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quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Atividade à distância 01 - Regional

    O objetivo desta atividade é realizar um resgate histórico das ideias de alguns teóricos que influenciaram a educação. Nesse percurso, procura-se evidenciar os princípios que surgiram como ideário de educação, sendo que muitos deles continuam presentes e ressignificados nas propostas atuais do trabalho com projetos em sala de aula.
1. Faça a leitura das páginas 15 à 50 da apostila e da linha do tempo disponível no endereço a seguir:
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod84666/conteudo/unidade_1/pg4.html

2. Escolha um dos teóricos apresentados e faça um estudo mais aprofundado de suas ideias. Destaque um aspecto importante considerado por ele em torno do conceito de projetos.
Compartilhe com seus colegas postando no blog.

3. Elaborar uma apresentação de slides (máximo 4 slides), sobre o teórico escolhido - no próximo encontro serão sorteadas 3 pessoas para apresentarem seu trabalho aos colegas.

22 comentários:

Taty disse...

Considero de suma importância a contribuição que todos os educadores estudados trouxeram para a educação e acredito que hoje no dia a dia escolar podemos ver de alguma forma a influência destes, dentro das salas de aula. Mas destaco aqui as ideias de Fernando Hernández, pois, trata-se de ideias de que se deve relacionar a vida com a sociedade, os meios com os fins e a teoria com a prática. Simpatizo com o fato de não haver um método a seguir e sim trabalhar a partir de uma dúvida inicial, buscando através de evidencias sobre o assunto assim como de pesquisas relacionadas, consecutivamente o aluno demonstrará um interesse maior pela aprendizagem. Fernández destaca também a necessidade de despertar no aluno a curiosidade, assim, é importante dar-se uma ênfase nos questionamentos que vão sendo construídos, assim como nos objetivos que são propostos e estar alicerçado nos conteúdos pré-definidos.

Keila disse...

Paulo Freire considera que o aluno chega na escola com um grau de conhecimento, assim professor/ aluno constroem um apreender contínuo, afetivo e mútuo.

Nandiara disse...

Hernández considera que sejam implemantadas uma diversificação de situações de aprendizagens, porém de forma organizada no currículo com projetos de trabalhos em sala de aula. Repensando a função da escola quanto ao ensino e a aprendizagem.

Adriana da Silva Machado disse...

No campo específico da pedagogia, a teoria de Dewey se inscreve na chamada educação progressiva. Um de seus principais objetivos é educar a criança como um todo. O que importa é o crescimento - físico emocional e intelectual.
Nos anos iniciais é trabalhado o físico, emocional e intelectual, mas com o tempo, muitos professores acabam trabalhando somente o intelectual do aluno.
Ao realizar um projeto na área da pedagogia deve ser levado em consideração uma das concepções de John Dewey .
Usar a criatividade do aluno ao seu favor e estimular a criança a pensar.

suzana disse...

Os métodos e as atividades propostos pelo educador Decroly,tem objetivos fundamentais que podem ser resumidos em três atributos:a observação, a associação e a expressão.A observação é compreendida como uma atitude constante no processo educativo.A associação permite que o conhecimento adquirido pela observação seja entendido em termos de tempo e de espaço e a expressão faz com que a criança externe e compartilhe o que aprendeu.Para mim esta fórmula é ideal para processo de ensino e aprendizado.

Tania Teixeira disse...

O pensamento de Vygotsky demonstra a importância da integração social como fonte de conhecimento nos diferentes saberes. O pensamento se baseia na interação do indivíduo com o meio social podendo avançar além de seu desenvolvimento atual, até certo ponto, com a ajuda de outro indivíduo, ou um mediador, propiciando a construção do conhecimento através da Zona de Desenvolvimento Proximal(ZDP).

Adriana Hadlich disse...

As ideias de Freinet estão relacionadas com o conceito de projetos, pois tinham como foco de aprendizagem as atividades de experimento, onde o aluno deveria buscar respostas para suas necessidades. O professor era o organizador de saberes e o estimulador pela busca do conhecimento, vendo todos os alunos como seres com possibilidade de aprender e de ensinar.

Joedson disse...

Segundo Paulo Freire, ao trabalhar com projetos interdisciplinares, “tanto educadores quanto educandos envoltos numa pesquisa, não serão mais os mesmos. Os resultados devem implicar em mais qualidade de vida, devem ser indicativos de mais cidadania, de mais participação nas decisões da vida cotidiana e da vida social. Devem, enfim, alimentar o sonho possível e a utopia necessária para uma nova lógica de vida”.

Noeli Kervalt Nunes da Silva disse...

A proposta de Hernández esta relacionada a organização do currículo por projetos, defendendo a aquisição de conhecimento através de pesquisas onde o aluno é sujeito de seu processo.

Sandra Oliveira disse...

Segundo Piaget.....
"A transmissão de conhecimentos é uma possibilidade limitada. Por um lado, não se pode fazer uma criança aprender o que ela ainda não tem condições de absorver, por outro, mesmo tendo essas condições, não vai se interessar a não ser por conteúdos que lhe façam falta em termos cognitivos".

Carine disse...

Freire defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. Enfatizou a importância de despertar a curiosidade do aluno, a reflexão, a indagação e autonomia para aprender. Enfatiza o diálogo entre o conhecimento que o aluno traz e a construção de um saber.

Ana Clediara Reis Medeiros disse...

Freinet:
A aprendizagem do experimento,onde o aluno deveria buscar respostas para suas necessidades com atividades cooperativas.Todo conhecimento era experimental,com atividades de formular hipóteses e testar sua validade,a escola orienta a criança sobre os eixos da cooperação,comunicação,documentação e afetividade.

Sílvio Jair Pospichil disse...

No início do séc. XX, diante das novas necessidades de aprendizagem dos educandos no cotidiano escolar, os filósofos John Dewey e William Heard Kilpatrick, propuseram uma nova concepção de educação - a Pedagogia Ativa (atual Pedagogia de Projetos), que em síntese, versava sobre uma prática pedagógica onde o aluno era sujeito de seu próprio conhecimento, embasado pela aplicação de projetos no contexto escolar, visando evidenciar as experiências de vida adquiridas. Sendo assim, o método de projetos, na visão desses dois filósofos, são tidos como a base para a luta por uma educação progressista. No Brasil a discussão sobre pedagogia de projetos iniciou-se na década de 30, com Anísio Teixeira e Lourenço Filho, ambos idealistas da Escola Nova.

Andrea Teixeira disse...

John Dewey acreditava que para o sucesso do processo educativo, bastava um grupo de pessoas se comunicando e trocando ideias, sentimentos e experiências sobre situações práticas do dia-a-dia. Hoje, o que chamamos de inclusão social.

Fabieli disse...

" Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibílidades para a sua própria produção ou a sua construção" Eu adquiro conhecimento através da curiosidade que tenho pelo mundo.( FREIRE )

Debora disse...

FERNANDO HERNÁNDEZ
Propôs reorganizar o currículo por projetos, com atuaão conjunta de alunos e professores, em vez das tradicionais disciplinas.
Acredita que o docente deve abandonar o papel de "transmissor de conteúdos" para se transformar num pesquisador.

Vivian Angeli disse...

Pestalozzi

Acredita na educação como meio supremo dara o aperfeiçoamento individual e social.

Amanda Michele Stein disse...

A proposta principal do educador espanhol Fernando Hernández é a reorganização do curriculo por projetos. O professor passa a ser um pesquisador e o aluno passa a ser sujeito do processo, havendo uma atuação conjunta entre ambos.
"é bom e é necessário que os estudantes tenham aulas expositivas, participem de seminários, trabalhem em grupos e individualmente, ou seja, estudem em diferentes situações" (Hernández)

Eunice disse...

Pedagogia de projetos surgiu no início do século com John Dewey e outros representantes da "Pedagogia Ativa". Nesta época, a discussão já estava embasada numa concepção de que "educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura e a escola deve representar a vida presente- tão real e vital para o aluno como a que ele vive em casa, no bairro ou no pátio".

Guiomar Finger disse...

Acredita Maria Montessori que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nos mesmos, se nos forem dadas as condições.

Karin Adriane Gerhard disse...

Para Fernando Hernández os projetos de trabalho contribuem para a formação dos discentes auxiliando na aprendizagem,pois eles passam a participar do processo de ensino-aprendizagem.

Andreia Reis disse...

Fernando Hernández defende que o aluno aprende melhor quando a informaçõa e os conhecimentos se tornam significativos na sala de aula.

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