dias, como ensinar o aluno a pensar, a pesquisar, etc. O professor aprende todos os dias, e a formação continuada deve ser uma constante na nossa vida.

Debora disse...

Há cada vez mais pessoas com dificuldades de aprender o que se é proposto pela sociedade, o que é interpretado como fracasso escolar, embora nunca ter havido tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual.
A tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir socialmente o conhecimento, pois graças as novas tecnologias, a escola, já não é a primeira fonte de conhecimento.
O professor além de ser um transmissor de conehcimento, deve ser reflexivo e além de tudo combinar isso tudo com as tecnologias atuais.
A sociedade espera muito dos professores, e há um excesso de missões impostas a eles.
O conceito de aprender está vinculado a ensinar, portanto, a ação de ensinar pode provocar diferentes tipos de aprendizagens. Devemos criar diferentes ambientes de aprendizagem com atividades, objetos, materiais, estratégias. Na sociedade do conmhecimento todas as pessoas devem ser capazes de continuar a aprender ao longo da vida. Para que isso aconteça o educador precisa:
*conhecer seu aluno
*trabalhar com objetos educacionais
*criar condições para o aluno aprender

Nandiara disse...

APRENDIZAGEM CONTINUADA AO LONGO DA VIDA: APRENDIZAGEM DURANTE A INFÂNCIA
A criança durante a sua infância é pré-disposta a aprender, pois tudo a sua volta faz parte de uma nova construção de conhecimento básico, tornando-se assim um desafio a ser resolvido. Tudo é levado na brincadeira, porém construindo um conhecimento concreto para si.
Portanto, as teorias nos levam a um denominador comum, que é mais fácil uma criança aprender brincando, do que aprender decorando, pois o divertimento e a excitação gravam na memória, já o sofrimento é apagado, e subnegado pelo cérebro.
O processo de aprendizagem começa na infância, porém nem sempre eles estão incentivados na aprendizagem ou muitos não querem mais. Depois deste período da infância muitos não querem continuar na construção do conhecimento e só mais tarde percebem a importância do saber.

Andreia Reis disse...

Texto:Entrevista com Antonio Nóvoa-Matrizes Curriculares
Em entrevista para o Portal Salto para o Futuro, Antonio Nóvoa responde a alguns questionamentos a começar pelo que é ser professor?É difícil dizer se ser professor na atualidade, é mais complexo do que foi no passado, porque a profissão docente sempre foi de grande complexidade. Esta complexidade acentua-se, ainda, pelo fato de a própria sociedade ter, por vezes, dificuldade em saber para que ela quer a escola. E por vezes, a sociedade não tem clareza, uma coerência sobre quais devem ser os objetivos da escola. Outro questionamento é sobre a formação dos professores e o papel da escola nessa formação. Para ele a formação do professor é algo, que se estabelece num continuum. E que a lógica da formação continua deve ser centrada nas escolas e deve ser centrada numa organização dos próprios professores. Outra questão é que competências são necessárias para a prática do professor? Ele resume e valoriza duas competências: a primeira de organização.O professor é um organizador de aprendizagens, de aprendizagens via os nossos meios informáticos. A segunda é a competência relacionada com a compreensão do conhecimento, é o professor como alguém que compreende que detém e compreende um determinado conhecimento e é capaz de reelaborá-lo no sentido da sua transposição didática, como agora se diz, no sentido da sua capacidade de ensinar a um grupo de alunos. O quarto questionamento diz respeito ao professor reflexivo e pesquisador que para ele são nomes distintos mas abordam uma mesma realidade.O professor reflexivo é o que reflete sobre a sua prática, que pensa, que elabora em cima dessa pratica.E o professor pesquisador é aquele que pesquisa ou que reflete sobre a sua prática.O quinto questionamento faz referência ao que a sociedade espera dos professores ,e em contra partida o que o sistema deve oferecer aos professores para que isso aconteça? Acontece que por uma espécie de paradoxo, as coisas que não podemos assegurar que existam na sociedade, nós temos tendência a projetá-las para dentro da escola e a sobrecarregar os professores com um excesso de missões. E que os professores devem exigir duas coisas absolutamente essenciais. -Um ambiente calmo, tranqüilo e condições de dignidade profissional. Também ressalta que os professores precisam se organizar coletivamente e que dêem um continuum na formação continuada.

Paulo Dorneles disse...

A sociedade da aprendizagem e o desafio deconverter informação em conhecimento.

Nunca em toda a existência humana foi tão fácil obter informação. Em contrapartida, nunca foi tão difícil fazer com que milhares de pessoas compartilhem a informação e os dividendos dela. É preciso rapidamente aproveitar o desejo de mudanças de nosso povo para educarmos a todos em tecnologia.
As facilidades de informação e comunicação que vieram com os avanços tecnológicos se traduzem em mudanças irreversíveis nos comportamentos pessoais e sociais. Novas formas de pensar, agir e de se relacionar foram introduzidas como hábitos corriqueiros.
O computador está presente em nosso dia a dia, ao irmos a bancos, lojas, supermercados, etc. Não há como negar que vivemos mergulhados direta e indiretamente no mundo da informática na era da informação e cabe à escola, como instituição formadora de cidadãos, discutir, questionar e viabilizar o acesso a este recurso e aproximar a cultura escolar dos avanços desfrutados pela sociedade.
As inovações trazidas pelas tecnologias estão fizeram com que as escolas mudassem seus métodos e o desafio, agora, está em como ensinar essa tecnologia as crianças que se comunicam com qualquer parte do mundo, buscam informações sozinhas e usam o computador melhor que muitos adultos.
O professor pode proporcionar um crescimento significativo ao cidadão, o tornando um agente transformador, capaz de refletir, questionar e principalmente modificar a sociedade.
Por isso, tornou-se uma questão importante, para a escola e para o professor, refletir a respeito desta nova realidade, sobre as novas formas de disponibilização de informações que mudaram as dinâmicas de acesso ao saber, uma vez que o computador oportuniza o acesso à informação além dos muros da escola e oferece possibilidades de decisão sobre o que conhecer, além de permitir o dialogo com pessoas com quem talvez nunca se tenha contato pessoal.

Amanda Stein disse...

O ENSINO DE NOVAS COMPETÊNCIAS PARA A GESTÃO DO CONHECIMENTO

Fomentar nos alunos capacidades de gestão do conhecimento, sendo este o meio para auxiliá-los no enfrentamento de tarefas e desafios para a sociedade do conhecimento, é o grande desafio de nossa sociedade da aprendizagem.
É necessário ensinar aos alunos a partir de diferentes áreas do currículo, cinco capacidades para a gestão metacognitiva do conhecimento:
- competências para aquisição, interpretação, análise, compreensão e comunicação da informação.
Mudar a forma de aprender dos alunos requer também mudar as formas de ensinar de seus professores.
Sendo assim, esta cultura da aprendizagem exige um novo perfil de aluno e professor, em suas funções, o que só será possível se houver mudança nas concepções de aprendizagem.
Ainda, cabe salientar que não basta apenas a universalização escrita e numérica, mas também científica, artística, econômica; por isso a necessidade de revalorizar a importância dos processos de aprendizagem ou aquisição do conhecimento.
Nosso sistema educacional tem o desafio de converter os sistemas culturais de representação em instrumentos de conhecimento, apropriar-se de novas formas de aprender e de relacionar-se com o conhecimento.

Ceris Angela Paulo disse...

Aprendizagem Continuada ao longo da Vida.
José Armando Valente

Na sociedade em que vivemos não conseguimos mais ficar em um mundinho só nosso. Com as possibilidades que essa tecnologia nos oferece perpassa todas as fases de nossa vida.
A criança muito mais sedo esta usando meio e tecnologia e no envelhecer as pessoas já não estão vendo o tempo passar sem interagir e utilizar as tecnologias.
Com toda essa reorganização cabe a educação fazer as mudanças para atender todas as fases que um individua se encontra e proporcionar ambiente mais prazerosos.
Buscar estar atualizado faz parte de todas as profissões porque a concorrência esta acirrada.
Concordo quando o autor diz:” As atividades educacionais com a terceira idade indicam que aprender está deixando de ser simplesmente condição para manter posições atuais ou conseguir melhores salários e tornando-se uma maneira de se divertir, de ocupar a mente”, esses alunos querem estar atualizados e participar das discussões que os rodeiam. A anos atrás envelhecer era espera a morte em uma cadeira de balanço. Agora nas academias, os cursos de informática, e outros lugares esta com pessoas idosas querendo uma educação continuada e prazerosa.
Ceris

GUIOMAR FINGER disse...

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento... cada vez se aprende mais e cada vez se fracassa mais na tentativa de aprender. O texto faz ressalvas a informatização, sua importância e a amplitude de horizontes através da informatização. Salienta-se que a escola nos dias de hoje já não é mais a primeira fonte de conhecimento para os alunos.
E segundo Antonio Nóvoa os professores precisam lidar com alguns saberes novos e aceitar as novas tecnologias. Quando aborda o tema do professor pesquisador afirma que a realidade é que o professor pesquisador é aquele que pesquisa ou que reflete sobre a sua prática.
As afirmações feitas sobre o professor ter calma e tranquilidade e ter condições dignas na profissão com certeza são fatores de extrema importância e relevância para o sucesso na profissão. Quando o profissional está bem, se coloca bem na sociedade e em seu meio profissional.
Na abordagem da aprendizagem continuada a frase colocada - a aprendizagem que ocorre na infância e na terceira idade é possível graças a criação de ambientes adequados e à presença de pessoas que funcionam como agentes que favorecem a construção do conhecimento e, nesta abordagem afirma que o ambiente de aprendizagem é constituído por três componentes: o aprendiz, as atividades e o agente de aprendizagem.

Adriana Hadlich disse...

O conhecimento assim como o mundo está em constante desenvolvimento cultural, com os avanços tecnológicos temos um mundo de informação ao nosso redor diariamente, para ler sobre determinado assunto basta um clique no computador e logo aparece um monte conteúdos. Mas para a maioria das pessoas está sendo difícil é filtrar a essência da informação, não adianta apenas ter as acesso a esta, se faz necessário o olhar crítico sobre o que lemos ou escutamos.
A escola não pode ficar fora desse processo evolutivo, deve portanto adequar e reformular sua prática com a utilização destas ferramentas de aprendizagem, cabe aos professores a participação em processos contínuos de formação, a fim de acompanhar aos constantes avanços científicos e tecnológicos do meio. Tendo como tarefa principal desenvolver a criticidade de cada um, para que tenham condições de interpretar e assim transformar as informações em real conhecimento, transportando essa bagagem para a vida em sociedade.

Karin Adriane Gerhard disse...

A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento.
Vivemos momentos paradoxais em nossa sociedade do ponto de vista da aprendizagem.Por um lado,há cada vez mais pessoas com dificuldades para aprender aquilo que a sociedade exige delas,o que, em termos educacionais,costuma ser interpretado como um crescente fracasso escolar.
Com uma sociedade em constantes mudanças, o ser humano muda, mas a escola pouco tem mudado nos últimos tempos.Sentimos a necessidade que a escola mude e está mudança precisa ser imediata.Precisamos de uma escola "como um sistema de construção do saber", de enriquecimento moral e social, um espaço onde se considere cada aluno como um ser humano à procura de si próprio, em reflexão conjunta com os demais e com o mundo que o rodeia.Um nove modelo de aprendizagem que exige o rompimento com o modelo convencional,a escola precisa"saber"conviver com as diversas "fontes de conhecimento existentes".Professores,alunos outros membros da sociedade. A tecnologia deve tornar possível o acesso direto à informação e o conhecimento.
As tecnologias ampliam as possibilidades do professor ensinar e do aluno aprender.Utilizá-las adequadamente,auxilia no processo educacional.Esse acelerado avanço tecnológico tem provocado constantes transformações econômicas,políticas, sociais e culturais.E este processo alcança todos os setores da sociedade inclusive a escola e seus profissionais, onde a escola deixou de ser a principal fonte do conhecimento para os alunos,As novas tecnologias e a popularização da informática estimulam o surgimento de outras competências e habilidades e direcionam o professor a buscar novos modelos de aprendizagem.Nossa sociedade exige hoje um novo perfil de educador que além de buscar novos modelos de aprendizagem sejam:comprometidos,competentes,críticos,aberto à mudanças,exigente e interativos.

Silvio J. Pospichil disse...

Vivemos na Era do Conhecimento, onde as informações ficaram mais acessíveis e variadas, mas nem por isso essa diversidade garante o sucesso na formação do indivíduo.
Entendo que a “Era do Conhecimento” é a “Era das Escolhas”, onde cada individuo terá que buscar em si, as respostas de uma vida melhor.
Nesta busca pelo saber o professor é o melhor agente de transformação. O professor deve ser um desafiador, que de forma prazerosa desperte o desejo de buscar mais conhecimentos. Para ensinar é necessário empatia, amor e uma boa formação.
Mas não basta o conhecimento por si só, é necessário sabedoria para usa-lo. Terão mais excito os indivíduos que melhor se adaptarem as mudanças e souberem aplicar o que aprenderam e suas vidas.

Andrea Teixeira disse...

Estamos vivendo em uma sociedade cada vez mais exigente em se falando da aprendizagem. A maioria das pessoas cada vez menos preparadas, cada vez aumentando mais o tempo da educação obrigatória.
Na sociedade atual as pessoas fazem várias coisas ao mesmo tempo. Aprendendo mais coisas e também fracassando mais na tentativa de aprender. Nesse contexto as pessoas aprendem cada vez mais e de outras formas qe não a convencional.
As tecnologias da informação estão criando novas formas de distribuir o conhecimento, criando uma nova cultura da aprendizagem que a escola não deve ignorar. A informatização do conhecimento tornou-se mais acessível a todos os saberes, qualquer pessoa informaticamente alfabetizada pode usufruir de todos os prós e contras que as tics podem proporcionar.
Com as tecnologias da informação a escola não é mais a primeira e principal fonte de conhecimento. O que a escola deve fazer então, é formar seus alunos para terem acesso e darem sentido a informação.
Os saberes e os pontos de vista não são mais absolutos, a verdade faz parte do passado. É preciso repensar uma nova cultura da aprendizagem. Vivemos na era da incerteza, segundo Morin, 2001, mais do que aprender verdades estabelecidas é necessário aprender e conviver com a diversidade. Não podemos mais precisar o que os cidadãos precisarão dominar daqui a alguns anos. Temos que formar cidadãos aptos a desvendar os obstáculos que poderão surgir.
Os alunos deverão gerir os conhecimentos adquiridos e para isso a cultura da aprendizagem requer ensinar cinco tipos de capacidades para a gestão metacognitiva.
Mudando a forma de aprender, consequentemente mudará a forma de ensinar. A aprendizagem requer um novo perfil de aluno e de professor.
Ou seja quem não tiver a oportunidade de entrar no mundo das tecnologias da informação ficará desfavorecido, empobrecido. Esse é um dos maiores desafios a serem enfrentados nas próximas décadas nos sistemas educacionais.

Adriana da Silva Machado disse...

Aprendizagem durante a infância
Ao longo da vida vamos aprendendo e desenvolvendo ainda mais nossa capacidade. Despertar a curiosidade durante a infância é algo imprescindível, pois as crianças por si só já são curiosas, porém desta forma podemos nortear o processo de aprendizagem de forma significativa.
Esta aprendizagem se constrói através do convívio do dia-a-dia, troca de conhecimento, cultura e valores.
Durante a infância a criança está conhecendo e percebendo o mundo, sendo assim é importante a interação no meio onde vive e em diferentes contextos no enriquecimento dos seus saberes.

Tania Teixeira disse...

A aprendizagem durante a infância

No processo de construção do conhecimento o desenvolvimento e a aprendizagem são dois aspectos que caracterizam a vida tipicamente humana, por serem dois processos independentes e paralelos, que em vários momentos se interligam, influenciam-se mutuamente. Na infância o desenvolvimento e a aprendizagem ocorrem principalmente pela relação que a criança estabelece com os adultos e pela integração com as outras crianças, cabe ao educador desempenhar situações pedagógicas que ajudem na construção da autoconfiança, iniciativa, autonomia e nas potencialidades inerentes à condição humana.

Charlene M. disse...

Vivemos em uma era onde o conhecimento, as informações estão cada vez mais acessíveis e de maneira mais variada, mas nem por isso essa diversidade garante o sucesso.
Concordo com o colega Silvio onde ele diz que o professor é o melhor agente de transformação. O professor deve sim ser um agente desafiador, que de forma prazerosa desperte o desejo de buscar mais conhecimentos. Para ensinar é preciso ter empatia, amor pela profissão e sim... uma boa formação, buscar estar sempre informado...
Mas não basta o conhecimento por si só, é necessário sabedoria para usa-lo. Terão mais excito os indivíduos que melhor se adaptarem as mudanças e souberem aplicar o que aprenderam e suas vidas.
Também concordo com a colega quando fala que estamos em uma sociedade cada vez mais exigente, Estamos vivendo em uma sociedade cada vez mais exigente em se falando da aprendizagem. A maioria das pessoas cada vez menos preparadas, cada vez aumentando mais o tempo da educação obrigatória.
Na sociedade atual as pessoas fazem várias coisas ao mesmo tempo. Aprendendo mais coisas e também fracassando mais na tentativa de aprender. Nesse contexto as pessoas aprendem cada vez mais e de outras formas que não a convencional.
E um dos maiores desafios para se enfrenta no sistema educional é este... entrar nesta modernidade da tecnologia.

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