Pages

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Atividade à distância 05 - Regional

  Para a realização desta atividade, faça a leitura do texto: Os múltiplos conhecimentos: saberes do aluno, saberes do professor; saberes locais, saberes universais, página 115 a 123 do Guia do Cursista. Após a leitura, destaque 3 itens importantes e poste no Blog.

19 comentários:

Tania Teixeira disse...

Após realizar a leitura, os itens que achei mais importantes foram:
- A construção dos saberes (A partir da construção do saber a aprendizagem se torna mais significativa)
- Prazerosa (A aprendizagem deve proporcionar prazer para o educando)
- Desenvolver competências e habilidades (Construir aptidão para os desafios do cotidiano durante toda sua vida)

Adriana da Silva Machado disse...

Os itens que achei mais importantes foram:

- Aprendizagem integradora (Envolvimento em torno de um só objetivo)
- Diversidade Cultural (Valorização de diversas culturas)
- Projetos (Envolvimento e comprometimento no processo de aprendizagem)

Nandiara disse...

Os múltiplos conhecimentos:
Conforme leitura realizada referente ao texto do Eixo dois confirmou-se as noções dos conhecimentos do cotidiano sobre os antigos conceitos da educação e os novos contextos, tanto que as novas tecnologias da comunicação são essencialmente importantes para a vida escolar, nossa e dos nossos alunos. Porém, torna-se importante controlar as informações que os alunos tem acesso.
Esse processo de informar-se é uma condição essencial para a vida de todas as pessoas, por isso devemos iniciar a participação e incentivo dos alunos na busca das próprias informações, elaborando, colaborando e construindo os próprios significados para poder viver melhor.
Assim, os projetos são os meios mais rápidos na construção da aprendizagem.

keila disse...

Após realizar a leitura,os itens que achei mais importante
foram:
Projetos "Ajudam os alunos a serem conscientes de seu processo de aprendizagem"
Elaboração e circulação dos alunos "além do contexto da escola as descobertas e a produção dos alunos"
Novos contextos "ajudar o aluno a interpretar dados, relacioná-los e contextualizá-lo"

Guiomar - Rolante disse...

Após leitura destaco os seguintes itens:
- A escola detentora da transmissão de um certo conjunto de informações vê-se diante de uma clientela que tem acesso a informações de origem e qualidade altamente discutíveis, recebidas de maneira fragmentada, veloz e, via de rera, prazerosa;
_ O comprometimento da escola;

- Com o desenvolvimento de projetos o professor não detém sozinho o saber, as etapas e o ritmo do que se vai aprender.

Andrea Teixeira disse...

Após a leitura considerei que:

# A escola deve comprometer-se e integrar-se ao mesmo objetivo;
# A aprendizagem deve propiciar o prazer do educando;
# Os projetos ajudam na autonomia dos alunos.

Carine disse...

Após ter realizado a leitura, os itens que considerei mais importantes foram:
* Novos contextos, novos papéis, novos instrumentos - Se a aquisição de dados dependerá cada vez menos de nós, por outro lado nos cabe enfrentar o desafio de ajudar o aluno a interpretar dados, relacioná-los e contextualizá-los.
* A cultura local e a global - Possibilita aos alunos compreender os processos de produção das informações, contribuindo para a construção de um olhar crítico para as informações que lhes chegam por meio dos diferentes meios de comunicação.
* Projetos - O processo de conhecer e aprender integra diferentes áreas do conhecimento e a aprendizagem não ocorre somente na escola. Proporciona ao aluno uma aprendizagem integradora das diferentes áreas, num processo de trabalho que envolve alunos e professores em torno de objetivos e questões que fazem sentidos para todos.

Fabieli disse...

Após a leitura foi considerado;
*Desafio para a escola, para educadores e seus alunos e de capacita-los a operar com informação, pesquisar, processar, construir significado,colaborar e criar. E assim garantir uma construção do conhecimento, habilidades e competências complexas.
*A cultura local e a global tem como foco de que o aluno se torne autor de seu proprio contextos, assim tendo um olhar crítico para as informações.
*Projetos tem um processo de conhecer e aprender integrar diferentes áreas do conhecimento.E que o aluno aprendera saberes que serão válidos e necessários por toda a vida.

Sílvio Jair Pospichil disse...

Estamos no caminho, mas ainda longe de uma educação eficiente, séria e comprometida com aprendizagem e o aprimoramento do ser humano. É o desafio de todos brasileiros se comprometer para que a educação seja de fato a principal meta.
Vivemos um utopia, um faz de conta para os mais românticos. O conhecimento ainda não é valorizado como uma forma de preparar o indivíduo para ter um melhor qualidade de vida. Na verdade o indivíduo é propositalmente deixado despreparado para servir a sociedade e enriquecer alguns grupos. Antigamente quase não existem livros em bibliotecas, hoje estão repletas de livros. Mas quantos vão em busca do conhecimento? A internet tem resposta pra quase tudo, mas quantos buscam o conhecimento para aprimorar suas vidas. O Brasil ficou mais rico, mas seu povo continua pobre de cultura.

Amanda Stein disse...

*...necessidade de operar com informação - pesquisar, processar, construir significados, colaborar e criar.
*A pedagogia de projetos parte do princípio de que o processo de conhecer e aprender integra diferentes áreas do conhecimento e que a aprendizagem não ocorre somente na escola.
*o produto resultante do projeto possibilita levar para além do contexto da escola as descobertas e a produção dos alunos.

debora disse...

*Desafio para a escola, para educadores e seus alunos e de capacita-los a operar com informação, pesquisar, processar, construir significado,colaborar e criar. E assim garantir uma construção do conhecimento, habilidades e competências complexas.
* Projetos - O processo de conhecer e aprender integra diferentes áreas do conhecimento e a aprendizagem não ocorre somente na escola. Proporciona ao aluno uma aprendizagem integradora das diferentes áreas, num processo de trabalho que envolve alunos e professores em torno de objetivos e questões que fazem sentidos para todos.
*A escola deve comprometer-se e integrar-se ao mesmo objetivo;
*

Joedson disse...

Como educadores devemos ajudar o aluno a interpretar dados, relacioná-los e contextualizá-los em busca de um novo contexto.
A pedagogia de projetos parte do princípio de que o processo de conhecer e aprender integra diferentes áreas do conhecimento e que a aprendizagem não ocorre somente na escola.
Reconectar realidades locais com outros contextos, outras culturas e fazer do aluno autor.

Adriana Hadlich disse...

Com a leitura sugerida, pude destacar as os seguintes itens:
- A sociedade atual está em constantes mudanças, cabe a escola o processo de evolução, apropriando-se das novas tecnologias e métodos de aprendizagem.
- A nova escola deve aproveitar as experiências dos alunos, onde o processo seja significativo para o aluno.
- O uso de Projetos neste contexto de transformação é uma forma de integrar o mundo com a escola.

Karin Gerhard disse...

Após a leitura destaco :
*A escola profundamente enraizada em nossas vidas como a única forma de preparar e formar os jovens para participarem como membros atuantes de suas comunidades;
*A escola não pode mais ser um modelo de produção em série,tranmissiva onde somente o professor é detentor do conhecimento;
*Para a nova escola é necessário buscar novos caminhos,a enfrentar o desafio de ajudar o aluno a interpretar dados,relacioná-los e contextualizá-los,a partir tanto de parâmetros globais como locais.

Taty Pereira disse...

Em relação ao texto "Os múltiplos conhecimentos: saberes do aluno, saberes do professor; saberes locais, saberes universais" destaquei:
- A informação não é mais privilégio das instituições educativas e pode chegar aos educandos em diferentes lugares e situações.

- Dentre as diversas modalidades de organização de trabalho escolar, uma pedagogia centrada nos alunos como um coletivo, que respeita diversidades e esta organizada em torno de projetos de pesquisa, altera a lógica de transmissão de conhecimentos.

- Para a nova escola é necessário buscar novos caminhos,a enfrentar o desafio de ajudar o aluno a interpretar dados,relacioná-los e contextualizá-los,a partir tanto de parâmetros globais como locais.

Eunice disse...

A partir da leituras do textos destaquei as mudanças na escola:
* Escola e cartilha: Formação inicial com transmissão de
saberes pré-definidos em unidades e transmitidos por mestres.
* Escola instituição em mudanças:
O processo a ser aprendido passa pela revalorização da experiência dos educadores e alunos, suas vivências e a diversidade das culturas que se inserem.
* Professor na era da informação: (Qual é o seu papel?)
O papel do professor está mudando. Sua principal contribuíção é fazer com que o aluno tenha uma visão crítica sobre a qualidade da informação.
A Pedagogia de Projetos aliada a tecnologia possibilita ao aluno hoje um ótimo rendimento.

Andreia Reis disse...

Após a leitura destaco:
- O controle sobre as informações e sobre os significados a que o aluno têm acesso não será mais previlégio da escola, nem do professor.
-A ideia de formação inicial, com a transmissão dos saberes que serão validos e necessários por toda a vida, da lugar à necessidade imperativa de desenvolver habilidades e competências que possibilitem aos jovens, porém não só a eles, operar com a informação que se renova a cada minuto, pesquisar,processar, construir significados, colaborar e criar.
-A pedagogia de projetos parte do principio de que o processo de aprender e conhecer integra diferentes áreas do conhecimento e que a aprendizagem não ocorre somente na escola.

suzana disse...

* A ideia da formação inicial, com a transmissão dos saberes que serão válidos e necessários por toda a vida, dá lugar à necessidade imperativa de desenvolver competências e habilidades que possibilitem aos jovens, porém não só a ele, operar com as informações que se renovam a cada minuto.
* Dentre as diversas modalidades de organização do trabalho escolar, uma pedagogia centrada nos alunos como um coletivo, que respeita diversidades e esta, organizada em torno dos projetos de pesquisa, altera a lógica da transmissão dos conhecimentos.
* Ao abandonar o modelo do ensino bancário, é possível empreender um processo de diálogo de colaboração na busca por informações que tinham significado para o grupo e que lhes permitam conhecer e dialogar com a realidade em que vivem.

Sandra Oliveira disse...

- A construção dos saberes - A partir da construção do saber a aprendizagem se torna mais significativa;
- Prazerosa - A aprendizagem deve proporcionar prazer para o educando;
- Desenvolver competências e habilidades - Construir aptidão para os desafios do cotidiano durante toda sua vida.

Postar um comentário