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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Atividade à distância 07 - Projetos

Neste espaço, os participantes do curso deverão compartilhar com os colegas da turma a justificativa - item 03 -  do seu projeto, criando uma postagem para a realização desta tarefa.

16 comentários:

Luana K. Bonatto disse...

Promover a integração social e educativa é uma tarefa importante nos ambientes de aprendizagem. Proporcionar momentos de socialização, trocas e interação entre sujeitos possibilitam a construção de valores importantes e necessários para um bom convívio em sociedade. As assembléias são momentos de construção de princípios éticos, desenvolvimento de consciência crítica e exercício pleno da cidadania. É o momento de rever o que está bom e o que precisa melhorar. Nessa etapa o aluno(a) se auto avalia, a partir de boas ações realizadas durante um certo período.
Precisamos valorizar e reconhecer o que está bom e dando certo. Destacar ações positivas para incentivá-las dentro do projeto e em todos os espaços de convívio.
O projeto boas ações justifica-se pela importância de ensinar o sujeito como viver em sociedade, desenvolvendo aprendizagens atitudinais, habilidades e competências necessárias para um convívio saudável e integro.
Resgatar valores é um de nossos príncipios dentro do projeto, para que os mesmos resultem em atitudes positivas no convívio geral dos sujeitos envolvidos.

Sandra Regina Ritzel de Macedo, Célia Soares e Fernanda Isabel da Silva disse...

3- Justificativa:
Problema questão a ser resolvida/Investigada.
Porque em dias de sol tem lua?
O tema está sendo proposto através da curiosidade das crianças.
Nos dias de sol quando vamos passear, a professora convida os alunos à observar ao seu redor se tem sol,vento, se as folhas das arvores estão balançando, se faz calor ou se faz frio. E durante vários dias surgiram entre os alunos as mesmas perguntas, Professora se hoje tem sol, porque veio a lua? A lua não deveria aparecer somente quando está escuro? Então à partir destas curiosidades realizamos uma roda de conversa e juntos decidimos fazer um projeto sobre este assunto, para podermos explicar melhor aos alunos, através de pesquisas e observações para uma melhor compreensão deste planeta cheio de mistérios, mas para que nosso projeto se torne mais interessante, pediremos ajuda para a escola,os pais e parta a comunidade, para tentarmos descobrir coisas novas, temos certeza que assim despertaremos maior interesse de todos os envolvidos.
Segundo Vygotsky, tratando-se de uma metodologia centrada em problemas, o trabalho de projeto coloca-se na Zona de desenvolvimento proximal, convidando-a a trabalhar acima e adiante de suas possibilidades, tornando-se um eficaz andaime para o seu desenvolvimento, tomando como ponto de partida uma criança que é ativa cheia de capacidades, criadora de sentido para sua existência, capaz de posturas de cidadania e gente ativa a transformação da sociedade.

Stela Maris disse...

Interessantes colocações...durante nosso encontro poderemos discutir e trocar experiências no que se refere as ações metodológicas voltadas para as questões morais e a criação de espaços pedagógicos que valorizem as trocas e as aprendizagens levando em conta as possibilidades que se criam em ZDPs.
Stela Maris.

Jaqueline Venson disse...

Durante toda a história do Brasil, tivemos diversas formas de governo, mas sem dúvida nenhuma foi tão cruel quanto a ditadura militar. O nosso país foi governado por mais de duas décadas por um regime de opressão, em que a cidadania era esquecida, e o voto era algo distante.
Mas atualmente o Brasil vive um processo contrário, em que o voto é banalizado, e o povo não consegue ver mudanças positivas para o país através dele.
Por isso "é necessário e urgente que as pessoas, independentemente da faixa etária, percebam a importância de sua participação nas eleições, mesmo que isto não se traduza no voto, mas na compreensão do processo eleitoral como um todo." (Brodbeck, Marta de Souza Lima. O ensino de História: um processo de construção permanente: história, ensino fundamental.Curitiba: Módulo Editora,2009.

Tatiana Tramontin disse...

Justificativa:
As crianças em idade pré-escolar desenvolvem seus aspectos físicos, cognitivos, sociais e motores dentro de uma prática pedagógica sócio-construtivista. Ao mesmo tempo em que elas estão brincando elas também estão aprendendo e se desenvolvendo. A turma 031 da E.M.E.F. Princesa Isabel demonstra grande interesse na música, adoram cantar e dançar. Durante o momento da brincadeira livre os meninos criam coreografias e montam apresentações para os demais colegas. As meninas adoram cantam durante a realização das tarefas. Na hora do recreio fazem sua apresentação em cima do palco, usando a corda de pular como microfone com fio. Porém em meio a globalização, as crianças estão aprendendo com mais intensidade músicas vulgares, consideradas inadequadas para o seu desenvolvimento sadio.
O projeto “Aprendendo com as cantigas” vem ao encontro de necessidade de valorizar o universo infantil de modo que cada criança possa desenvolver o seu todo, com suas especificidades, seus interesses, seus sentimentos, além de que a música, por ser algo que as crianças gostam muito, acaba fazendo ligações com conhecimentos prévios já adquiridos pelas crianças.
Segundo Jean Piaget (1896 – 1980), educar é “provocar a atividade”, isto é, estimular a procura do conhecimento. E através do projeto “Aprendendo com as cantigas” é que buscaremos o conhecimento através da valorização das cantigas infantis.
A valorização da cultura infantil permeará o projeto de modo em que ao mesmo tempo que as crianças estão cantando elas também possam estar se desenvolvendo dentro dos seus mais variados aspectos: linguístico, visomotor, social, pensamento lógico matemático, atividades motoras, artes plásticas, além da imaginação e fantasia.

Maiara Kohlrausch disse...

Percebendo a dificuldade de algumas alunas ainda em vincular o texto escrito com o discurso oral, pensei em proporcionar momentos em que deverão fazer esta relação, vinculando também a teoria com a prática. Como defendia o filósofo norte-americano John Dewey quando dizia que “as crianças não estão em um dado momento, sendo preparadas para a vida e, em outro, vivendo”.
Célestin Freinet, também apostava nas aulas- passeio como enriquecedoras para o desenvolvimento da aprendizagem e destacava que um dos deveres do professor é estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize o trabalho, desta forma desenvolverei este trabalho estimulando a troca entre as alunas e fazendo mediações/provocações quando necessário.
Pois sabemos que o aprendizado é construído pelo aluno, como defendia Jean Piaget.

Simone Souza disse...

O interesse pelo assunto estudado foi percebido pela professora em uma combinação feita sobre um passeio que a turma faria, os alunos deveriam levar 1 kg de alimento não perecível como ingresso do passeio, e com isso surgiram muitos questionamentos sobre o que era perecível, o que não era, como identificar a quantidade dos alimentos nas embalagens, já que a maioria dos alunos não realiza compras no supermercado com freqüência, pois nossa escola localizá-se no meio rural e as famílias produzem em casa a maioria dos alimentos consumidos.
Com isso realizamos uma roda de conversa para definirmos as questões que seriam investigadas, e nosso projeto está sendo direcionado por essas questões, essas curiosidades sobre a alimentação que os alunos apresentam, pois como afirmava o teórico John Dewey “as ideias só tem importância desde que sirvam de instrumentos para a resolução de problemas reais.”
Portanto, nosso principal objetivo é compreender os diferentes meios de produção e consumo de alimentos, bem como valorizar o que é produzido pelas famílias em suas casas.

Marli disse...

Justificativa - A presença de música é de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças, é enriquecedor o quanto se pode trabalhar através da música, a música é o mediador do desenvolvimento de diversas habilidades físicas, verbais, emocionais. Pensando nisso e observando a nossa turminha sentimos a necessidade de desenvolver este projeto, pois cantando a gente brinca e brincando aprendemos.

Asseli Teixeira disse...

Tendo necesidade de consilhar os conhecimentos e habilidades de diferentes áreas do conhecimento, estabelecendo conceitos interdisciplinar, abrangendo situações e problemáticas do cotidiano dos alunos e assim associar o processo de produção e comercialização dos alimentos agrícolas. Compreendendo desde o processo de preparo e cultivo do solo até a embalagem e venda desses produtos. E por fim analizar o retorno das embalagens para a "terra" (lixo), justifica-se o projeto "Produção Agrícola"

julia alves disse...

De acordo com Vygotsky (1998), o faz-de-conta é uma atividade importante para o desenvolvimento cognitivo da criança, pois exercita no plano da imaginação, a capacidade de planejar, imaginar situações lúdicas, os seus conteúdos e as regras inerentes a cada situação. Percebendo então o interesse de meus alunos pelas bruxas devido ao fato de estarmos perto da data do Halloween, introduzimos então este novo projeto, denominado “O Fantástico Mundo da Imaginação”, pois apesar das bruxas serem malvadas e feias sua aparência sempre fascinam as crianças, assim também como as princesas que com suas belezas encantadoras tornam as historias sempre com finais felizes mexendo com a imaginação das crianças. Trabalhar esses personagens, bruxas, princesas, fadas, fantasmas, monstros, entre outros traz a tona o mundo imaginário das crianças, permitindo que estas brinquem e sonhem através da sua própria criatividade.

DANIELA SANTOS disse...

O projeto foi elaborado devido a curiosidades dos alunos pelos animais, vendo que os mesmos ficam sempre eufóricos quando veem um bichinho no pátio ou em passeios. Sabemos que a criança como todo ser humano é um sujeito social e histórico que vive intensamente tudo que está ao seu redor. Com base no RCN, o trabalho com seres vivos e suas intricadas relações com o meio oferece inúmeras oportunidades de aprendizagens e de ampliação da compreensão que a criança tem sobre o mundo social e natural, desenvolvendo atitudes de respeito e preservação à vida e ao meio ambiente.

Maria Elisabete disse...

Justificativa;O projeto foi realizado devido a semana do trânsito e de saber que várias crianças vem pra escolinha em algum tipo de veículo como: bicicleta, carros e moto.O projeto foi trabalho porque acreditamos em hábitos e valores e para conscientizar os pais em relação a segurança de seus filhos com o uso da cadeirinha nos carros e banquinhos nas bicicletas e que é de extrema responsábilidade os pais proteger a vida de seus filhos e as suas também com o uso do cinto de segurança.

Estella Mallmann disse...

JUSTIFICATIVA: Partindo da problemática a ser estudada: é possível, alguém que não é artista, fazer Arte utilizando somente sucatas como matéria-prima? acabei me deparando com outro problema. Algumas turmas já haviam assistido com outra professora, o documentário do Vik Muniz, e contando com sua aprendizagem prévia, tentei fazer o trabalho de Arte com lixo reciclável, e outros materiais alternativos. Ledo engano.
Aí é que entra o meu embasamento teórico: LEV VYGOTSKY.
Todo aprendizado é necessariamente mediado- e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante. Segundo Vygotsky, o contato da criança com novas atividades, habilidades ou informações deve ter a participação de um adulto. Ao internalizar um procedimento, a criança “se apropria” dele, tornando-se voluntário e independente.
O conceito da zona de desenvolvimento proximal, que seria a distância entre o desenvolvimento real de uma criança e aquilo que ela tem potencial de aprender-potencial que é demonstrado pela capacidade de desenvolver uma competência com a ajuda de um adulto.
Na aula de Ciências os alunos haviam estudado o documentário com um olhar para o meio ambiente, aula de ciências e seus conceitos.
Assistindo novamente na aula de Arte, eles tiveram um outro olhar, a possibilidade de eles também criarem “Obras de Arte” com outros materiais, e também contribuírem com o meio ambiente, quando estavam REutilizando materiais alternativos.

Adriana Benites disse...

justificativa
No decorrer do projeto "Cantar é bom" percebemos o interesse das crianças pelas histórias contadas e ao manusearem livrinhos sempre pediam para que contássemos um historinha. Sabendo que atualmente as crianças estão se machucando muito através de discórdias e mordidas e como acreditamos que é possível trabalhar com histórias não só a imaginação e a fantasia, mas também é por meio delas que temos a oportunidade de ajudar as crianças a organizarem e simbolizarem seus sentimentos e sensações, justifica-se esse projeto.

Marcia Scheffer disse...

Conforme o RCNEI, “Conhecer o mundo implica conhecer as relações entre os seres humanos e a natureza, e as formas de transformação e utilização dos recursos naturais que as diversas culturas desenvolveram na relação com a natureza...”
Fica claro que a criança é parte integrante das transformações do mundo e é natural sua curiosidades sobre o que lhe é novo, interessante, desafiador e animador.
Assim, o projeto apresentado, visa desafiar as descobertas

Andrei Lorenz disse...

Trabalhando em uma instituição que atende crianças de diversos bairro, classes sociais e estruturas familiares diversas, a produção de um evento de natal possibilita a todos uma noite de magia, alegria e confraternização entre todos. Durante a vivência com elas, pude notar que várias dessas unidades familiares não possuem condições para realizar com sua prole um momento encantado como esse. Fui criado em uma família que, graças, me proporcionou sempre isso. Então é dever de todos levar isso ao próximo.

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