Pages

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Atividade à distância 08 - Projetos

MAPAS CONCEITUAIS

Mapas Conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.



Orientações para a realização da atividade:
1. Faça a leitura do texto: "Mapas conceituais colaboram para a construção do conhecimento" - Páginas 149 a 162 do Manual do aluno.
2. Destaque  3 tópicos importantes do texto e poste no Blog até o próximo encontro.

17 comentários:

Tatiana Tramontin disse...

Após ler o texto "Mapas conceituais colaboram para a construção do conhecimento", selecionei três tópicos importantes:

1. Mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos e objetos ligados por palavras. Os mapas conceituais facilitam a representação e a análise de informações, ajudam na construção do conhecimento e evidencia o aprendizado do conteúdo proposto.

2. Ao relacionar graficamente palavras, links e informações que compõem um tema, o aluno passa a entender melhor o conteúdo proposto.

3. Os mapas conceituais também podem ser aplicados para realizar a avaliação da aprendizagem, pois professores e alunos podem organizar seu trabalho relacionando conceitos, analisando a expertise de conteúdo e evidenciando a forma pela qual a construção do conhecimento foi realizada.

Mria Elisabete EMEI Vovo Ritter disse...

1. A tecnologia nos mostra que os mapas conceituais são importantes para os professores Aque preferem oferecer uma aprendizagem construtiva em projetos,tornando uma prática educativa e dinãmica para com os alunos.
2. A aprendizagem significativa é definida como a aprendizagem na qualo significado do novo conhecimento é adquirido e construido por meio da interação,onde a criança formula hipóteses sobre o assunto onde a utilização de materiais de aprendizagem como;atividades,materias didáticos,livros,vídeos,materiais concretos,jogos entre outrosisto é significado lógico para a criança.
Aprendizagem mecãnica significa memorizar fatos,datas,nomes,questionários,sem ter construido nenhum conhecimento sobre o assunto, que com certeza logo será esquecido,porque foi decorado e não aprendido.

Estella Mallmann disse...

Após ler o texto”MAPAS CONCEITUAIS COLABORAM PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO”, destaquei os seguintes tópicos:
1)Os mapas conceituais representam uma síntese de um determinado tema. Não existe uma única forma de representar um conhecimento ou uma estrutura conceitual, porque cada representação depende da estrutura cognitiva do autor da representação, da forma como ele percebe o mundo e o representa, dos conceitos e relações escolhidos naquele contexto e do critério usado para organizá-los. O mais importante é conseguirmos apresentar com clareza os significados atribuídos aos conceitos e as relações entre eles no contexto.
2)“Um bom mapa conceitual é conciso e mostra as relações entre idéias principais de modo simples e atraente, aproveitando a notável capacidade humana de representação visual” Novak(1988,p,106).
3)Os mapas conceituais não são autoexplicativos, é necessário que seu autor o explique. Tanto a construção individual como a construção coletiva são exercícios interessantes do ponto de vista da aprendizagem.

Luana K. Bonatto disse...

1- Entre os pontos mais importantes para o desenvolvimento do aluno é que ele possa trabalhar em equipe, que desenvolva habilidades, tome decisões e, principalmente, consiga transformar informações em conhecimento.
2- "Não existe uma única forma de representar um conhecimento ou uma estrutura conceitual, porque cada representação depende da estrutura cognitiva do autor da representação, da forma como ele percebe e representa o mundo, dos conceitos e relações escolhidos naquele contexto e do critério usando por ele para organizá-los".
3- "Cada um de nós possui sua própria estrutura cognitiva, como resultado de um processo constante de construção individual, tendo como base suas percepções, vivências e aprendizagens".

Simone Souza disse...

1- "Não existe uma única forma de representar um conhecimento ou uma estrutura conceitual, porque cada representação depende da estrutura cognitiva do autor da representação, da forma como ele percebe e representa o mundo, dos conceitos e relações escolhidos naquele contexto e do crítério usado poe ele para organizá-lo."

2- "Ausubel define aprendizagem significativa como a aprendizagem na qual o significado do novo conhecimento é adquirido, atribuído, construído por meio da interação com algum conhecimento prévio."

3- "Quando a ancoragem, isto é, a interação, ocorre, o novo conhecimento passa a ter significado para o aprendiz e seu conhecimento prévio é modificado, tornando-se mais amplo, mais diferenciado, pela aquisição de novos significados."

Marli Ribeiro disse...

1-Mapas conceituais são representações semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos e objetos ligados por palavras.
2- entre os pontos mais importantes para o desenvolvimento do aluno é aque possa trabalhar em equipe, que desenvolva habilidades, tome decisões e principalmente consiga transformar informações em conhecimento.
3- uma das condições para a ocorrência da aprendizagem significativa é a disposição do aprendiz para atribuir significado aos novos conhecimentos, mais do que motivação, é sua intenção de aprender.

Jaqueline Venson disse...

1- "...existe um método conhecido por Mapas Conceituais, que facilita a representação e a análise de informações, ajuda a construção do conhecimento e evidencia o aprendizado do conteúdo proposto" (p.149-150).
2- "O mais importante é conseguirmos apresentar com clareza os significados atribuídos aos conceitos e as relações entre eles no contexto considerado" (p.152).
3- "... aprendizagem significativa como a aprendizagem na qual 'o significado do novo conhecimento é adquirido, atribuído, construído por meio da interação com algum conhecimento prévio, especificamente relevante, existente na estrutura cognitiva do aprendiz' " (p.155).

Marcia Scheffer disse...

1-Os mapas conceituais representam uma síntese de determinado tema.
2-O mais importante é conseguirmos apresentar com clareza os significados atríbuidos aos conceitos e as relações entre eles no contexto considerado.
3-Quando elaboramos individualmente um mapa conceitual relacionado a um determinado conhecimento, representamos nele os significados que atribuímos ao conhecimento e de que forma conceitos ou ideias relacionados a ele se interconectam.

DANIELA SANTOS disse...

1- o papel do professor e dos recursos didaticos e o de mediar a aprendizagem,auxiliando o aprendiz a mover-se da zona cinza para a aprendizagem significativa,
2- cada um de nos possui estrutura cognitiva, como resuldado de um processo constante,
3- como alerta final, e importante lembrarmos que cada professor e cada aluno possuem suas preferencias de aprendizagem,

fernanda leivas disse...

1-...o mais interessante nisso tudo é a possibilidade de ampliação constante da rede de conhecimento;
2-uma das condições para a ocorrência da aprendizagem significativa é a disposição do aprendiz para atribuir significado aos novos conhecimentos;
3-como alerta final,é importante lembrarmos que cada professor e cada aluno possuem suas preferências de aprendizagem que,nem sempre,incluem representações visuais.

Célia Soares disse...

Célia Soares!

Mapas conceituais colaboram para a construção do conhecimento.


Conforme Gilda Helena defende que mapas conceituais colaboram para a construção do conhecimento.

Os principais pontos positivos para o desenvolvimento dos alunos é que eles possam desenvolver habilidades, tome decisões e consiga principalmente transformar informações em conhecimentos. O mais interessante nisso tudo é a possibilidade de ampliação constante da rede de conhecimentos, á medida que os alunos e professores passam a conhecer mais sobre determinado assunto.

É importante lembrarmos que cada professor e cada aluno são seres únicos e individuais com as suas preferências de aprendizagens, estratégias que são maneiras de lidar com as diferentes linguagens que contemplem a todos num mesmo contexto.

Luana Dambrós disse...

Os mapas conceituais colaboram para a construção do conhecimento.


Esse método de ensino é muito importante para o aluno pois é de suma importância que o mesmo aprende a trabalhar em equipe, desenvolvendo suas habilidades, aprende a tomar decisões que possam tornar informações em conhecimentos e ao mesmo tempo compartilhando coletivamente suas duvidas e seus conhecimentos.

Outro ponto importante é que através dessa forma de aprendizagem os alunos / professores possibilitam a ampliação de seus conhecimentos sobre determinados assuntos.

É interessante o assunto, pois os mapas são representações de determinados temas, não existe uma única forma de conceituar e representar tal conhecimento. Sendo que cada um possui uma estrutura cognitiva diferenciada.
Segundo Novak (1988)

“Um bom mapa conceitual é conciso e mostra as relações entre idéias principais de modo simples e atraente aproveitando a notável capacidade humana para a representação visual.”

Júlia Alves disse...

Os mapas conceituais colaboram para a construção do conhecimento.


É interessante o assunto, pois os mapas são representações de determinados temas, não existe uma única forma de conceituar e representar tal conhecimento. Sendo que cada um possui uma estrutura cognitiva diferenciada.
Este ensino é muito importante para o aluno pois o mesmo aprende a trabalhar em equipe, desenvolvendo suas habilidades, aprende a tomar decisões que possam tornar informações em conhecimentos e ao mesmo tempo compartilhando coletivamente suas duvidas e seus conhecimentos.
O mais interessante nisso tudo é a possibilidade de ampliação constante da rede de conhecimentos, á medida que os alunos e professores passam a conhecer mais sobre determinado assunto.

Sandra Regina Ritzel de Macedo disse...

Mapas conceituais

A ideia dos mapas conceituais é bastante interessante, pois possibilita aos alunos conhecer melhor o assunto a ser estudado, podendo assim ser discutido entre os professores e os alunos, havendo então a interação de toda a turma e sendo preciso fazer correções fica ainda mais fácil se o mapa estiver em ambiente virtual.

Novak ressaltou a ideia dos mapas falando sobre a importância do impacto visual para assim podermos aproveitar a magnifica capacidade humana para representação visual.

Os mapas conceituais também são considerados por Novak, como instrumentos para negociar significados, proporcionando a discussão, o compartilhamento e a negociação de significados.

Maiara Kohlrausch disse...

"Para Piaget ( Piaget & Garcia, 1989), desde os níveis mais elementares de pensamento há implicações entre significações. Para o caso da construção de mapas conceituais, quando estamos escolhendo uma relação entre dois conceitos (expressa por uma frase de ligação), estamos realizando em última análise, uma implicação significante."

"Para Gilda, o mais interessante nisso tudo é a possibilidade de ampliação constante da rede de conhecimento, à medida que alunos e/ou professores passam a conhecer mais sobre determinado assunto."

"Diferentes pessoas podem participar da construção do mapa conceitual. Assim com sugestões e diferentes visões de vários profissionais, é possível apontar as mais diversas necessidades dos departamentos envolvidos naquele processo de capacitação."

Adriana Mendes Benites disse...

Mapas conceituais:
- Os mapas conceituais facilitam a representação e a análise de informações, ajuda a construção do conhecimento e evidencia o aprendizado do conteúdo proposto.
- Para Gilda , o mais interessante nisso tudo é a possibilidade de ampliação constante da rede de conhecimento, à medida que alunos e professores passam a conhecer mais sobre determinado assunto.
- Os mapas conceituais representam uma síntese de determinado tema. Não existe uma única forma de representar um conhecimento ou uma estrutura conceitual, pois cada estrutura depende da estrutura cognitiva do autor da representação, da forma como ele percebe e representa o mundo, dos conceitos e relações escolhidos naquele contexto e do critério usado por ele para organizá-los.

Asseli Teixeira disse...

Para mim o que mais ficou relevante na leitura de descriminação do uso dos mapas conceituais no desenvolvimento da aprendizagem foram as as diversas possibilidades de uso desse recurso. Percebi que a construção de um mapa conceitual pode ser uma estratégia bastante útil no desenvolvimento de diferentes habilidades, pois além de ajudar a organizar de forma sistemática os conhecimentos em estudo, "propõe uma interação que transforma o significado lógico (...) em significado psicológico para o aprendiz.

Postar um comentário