Pages

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Texto para leitura - Curso de Mídias

4 comentários:

Carla Anelize Pilger disse...

A mídia é um fator fundamental na vida da sociedade, sem ela a sociedade fica aquém da realidade. Assistir televisão, navegar na Internet, falar ao celular são coisas do cotidiano da maioria da população mundial. Vive-se em uma era tecnológica em que se vêem ao vivo acontecimentos no mundo inteiro. E essa tecnologia influência o tempo todo à sociedade e em conseqüência, a educação, tanto informal quanto formal. A influência da mídia na sociedade e na educação é um tema muito discutido e questionado. Carla Pilger

Gissele Milani Nadalon disse...

Observamos que hoje em dia não conseguimos mais fazer uma única coisa por vez, como era em épocas anteriores. Hoje, pelo contrário, o tempo tornou-se muito mais subjetivo do que já era, pois conseguimos ir ao banco sem sair de casa, enquanto colocamos a comida no micro-ondas para aquecer, no mesmo instante em que ligamos a TV para ver os noticiários e deixamos o rádio ligado para escutar o que o locutor comentou, deixamos o celular perto para qualquer “emergência” (seja uma ligação ou mensagem), estes são alguns exemplos simples e diários da maioria das pessoas no mundo todo. As informações estão chegando cada vez mais rápidas e em grandes quantidades, as distâncias geográficas tornaram-se ínfimas, o imediatismo, o consumismo, a atenção dividida em várias atividades, tomou conta da vida das pessoas que não podem perder tempo; a vida ficou mais agitada. Isto é um pouco da nossa realidade atual. Diante disto, notamos que o espaço escolar ainda não proporciona aos estudantes a mesma atratividade que as tecnologias proporcionam, pois os alunos e alunas esperam ansiosos os finais da aula para poderem “conectarem-se ou plugarem-se” as redes sociais, TV, rádios, etc... e na escola, quando muito, utilizam o livro didático. Está na hora de apresentarmos novas abordagens aos assuntos pedagógicos, fazer uso das tecnologias, propiciar espaço para o aluno agir, criar, elaborar, pois estes “novos alunos plugados” possuem diferentes valores, necessidades e anseios e a escola precisa atrair os alunos, provocar curiosidade, fazer pulsar o gosto de estar ali, o desejo de aprender. O uso das novas tecnologias é um grande aliado para este processo, pois são estes recursos que fazem parte do cotidiano, da vida e das “necessidades” dos alunos e a escola deve considerar essa realidade.

Ana disse...

O assunto abordado pela autora é de grande importância para que possamos refletir sobre a velocidade da informação e da mídia em nossas vidas. E de que maneira ela está chegando em nossos alunos?
Na primeira parte do texto, quando li que a menina mal chega em casa e corre para ligar seu computador não percebi grande diferença em nossos estudantes. O computador foi ganhando um espaço cada vez maior, sendo que passou do escritório para o quarto. Ou até mesmo passou a andar diariamente com seu notebook, celulares, mp3, tablet e demais instrumentos...que julgamos inseparáveis em nossas ações!
Podemos perceber que essas ferramentas estão ultrapassando todas as fronteiras, pois desde “bebês até idosos” estão ligados neste mundo (cada um com a sua maneira).
Fico me perguntando de que maneira poderíamos ocupar de forma mais saudável toda essa tecnologia que invade nossas casas, o trabalho e as escolas? Como professores o que essas ferramentas contribuem para o nosso trabalho e a aprendizagem de nossos alunos?
Acredito que esses instrumentos trazem grandes benefícios em sala de sala, mas devemos trabalhar com os nossos professores e alunos maneiras saudáveis de utilizá-los em nosso cotidiano. Temos um mundo em nossa frente: a televisão, os computadores, tablet, celulares estão conectados de uma maneira que podemos conhecer todo o mundo através de uma tela. A utilização de diferentes mídias em sala de aula pode oportunizar grandes momentos de aprendizagem. Precisamos aprender a ensinar o aluno a utilizar de forma “correta” essas tecnologias e não proibir...
Ana Karina Konrath

Camla Rosa Mileski disse...

Atualmente a mídia e as novas tecnologias estão muito presentes na vida de todas as pessoas, sejam alunos, professores, empresários, donas de casa, advogados... enfim, de todo mundo. Em uma conversa recente com meu pai, ele me contou que o pai dele, na escola, escrevia em uma lousa, o professor corrigia e eles apagavam e faziam outra atividade, assim eles aprendiam. Quando ele estudava, já tinha caderno, quadro negro e os professores davam aula com o que tinham de tecnologia. Quando eu era estudante, o computador e o celular estavam muito presentes, mas eram artigos de luxo, só comprava ambos quem tinha um poder aquisitivo maior. As crianças chegavam da escola e não iam direto para o computador, mas sim brincar ou assistir televisão. Mas as coisas evoluem! E muito! E nós devemos acompanhar essa evolução, não podemos deixar de lado tantas invenções maravilhosas e práticas e nos prendermos no básico. Pessoal, vamos nos atualizar e desfrutar do que temos e tornar nossas aulas cada vez mais prazerosas e atraentes para nossos alunos e para nós mesmos! Aproveitem o curso de mídias, que foi muito bom, e usem com seus alunos!

Postar um comentário