Pages

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Atividade à distância 02 - Regional


Assista o vídeo disponível no CD que você recebeu "Freire e Papert" e poste aqui seu comentário sobre os aspectos que você considera importantes.

22 comentários:

Adriana da Silva Machado disse...

Um dos aspectos mais importantes do vídeo assistido foi que, o professor deve incentivar os alunos a participarem do processo de aprendizagem. Questionando seus alunos e não entregando as respostas de imediato para que aumente ainda mais a sua curiosidade.
O uso das tecnologias como o computador, é um aliado no processo de aprendizagem e aproxima o educador e o educando.

Tania Teixeira disse...

Um aspecto importante do vídeo assistido é a proposta de convidar o aluno a ser sujeito do seu próprio aprendizado, numa construção participativa.
Outro aspecto relevante é o uso do computador como ferramenta para o processo do ensino e aprendizagem.

joedson disse...

A tecnologia, bem como o uso de computadores, tem sido uma das principais ferramentas que as crianças tem presenciado no momento, através dela o aluno tem a possibilidade de interagir com os assuntos que são explanados em sala de aula, Paulo Freire diz que " é um absurdo querer analisar o ensino pela quantidade"...mas que deve ter qualidade no ensino, ainda afirma que deve haver um diálogo entre o educador e o educando, a fim de aproximar os alunos do cotidiano dos professores,para que eles não tenham medo de expor suas dúvidas, criando assim um relacionamento saudável entre os mesmos, pois as crianças devem ser conscientizadas do que vão fazer na escola, estar lá para aprender, perguntar, sanar suas curiosidades, pois Freire defende a ideia sobre a pedagogia da curiosidade, da pergunta e não da resposta. É isso que precisamos para o presente e futuro da nossa nação, crianças que realmente queiram aprender.

Sandra disse...

A conversa se da no que diz respeito de que o professor precisa ter uma boa relação com seus alunos, crianças mais consciente do processo de aprendizagem, incentivalos a participar desse processo de forma prazerosa, para que a educação seja de qualidade e não de quantidade. As tecnologias vêm para mudar o padrão do método de ensino, onde o aluno só recebe informações e muitas vezes não sabe como e onde usar, pode a partir desta ferramenta buscar aquilo que deseja saber e construir, tornando-se assim sujeito de sua aprendizagem .

Andrea Teixeira disse...

O vídeo nos faz questionar o papel que estamos desenvolvendo em sala de aula. No que diz respeito ao diálogo entre aluno e professor, o uso das tecnologias, hoje o computador, uma ferramenta indispensável na aprendizagem. Aguçando a curiosidade de nossos alunos e assim proporcionando uma aprendizagem sem fronteiras.

Guiomar disse...

A mensagem principal tem enfoque na consciência do aprendizado,no gostar de estudar e na idéia errada do que é a escola. Destaca a idéia de que a educação seja inter (professor/aluno. A pergunta: "Professora o que eu aprendi hoje?" nos faz pensar a forma com que se trabalha na sala de aula e que deve-se compreender o ato de ensinar. Traz também o computador como ferramenta na educação nos dias atuais. Trata o filme também da pedagogia da pergunta e não da resposta.

Noeli Kervalt Nunes da Silva disse...

É pertinente dizer que frente a aprendizagem devemos utilizar várias ferramentas disponiveis ao nosso alcance, mas principalmente aquelas que desperte a curiosidade da criança. Para que a aprendizagem aconteça com sucesso devemos construir conhecimento que instigue o interesse da criança.

Carine disse...

Um dos aspectos que considerei importante no vídeo é a maneira de como o professor deve agir frente a aprendizagem. O professor deve incentivar os alunos a participarem do processo aprendizagem, instigando-os a se aprofundarem no assunto trabalhado, questionando-os, possibilitando que os mesmos encontrem respostas para suas dúvidas. Precisamos ter qualidade no nosso ensino e não quantidade. Hoje, o computador faz parte da aprendizagem, pois desperta curiosidade no aluno.

Debora disse...

Freire é um símbolo da educação dos oprimidos, dos excluídos, da educação dos probres. A sua Poposta Pedagógica enfatiza o diálogo, a curiosidade, da pergunta e não da resposta. Se diz antagonista das ideias de Papert.

Papert estudou e pesquisou com Piaget. Defende o uso do computador como ferramenta indispensável para a aprendizagem. Sua Proposta Pedagógica enfatiza o processo do aprendizado, o controle da situação e o incentivo de participação do processo.

Eunice disse...

O vídeo fala da prática educativa dos profissionais da educação utilizando a tecnologia da informação e comunicação, favorecendo assim uma nova aprendizagem, mais atrativa, onde o aluno mesmo, de acordo com sua curiosidade possa construir seu conhecimento pessoal.

Ana Clediara São Francisco de Paula disse...

Um aspecto é que o aluno precisa ser desafiado,desenvolver o senso crítico e ser sujeito de sua própria aprendizagem,fazer sua construção.
O computador é uma ferramenta para sua aprendizagem.

Sílvio Jair Pospichil disse...

A criança é um ser único dotada de capacidade de questionar. Curiosa por natureza pode ser estimulada a aprender sempre mais.
Podemos dizer que Freire tem como Pedagogia o questionamento, a busca pelo saber.
Como diz a propaganda: O que move o mundo não são as respostas e sim as perguntas.
Papert queria uma resposta ao contar sua história, mas Freire lhe deu uma pergunta.
O que reamente fará a diferença na aprendizagem de uma criança não é a tecnologia a ela oferecida, mas os desafios a ela proposta para melhor compreender o mundo.
A pedagogia de Freire não é a Pedagogia dos pobres, mas dos sábios.

Andreia Reis disse...

Um aspecto importante é sempre incentivar o aluno a pesquisar,a buscar novas respostas.E que vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista meramente como “mais uma tecnologia” mas sim como um instrumento de transformação pessoal.

Amanda Michele Stein disse...

Muito interessante a colocação do Papert "dar a elas(crianças) mais consciência, do processo de aprendizado, mais controle e incentivá-las a participar do processo.
Ao estudar Paulo Freire Freire,ele afirma que, não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino; desta forma se faz necessário que o professor busque, indague, pesquise, constate, intervenha e eduque.

Taty Pereira disse...

Observei ao assistir o vídeo, a ênfase dada na importância do aluno estar bem inserido no processo de aprendizagem, assim como o professor incentivar seu aluno a ser questionador, a ir em busca das respostas de suas dúvidas e não receber respostas prontas. Estar sempre participando ativamente do conhecimento. Também é necessário que o educador faça intervenção quando for preciso. Ele coloca também que a tecnologia deve ser uma aliada do educador para o processo de ensino aprendizagem, pelo fato de ser algo mais atrativo, despertando assim o interesse dos alunos.

Adriana Hadlich disse...

Posso destacar que a tecnologia está cada vez mais presente no nosso cotiano escolar,sendo um complemeto fundamental na construção do saber. Ao professor cabe o importante papel de direcionar esta tecnologia para a produtividade de conhecimentos, fazendo com que o aluno seja o principal agente do saber, desenvolvendo o hábito da pesquisa e da criticidade.

Nandiara disse...

Considerando fatores da nossa Educação atual, podemos analisar que não importa os meios aos quais os alunos chegam ao conhecimento, mas sim o que eles aprendem com isso. Portanto devemos sim nós levantarmos da cômoda posição de levar as informações, mas levá-los a buscarem as informações necessárias para concretizarem o processo educacional.
Freire e Papert nos levam a concluir esse processo destacados no vídeo.

keila disse...

Um dos aspectos importantes do vídeo é que o professor deve incentivar seu aluno a expor suas ideias, não apenas o professor impor suas ideias e opiniões.Os alunos devem buscar o conhecimento não apenas esperar para que o professor traga a resposta.

Ceris disse...

A reflexão que o video traz nos leva a rever o trabalho pedagógico realizado com o nosso aluno. A pergunta não é o que o aluno aprendeu com a professora mas, o que teve significado para sua vida, e isso constatamos na maneira que esse aluno interpreta as situações adversas.

suzana disse...

O vídeo mostra a realidade de algumas salas de aula de hoje que, ainda não descobriram a arte de ensinar levando em conta que o aluno não é o único que deve escutar, que é uma pessoa presente e deve atuar também neste cenário da educação, fazendo com que as duas partes aprendam uma com a outra.

Fabieli disse...

Devem favorecer ao aluno tanto o aprender com, como aprender o aprender sobre o pensar. Isto significa que o aluno aprende fazendo(colocando a mão na massa) e construindo algo que lhe seja significativo, de modo que possa envolver-se afetiva e cognitivamente com aquilo que está sendo produzido.

Karin Gerhard disse...

O vídeo deixa claro que educadores não podem mais serem apenas transmissores de conteúdo,é necessário fazer com que o aluno participe do conhecimento através de suas experiências trazendo para si um aprendizado com significado para sua vida,permitindo que ele aprenda fazendo.

Postar um comentário